Interfone Virtual: quais são as vantagens da instalação?
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Interfone Virtual: quais são as vantagens da instalação?

Escrito por Leucotron

Pouco a pouco, com os avanços tecnológicos nas telecomunicações, mesmo as soluções mais tradicionais vão dando lugar a dispositivos mais contemporâneos. É o caso dos interfones, que aparecem com sistemas muito mais inteligentes e seguros do que os aparelhos convencionais. O aparelho de interfone virtual, como é conhecido pelas construtoras e administradoras de condomínio, está se consolidando no mercado, oferecendo uma grande evolução ao seu modelo convencional.

Dispensando fios para conectar a comunicação dos apartamentos com o da portaria, o aparelho integra os celulares e tablets dos moradores, direcionando as chamadas na entrada do condomínio. Trazendo um outro parâmetro de fidelidade de informações, históricos de visitas e, até mesmo, da rotina da família, o interfone virtual é um diferencial e tanto para os prédios.

Com o interfone virtual, é possível atender a demandas de qualquer lugar da casa ou, inclusive, fora dela, pelo celular. E além da praticidade, essa tecnologia é mais segura e econômica. Neste artigo, vamos conhecer como funciona e quais são as vantagens do interfone virtual. Confira!

Como funciona o interfone virtual?

Com o interfone virtual, a portaria é equipada com um terminal que conta com os números de telefone celular e as fotos para identificar os condôminos. A medida possibilita que os porteiros consigam facilmente localizar cada morador e entrar em contato imediatamente, diminuindo o tempo de espera e melhorando o reconhecimento de cada residente.

Para funcionar, o sistema conta com um cadastro dos moradores, que passarão a ser acessados não mais pelo interfone, mas pelos seus telefones pessoais. O aparelho do interfone virtual traz chips das quatro principais operadoras de telefone, possibilitando que as ligações realizadas sejam com custos reduzidos ou gratuitas, o que também reduz gastos com chamadas.

Caso o morador precise entrar em contato com a portaria, basta que ele faça uma chamada para um dos chips do condomínio e o sistema retornará a ligação para ele na sequência, por meio de um processo automatizado.

Por que o interfone virtual é mais barato?

Embora gestores possam pensar de modo diferente, o equipamento para o interfone virtual é bem simples e muito mais barato do que o sistema convencional. Para começar, o pré-requisito para a sua instalação é apenas uma tomada, algo presente na maior parte das portarias de condomínios.

O aparelho de interfone virtual dispensa fios, cabos e toda a manutenção que esse tipo de instalação envolve. Se for incluído no projeto de um condomínio desde o princípio, vai dispensar o lançamento de dutos para essa finalidade, agilizar e baratear a obra.

Também vale a pena destacar que, com o interfone virtual, não é necessário mais que cada apartamento invista nos dispositivos de interfone internos, já que os celulares serão utilizados para essa finalidade, reduzindo ainda mais os custos.

Como o interfone virtual pode ser mais seguro do que o normal?

Hoje em dia, não há porque não ter, em mãos, equipamentos que permitem controlar com precisão os dados de quem circula entre os espaços de nossa convivência. O aparelho de interfone virtual permite que esse controle seja feito, de modo objetivo e com os detalhes necessários.

Os sistemas de interfone virtual apresentam a possibilidade de que todas as chamadas realizadas nesse sistema sejam gravadas, de modo a coibir fraudes, tentativas de roubo ou mesmo que visitantes de outro apartamento confundam o número das residências. Junto às chamadas, são armazenadas todas informações relevantes para a segurança, como data, horário, protocolo, destinatários e duração.

Além disso, como o interfone virtual permite que as chamadas da portaria sejam atendidas em qualquer lugar, com elas, os porteiros podem acessar os moradores com facilidade o dia todo. A facilidade e a proximidade entre os porteiros e os moradores fazem com que a autorização e a negação de um acesso seja feita com mais cuidado.

Por que um interfone virtual é mais cômodo para os moradores?

O interfone virtual permite que os moradores atendam as suas visitas de qualquer lugar. Isso significa que não é preciso nem se levantar para dispensar uma visita indesejada ou correr para o aparelho quando estiver aguardando alguém com expectativa.

Além disso, o aparelho de interfone virtual faz com que seja possível, inclusive, que os moradores atendam pessoas quando não estiverem em casa. Quando o morador espera uma visita e ela chega antes da hora, por exemplo, pode autorizar a abertura da porta pra que ela espere com mais conforto.

O mesmo pode acontecer com prestadores de serviço: em vez de ter que esperar toda a tarde por uma entrega ou alguém que fará uma reforma no apartamento, o morador poderá sair para locais próximos e, se essa pessoa chegar, permitir que ela entre e, depois, voltar para casa para recebê-la.

Qual é a vantagem do interfone virtual para o síndico?

Com o interfone virtual, a comunicação entre os moradores e a portaria é muito facilitada. Isso faz com que seja mais fácil para o síndico entrar em contato com todos eles, caso seja necessário. Como é cada vez mais indicado que o síndico mantenha o contato próximo com os residentes, medidas que aproximem e facilitem o contato são muito bem-vindas.

E a manutenção desse tipo de equipamento é muito mais barata e simples, o que significa não só mais economia para o condomínio como também menos dores de cabeça para síndicos e zeladores, que frequentemente precisam solucionar problemas com esses aparelhos.

Por fim, o aumento na segurança e o controle de visitas e chamadas proporcionados pelo interfone virtual podem potencializar o trabalho do síndico nesse sentido, que ganha em termos de confiança e zelo pela integridade das pessoas que residem no condomínio.

Qual é a vantagem do interfone virtual para as construtoras?

Para as construtoras, o aparelho de interfone virtual é um grande diferencial a ser incluído em projetos de condomínios na fase de concepção ou até aqueles que já estejam em obras. Por ser uma alternativa bem mais tecnológica do que o que é usualmente oferecido, esse tipo de dispositivo pode chamar atenção de potenciais moradores tanto pela inovação quanto pela curiosidade.

E a instalação dele será incomparavelmente mais simples, barata e rápida do que a de um sistema de interfones normal. Para esse tipo de aparelho, não é preciso passar dutos exclusivos para fios de interfone que sofreriam de interferência se compartilhassem os mesmos fios que a eletricidade, por exemplo.

Na verdade, como o sistema é todo sem fio, não é preciso investir tempo e dinheiro com nenhum tipo de tubulação ou instalação especial, o que agiliza muito a obra e faz com que ela seja bem mais barata.

Por que o interfone virtual é melhor para os porteiros?

O terminal que controla o sistema de interfone virtual e que fica na portaria é extremamente intuitivo e prático. Com ele, os porteiros conseguem entrar em contato direto com todos os moradores de forma imediata e sem custos adicionais.

Se antes era preciso buscar o nome do morador em uma lista para saber qual é o seu apartamento e, só depois disso, contactá-los, com o interfone virtual, todos os nomes e as fotos estão disponíveis já no terminal. Não é preciso nem mesmo saber qual é o apartamento deles para realizar uma chamada.

Essa tecnologia facilita o trabalho dos porteiros e deixa os serviços da portaria mais prático, rápido e eficiente. Com o interfone virtual, a relação entre os moradores e os trabalhadores do condomínio fica facilitada. O tempo que uma visita passará esperando para que o porteiro encontre o apartamento do seu anfitrião e peça para ele a autorização de acesso será menor.

O que comporta o sistema completo do interfone virtual?

Além do aparelho propriamente dito, o interfone virtual reúne alguns outros dispositivos e algumas funcionalidades integradas, que tornam o serviço bastante completo para a demanda das administradoras prediais e para as expectativas dos moradores. Sendo, dessa forma, não apenas um controle de acesso, mas uma solução inteira de segurança.

A comunicação do interfone virtual se dá pelos aparelhos na portaria, smartphones e tablets dos moradores e monitores que podem ser ligados a esses outros equipamentos. As imagens são captadas por câmeras, que acompanham continuamente toda a movimentação.

Os monitores são, por sua vez, operados pelos profissionais de recepção e segurança dos prédios, que podem acionar os serviços externos quando for necessário. Antes de contratar um serviço de interfone virtual, avalie se a prestadora oferece também serviços agregados de vigilância como parcerias com empresas especializadas ou os órgãos públicos de segurança.

Quais são os serviços prestados por empresas de interfone virtual?

A portaria remota funciona com um gerenciamento à distância, em que profissionais ligados à segurança acompanham diariamente as imagens captadas das áreas externas e comuns dos prédios e blocos habitacionais. A vigilância em tempo real analisa todo o fluxo de moradores, assim como dos visitantes e dos prestadores de serviço que transitam pelo espaço.

A empresa é quem autoriza ou impede a abertura das entradas, com o aval do morador responsável. A corporação também fornece aos moradores controles remotos da garagem e controles especiais para pedestres.

É também de obrigação da empresa gravar e armazenar todas as imagens feitas pelas câmeras, registrando todos os arquivos e cobrindo integralmente a circulação durante 24 horas do dia. A empresa organiza a logística do backup e dos registros, que são, por sua vez, disponibilizados para a gestão do condomínio e para o morador da unidade referente.

Quais são os cuidados que o condomínio deve ter ao contratar um serviço de interfone virtual?

Em primeiro lugar, a instalação de um aparelho de interfone virtual depende da aprovação, por assembleia, de, ao menos, 50% dos moradores do prédio. Para isso, é preciso levar o tema em reunião, trazendo todas as informações sobre o sistema de portaria remota, assim como dados precisos da operadora de serviço.

Além das funcionalidades e dos equipamentos mostrados aos residentes, é preciso também passar as noções de treinamento para funcionários já contratados, mostrar como o interfone virtual pode modificar as logísticas internas do condomínio e especificar, com detalhes, todos os recursos gastos com a medida, desde a sua instalação até a manutenção e os eventuais reparos.

Como nem sempre o serviço será de fácil apreensão para os moradores, principalmente para aqueles que têm menor contato com dispositivos tecnológicos, é aconselhável procurar um representante da empresa que fornece o serviço ou um administrador de unidade vizinha que tenha o equipamento já instalado, para falar de suas experiências de uma forma mais concreta e demonstrativa.

Qual é a situação ideal para adquirir essa tecnologia em seu condomínio?

Para tomar a decisão se deve ou não contratar um serviço de interfone digital, é preciso olhar atentamente alguns pontos, que vão direcionar melhor a questão e orientar a resposta de forma correta. Por exemplo, os condomínios que têm duas ou mais torres que coordenam entradas e saídas terão mais problemas de logística para conectar o serviço em seu cotidiano.

Os prédios que têm, em média, 50 apartamentos são aqueles considerados ideais, pois podem usufruir da portaria remota com grandes ganhos para o síndico e os moradores. Instalando o serviço a um preço muito baixo, o interfone virtual pode diminuir o tumulto de visitantes e fornecedores, trazendo maior tranquilidade para todos.

É recomendável também analisar cuidadosamente o perfil majoritário dos condôminos, para saber se eles conseguirão se adaptar facilmente com os aparelhos digitais essenciais para o pleno funcionamento da portaria virtual.

O que acontece quando há problemas na conexão ou falta de energia na região?

Uma questão levantada muitas vezes quando o interfone ainda não foi implementado é com relação a eventuais problemas na rede de energia e de telecomunicação, querendo saber como isso afeta o sistema de portaria remota.

O interfone virtual deve ser instalado tendo acesso, ao menos, a duas conexões de internet por operadoras diferentes, evitando, desse modo, a interrupção do serviço caso alguma delas venha a falhar. No caso da energia elétrica, o condomínio pode ter sistemas de redundância que são acionados em caso de falhas, garantindo os serviços básicos para o funcionamento da infraestrutura do prédio.

O interfone virtual traz grandes vantagens em termos gerais para toda a comunidade predial. Além do baixo custo de instalação e manutenção oferecido às administradoras, o serviço garante mais segurança, tranquilidade e comodidade para o morador, elevando assim a sua qualidade de vida.

Não deixe de pesquisar a fundo para conhecer todas as funcionalidades que o aparelho de interfone virtual pode oferecer para o seu condomínio. Acompanhe todas as tendências em tecnologia e confira quais são os 7 principais recursos virtuais que administradoras em todo país estão aderindo com grandes resultados!

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

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