integrações oficiais com o whatsapp

Integrações oficiais com o WhatsApp: por que ter um parceiro ideal?

Cada vez mais, empresas de diferentes tamanhos e segmentos têm buscado inovar na maneira como se relacionam com os seus clientes. Prova disso é que, no final do ano de 2017, foi anunciado que a versão do WhatsApp Business teria uma novidade: a inclusão de uma API na plataforma. Para quem não sabe, API (ou Application Program Interface) é um protocolo da internet que permite que diferentes ferramentas estejam interligadas.

Sendo assim, esse novo recurso tem como objetivo facilitar a instalação de botões de chat em sites, fanpages e anúncios no Facebook. Logo, é possível garantir a maximização do seu atendimento. Devido às inúmeras possibilidades que a API oferece, muitos empreendedores têm buscando por essa ferramenta por meio das integrações oficiais com o WhatsApp.

Você tem dúvidas de como funcionam as integrações oficiais do WhatsApp para conseguir o acesso a API? Então, este artigo foi feito para você. Nele, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

O que são as integrações oficiais com o WhatsApp?

Como mencionamos no início deste artigo, assim que foi anunciada a nova versão do WhatsApp Business, muitas empresas se tornaram parceiras da plataforma e começaram a fazer uso das funcionalidades que a API oferece. A aceitação foi tão grande que outros empreendimentos começaram a se interessar pela ferramenta. No entanto, a forma mais segura e rápida de conseguir o acesso a esse benefício tem sido por meio das integrações oficiais com o WhatsApp.

Isso porque para ter acesso a essa versão, a empresa interessada precisa preencher um formulário disponível na plataforma do Facebook e aguardar a aprovação da plataforma. No entanto, o cadastro feito diretamente na plataforma tem gerado muitas respostas negativas. Por isso, as integrações oficiais surgiram como intermediárias, que permitem que o interessado tenha acesso aos benefícios da API.

Lembrando que uma integradora nada mais é do que uma empresa de tecnologia que tem a autorização do Facebook e Whatsapp para avaliar se o interessado atende ou não aos requisitos mínimos exigidos e solicitar a autorização em nome da empresa. 

Normalmente, quem optar por recorrer aos serviços de uma organização integrada tem maiores chances de alcançar a aprovação. Sem contar que todo o processo de autorização fica sob responsabilidade da integradora.

Quais são as vantagens de usar o WhatsApp API?

A partir do momento que você adquirir o acesso ao API do WhatsApp, diversas vantagens poderão ser vistas logo no início. Acompanhe!

Atendimento automatizado

Sabe aquelas longas filas de espera para ter um atendimento sem prazo definido para ser atendido? Então, graças ao auxílio de chatbots via WhatsApp, esses problemas não farão mais parte da sua empresa — contribuindo, assim, para que o seu atendimento seja reconhecido pela agilidade e eficiência.

Esse recurso também permite que vários clientes sejam atendimentos de forma simultânea. Lembrando que a agilidade no atendimento é um dos fatores decisivos para a finalização de uma compra ou contratação de um serviço.

Número ilimitado de atendentes no mesmo número de telefone

Se já tem o costume de usar o WhatsApp Business para se comunicar com os seus clientes, você sabe que o gerenciamento de mensagens não é nada fácil, já que a ferramenta permite que apenas um dispositivo seja utilizado. Por isso, muitas empresas, numa tentativa de agilizar o atendimento, mantinham um atendente no celular e outro no Whatsapp Web. 

No entanto, a versão do WhatsApp Business API permite que o gestor coloque à disposição do cliente quantos atendentes forem necessários, pois basta que o número comercial seja integrado a plataforma para poder fazer uso desse benefício. Além disso, a ferramenta digital permite que o gestor tenha acesso ao histórico de atendimento. Isso significa que é possível identificar qual foi o colaborador que atendeu ao cliente em um determinado horário.

Use o mesmo número no qual sua empresa já atende

Já que um dos objetivos principais do WhatsApp Business API é proporcionar praticidade e eficiência para o usuário, seja empresa ou cliente, não podemos deixar de mencionar que o número utilizado no aplicativo pode ser o mesmo que você utiliza na empresa. Isso significa que é possível cadastrar um número fixo, móvel ou 0800. A vantagem disso é a facilidade que o cliente tem para encontrar a sua empresa.

Integrando o WhatsApp com outros canais

Hoje em dia, já não é mais novidade para ninguém que a tecnologia mudou a forma como nos comunicamos uns com os outros e, sobretudo, como o cliente se relaciona com a empresa. Devido á utilização em massa dos aplicativos de rede sociais, como Facebook Messenger, Telegram e Whatsapp, as pessoas têm deixado um pouco de lado as ligações feitas por chamadas de voz para se comunicarem apenas pelo chat.

O perfil do consumidor mudou. Para atender a esse novo público, é preciso, primeiramente, entender suas necessidades, dores e anseios. Em seguida, deve-se buscar meios de como chegar até ele. Nesse caso, as redes sociais foram o caminho encontrado pelos empreendedores para alcançarem esse objetivo.

Sendo assim, a integração do WhatsApp Business API com outras plataformas de atendimento visa fortalecer ainda mais a interação entre cliente e empresa. A ideia é que todos os canais de atendimento estejam reunidos em uma única plataforma no intuito de garantir mais conforto, agilidade e praticidade para o usuário.

Afinal de contas, a API permite que aplicativos de comunicação, como SMS, Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, VoIP e chat online, sejam disponibilizados no mesmo lugar.

Por que é importante contar com um parceiro ideal para fazer essas integrações?

Após entender o que é e como funciona o WhatsApp Business API e conferir as principais vantagens dessa ferramenta, acreditamos que você já tenha uma ideia do porquê ela se tornou tão importante para as empresas, certo? Caso você esteja interessado em começar a fazer uso desse recurso, aconselhamos que procure uma empresa integradora para dar início ao processo de integração.

Isso porque as vantagens de contar com o apoio de uma integradora oficial são as seguintes:

  • segurança;
  • qualidade;
  • eficiência;
  • estabilidade.

Apesar de está disponível para o uso desde 2018, o WhatsApp Business API possui um cadastro limitado. Por isso, a necessidade de contar com a ajuda de uma empresa que entende do assunto para intermediar as integrações oficiais com o WhatsApp. Tendo em vista a importância dessa ferramenta para a ampliação de suas vendas, devemos alertar você sobre a importância de saber escolher a integradora que ficará responsável pela sua integração.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, nos siga nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramTwitterWhatsApp!

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.