Integração na empresa: saiba como é importante aliar a TI com os demais setores
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Integração na empresa: saiba como é importante aliar a TI com os demais setores

Escrito por Leucotron

Hoje, as inovações tecnológicas ditam o ritmo do mercado, alterando a maneira como as empresas vendem, atraem clientes e realizam a gestão empresarial. Por isso, o setor de Tecnologia da Informação vem ganhando cada vez mais relevância dentro das organizações.

Mas para que a TI atinja os objetivos esperados e se torne um diferencial competitivo, ela deve se comunicar de maneira constante com os demais setores do negócio, garantindo que a integração na empresa seja fluida e focada em resultados. Nesse post, vamos lhe mostrar como garantir que isso aconteça e as vantagens que uma TI atuante traz para todo o empreendimento. Confira!

Melhorando o setor fiscal e financeiro

Lidar com uma enorme quantidade de dados sensíveis de uma empresa, que vão desde a folha de pagamentos dos funcionários, passando por controle de fluxo de caixa e o pagamento de impostos é uma missão complicada, mesmo para empresas de grande porte, boa estrutura e equipes qualificadas.

As soluções desenvolvidas e mantidas pela TI podem auxiliar de maneira decisiva nas tarefas desses setores, automatizando processos, organizando e armazenando dados de maneira eficiente e transmitindo essas informações de maneira segura para terceiros, como para o Fisco.

Entre as soluções de TI para esses setores temos serviços de backup na nuvem até softwares completos de controle financeiro e fiscal, como os ERPs — sigla em inglês para Sistema de Gestão Empresarial. Esse tipo de programa não só coleta informações fiscais e financeiras de todos os setores da empresa, como traduz esses dados em relatórios e tabelas de fácil leitura para a tomada rápida de decisões estratégicas.

Aprimorando o atendimento e vendas

O contato direto com clientes é um momento chave das organizações. É ali que mora o coração da empresa, onde ela consegue realizar uma venda ou transformar um comprador eventual em um consumidor fiel.

A TI também pode ter um papel importante nesse momento. Os sistemas de gestão de telefonia, por exemplo, garantem que o atendimento pós-venda realizado por esse meio seja estável, organizado e ágil.

Soluções como PABX transformam a telefonia em uma ferramenta mais eficiente, permitindo a organização de ramais da empresa e o direcionamento adequado de uma ligação para um vendedor ou atendente mais indicado para determinada situação.

Garantindo o controle de estoque e logística

Parte das operações fundamentais da empresa acontece longe dos olhos dos compradores. Setores como o estoque e logística, no entanto, também precisam de sistemas estáveis e inteligentes para apresentar resultados positivos que vão impactar todo o negócio.

A aproximação da TI com esses setores permite que sejam criadas e geridas soluções de controle mais objetivas para as necessidades da empresa, integrando o controle de estoque, com o acionamento de fornecedores e a entrega de produtos para o cliente final.

Integrando pessoas

Cada um dos benefícios que já citamos não aparecem de forma espontânea, com a simples criação de um setor de TI. Os profissionais dessa área precisam entender o funcionamento de todo o negócio, entendendo as necessidades da empresa como um todo e os problemas específicos de cada área.

Isso só é possível quando os profissionais de diferentes setores da empresa tem um canal aberto e constante de comunicação com a TI. É importante que as diferentes equipes consigam compartilhar os seus problemas de informática e estejam aptos a receber sugestões de soluções, seja durante treinamentos específicos ou no dia a dia das operações.

Esse esforço deve ser diário e cabe à TI demonstrar de maneira concreta que ela pode ser muito mais do que uma mera solucionadora de falhas, mas uma fonte importante de melhorias em processos e no uso de ferramentas informacionais.

Solucionando problemas

Foi-se o tempo em que os profissionais da TI só eram acionados quando um computador dava tela azul, o sistema de vendas da loja caia ou telefones ficavam mudos. Hoje, as melhores práticas da área exigem rotinas de manutenção preventiva tendo o foco na diminuição de riscos.

Essa realidade também beneficia a integração na empresa, na medida em que os profissionais de TI acabam entrando em contato direto com seus colegas de trabalho e precisam desenvolver uma linguagem comum de entendimento.

Dessa forma, os riscos e problemas em qualquer setor em relação à infraestrutura de TI são detectados e corrigidos de maneira muito mais ágil, diminuindo custos e aumentando a produtividade de todas as equipes.

Padronizando processos

Garantir a integração na empresa significa fazer com que todos os setores falem a mesma língua. O que alguns gestores ainda não se deram conta é que grande parte dessa língua é de responsabilidade da TI.

Afinal, é importante que os profissionais de uma empresa trabalhem com softwares similares e integráveis, garantindo que não haja problemas de comunicação entre as pessoas e, também, entre as máquinas.

A padronização de softwares, linguagens e ferramentas garante a fluidez na troca de informações e melhora o tempo de resposta de todos setores para demandas internas e externas.

Compartilhando objetivos em comum

Mesmo que cada área da empresa seja imbuída de metas específicas, cada um desses objetivos deve convergir para um bem maior, ou seja, os ganhos globais para a empresa.

Mas essa união de esforços positivos não deve acontecer apenas ao final dos processos. É possível traçar planos de melhoria compartilhados entre os setores, integrando ações dos profissionais em mais de uma frente em busca de objetivos em comum.

Para que isso fique claro, vamos utilizar um exemplo fictício. Imagine que o setor de vendas tenha uma meta de aumento de 10% na captação de novos clientes. A TI pode ajudar nesse processo, garantindo que o atendimento remoto, via telefone ou pela internet, seja mais estável e menos frustrante, definindo, por exemplo, que o MTTR (Tempo Médio de Reparo) relativo a quedas de sistemas deva ser reduzido em 50%.

Ou seja, temos dois setores diferentes atuando sobre problemas parecidos por meio de pontos de vistas distintos. No entanto, ao se integrarem, eles podem alcançar os resultados esperados de maneira muito mais rápida do que se buscassem suas próprias metas de maneira isolada.

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