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Veja como usar os dados de clientes a favor de sua empresa

Em tempos de competitividade tão acirrada no mundo corporativo, é preciso acompanhar o mercado e saber a importância de utilizar a coleta de dados de clientes de maneira estratégica em um empreendimento.

Agir assim ajuda a aperfeiçoar o atendimento, aumentar a retenção e melhorar as chances de upsell, por exemplo, e isso acontece quando o vendedor leva o cliente a comprar mais do que o planejado. Dessa forma, tanto os resultados quanto os ganhos da empresa são consideravelmente otimizados.

Por isso, neste post, apresentaremos as principais dicas de como usar os dados de clientes a favor de sua empresa para que ela não fique para trás, além de como a tecnologia pode ajudar nesse sentido. Continue a leitura e confira!

As principais dicas de como usar os dados de cliente a favor da empresa

Observe o histórico de vendas

A análise de vendas feitas no passado permite o uso de dados de clientes com o objetivo de acompanhar a evolução dos negócios concretizados e as metodologias utilizadas.

Assim, é por meio desse arquivo que é possível enxergar os pontos positivos e negativos da estratégia comercial da empresa. No mesmo sentido, observar o histórico permite que erros sejam corrigidos e que processos (internos ou externos) sejam aprimorados.

Elabore relatórios e gráficos gerenciais

Essas ferramentas de gestão são as soluções que permitem a análise do comportamento dos consumidores em um determinado espaço de tempo. Assim sendo, a análise dos dados de clientes por períodos permite prever o comportamento dos compradores, garantindo a alavancagem das vendas.

Analise a taxa de navegação

Checar as métricas de visitas ao seu site é importante porque elas representam o tamanho do público que a sua marca está atraindo. No entanto, é preciso observar mais de perto as visitas únicas.

Por exemplo: se o usuário X acessar o seu site uma vez e o usuário Y acessá-lo seis vezes, você terá sete visitas no total, mas apenas dois visitantes. Se você quer que as ações digitais com os dados de clientes surtam efeito, elas precisam ser vistas. Por isso, as visitas únicas são os números mais relevantes que você deve analisar.

Considere o ticket médio

Ao analisar os dados de clientes e seu histórico de consumo, a empresa tem a chance de obter informações tanto sobre os tipos de comportamentos quanto sobre os interesses deles, além das tendências de produtos ou serviços aos quais se inclinam a aderir.

Isso torna as decisões muito mais precisas na hora de desenvolver ações para o aumento do ticket médio, como acompanhar as formas de pagamento mais utilizadas pelas pessoas, escolher melhor o mix de produtos a ser oferecido e utilizar canais mais eficazes para o marketing.

Acompanhe o funil de vendas

Assim como acontece em um funil, as operações de vendas podem ser divididas em diferentes etapas, que vão desde o contato inicial até o fechamento do negócio. Dessa forma, acompanhar esse fluxo de informações torna a análise dos resultados mais eficiente. Assim como acontece com o histórico de vendas, seguir as etapas do funil de vendas permite corrigir os erros que surgiram durante o processo.

Adote novas formas de comunicação

É preciso ter em mente que cada público tem suas próprias características e peculiaridades, e respondem melhor quando uma linguagem é compatível e adequada às suas expectativas.

Dito isso, os dados de clientes obtidos por uma empresa ajudam a definir o melhor estilo para a comunicação (descontraído, formal, informal etc.). Além de contribuir para a gestão, os consumidores se identificam com a marca porque tiveram a percepção da imagem esperada.

Realize ações segmentadas

Optar por ações segmentadas em canais de comunicação mais atuais, como publicações patrocinadas e compra de mídia, trazem resultados comprovados. Inclusive, quando você sabe exatamente qual é o seu público-alvo, a performance dessas ações é ainda melhor.

Uma boa dica é recorrer ao perfil demográfico de sua base atual, incluindo idade, interesses e região, e ligar com os produtos mais buscados e vendidos, a fim de criar anúncios precisos. Quanto mais direcionados e relevantes, maior o retorno dos anúncios.

A ajuda da tecnologia na análise de dados de clientes

As tecnologias são providas de capacidade para armazenar dados, além de integrarem-se a softwares de leitura que entendem, classificam, distribuem e avaliam as informações obtidas. Muitas soluções inovadoras já contam com a Inteligência Artificial (IA), que é a capacidade que as máquinas têm de resolver problemas simples, como a leitura e compreensão de uma informação.

Tudo isso permite que a empresa seja qualificada por meio de dados gerados por relatórios. Assim sendo, os gestores passam a acessar uma fonte infinita de informações que contribuem para:

  • otimizar o uso de recursos;
  • trazer eficiência para a gestão da equipe de vendas;
  • melhorar os processos;
  • trabalhar melhor o marketing;
  • atrair novos clientes;
  • atender melhor ao público;
  • compreender o perfil de quem consome os produtos e outras inúmeras utilidades.

Esses benefícios só são possíveis graças à conexão integrada de todas as ferramentas de tecnologia disponíveis nos vários níveis operacionais de um negócio. Por sua vez, a equipe de vendas pode acessar informações relevantes e, assim, oferecer mais adequadamente os produtos de acordo com o que o perfil e a demanda do cliente.

Vamos imaginar o caso de um hotel, por exemplo. Se o hóspede reservou um quarto de um determinado padrão, talvez seja interessante oferecer uma promoção associada para upselling. Da mesma forma, isso acontece com o pós-venda que, com o mesmo tipo de acesso, percebe informações do tipo: confirmação de pagamento, preferências de consumo dos clientes etc.

Por fim, fica claro que a análise de dados de clientes é algo fundamental para as empresas que desejam encontrar o seu diferencial competitivo e obter sucesso em seu mercado.

A Leucotron tem um extenso portfólio de produtos que atendem PMEs e grandes corporações. Nossas soluções, como comunicação unificada, home office e produtos de telefonia possibilitam, entre outras vantagens, mobilidade, melhor gestão de atendimento aos clientes e controle dos gastos telefônicos. Além disso, somos referência no desenvolvimento de projetos inovadores e relevantes para diferentes mercados.

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