Interfone Virtual: quais são as vantagens da instalação?
Gestão de Empresas

Interfone Virtual: quais são as vantagens da instalação?

Escrito por Leucotron

Com tantos avanços tecnológicos nas telecomunicações, é até interessante perceber que os interfones usados em condomínios são praticamente os mesmos de décadas atrás. Mas um novo tipo de produto já está disponível e oferece uma grande evolução: o Interfone Virtual.

O interfone virtual dispensa cabos e fios para conectar os interfones dos apartamentos com o da portaria. Ele faz com que as chamadas na entrada do condomínio sejam direcionadas para os celulares ou tablets dos moradores.

Com isso, é possível atender o interfone de qualquer lugar da casa ou até mesmo fora dela, pelo celular. E além da praticidade, essa tecnologia é mais segura e econômica. Neste artigo, vamos conhecer como funciona e quais as vantagens do interfone virtual. Confira!

Como funciona o interfone virtual?

Com o interfone virtual, a portaria é equipada com um terminal que conta com os celulares e fotos dos condôminos, possibilitando que os porteiros consigam facilmente localizar cada um deles e entrar em contato imediatamente.

Para funcionar, o sistema conta com um cadastro dos moradores, que passarão a ser acessados não mais pelo interfone, mas pelos seus telefones pessoais. O aparelho do interfone virtual já conta com chips das quatro principais operadoras de telefone, possibilitando que as ligações realizadas sejam com custos reduzidos ou até mesmo gratuitas, o que também reduz gastos com chamadas.

E caso o morador precise entrar em contato com a portaria, basta que ele faça uma chamada para um dos chips do condomínio e o sistema retornará a ligação para ele na sequência.

Por que o interfone virtual é mais barato?

O equipamento para o interfone virtual é bem simples e muito mais barato do que o sistema convencional. Ele pode ser instalado em qualquer lugar que tenha apenas uma tomada, algo presente na maior parte das portarias de condomínios.

O interfone virtual dispensa fios, cabos e toda a manutenção que esse tipo de instalação envolve. Se for incluído no projeto de um condomínio desde o princípio, vai dispensar o lançamento de dutos para essa finalidade, agilizar e baratear a obra.

Também vale a pena destacar que com o interfone virtual não é necessário mais que cada apartamento invista nos dispositivos de interfone internos, já que os celulares serão utilizados para essa finalidade, reduzindo ainda mais os custos.

Como o interfone virtual pode ser mais seguro?

Os sistemas de interfone virtual apresentam a possibilidade de que todas as chamadas realizadas nesse sistema sejam gravadas. Junto delas, são armazenadas todas informações relevantes para a segurança como data, horário, protocolo, destinatários e duração.

Além disso, como o interfone virtual permite que as chamadas da portaria sejam atendidas em qualquer lugar, com elas os porteiros podem acessar os moradores com facilidade o dia todo, fazendo com que eles autorizem ou neguem a entrada de visitantes mesmo quando estiverem ausentes.

Por que um interfone virtual é mais cômodo para os moradores?

O interfone virtual permite que os moradores atendam suas visitas de qualquer lugar. Isso significa que não é preciso nem se levantar para dispensar uma visita indesejada ou correr para o aparelho quando estiver aguardando alguém com expectativa.

Além disso, o interfone virtual faz com que seja possível, inclusive, que os moradores atendam pessoas quando não estiverem em casa.

Portanto, em vez de ter que esperar toda a tarde por um prestador de serviço que fará uma reforma no apartamento, o morador poderá sair para locais próximos e, se essa pessoa chegar, permitir que ela entre e voltar para casa para recebê-la.

Qual a vantagem do interfone virtual para o síndico?

Com o interfone virtual a comunicação entre os moradores e a portaria é muito facilitada, o que faz com que seja mais fácil para o síndico entrar em contato com todos eles, caso seja necessário.

E a manutenção desse tipo de equipamento é muito mais barata e simples, o que significa não só mais economia para o condomínio como menos dores de cabeça para síndicos e zeladores, que frequentemente precisam solucionar problemas com esses aparelhos.

Por fim, o aumento na segurança e o controle de visitas e chamadas proporcionados pelo interfone virtual podem potencializar o trabalho do síndico neste sentido.

Qual a vantagem do interfone virtual para construtoras?

Para as construtoras, o interfone virtual é um grande diferencial a ser incluído em projetos de condomínios na fase de concepção ou até aqueles que já estejam em obras. Por ser uma alternativa bem mais tecnológica do que o que é usualmente oferecido, esse tipo de dispositivo pode chamar atenção de potenciais moradores tanto pela inovação quanto pela curiosidade.

E a instalação dele será incomparavelmente mais simples, barata e rápida do que a de um sistema de interfones normal. Para esse tipo de aparelho, não é preciso passar dutos exclusivos para fios de interfone que sofreriam de interferência se compartilhassem os mesmos fios que a eletricidade, por exemplo.

Na verdade, como o sistema é todo sem fio, não é preciso investir tempo e dinheiro com nenhum tipo de tubulação ou instalação especial, o que agiliza em muito a obra e faz com que ela seja bem mais barata.

Porque o interfone virtual é melhor para os porteiros?

O terminal que controla o sistema de interfone virtual e que fica na portaria é extremamente intuitivo e prático. Com ele os porteiros conseguem entrar em contato direto com todos os moradores de forma imediata e sem custos adicionais.

Se antes era preciso buscar o nome do morador em uma lista para saber qual o seu apartamento e só depois disso contactá-los, com o interfone virtual todos os nomes e fotos estão disponíveis já no terminal. Não é preciso nem mesmo saber qual o apartamento deles para realizar uma chamada.

Essa tecnologia facilita o trabalho dos porteiros e deixa os serviços da portaria mais prático, rápido e eficiente. Com o interfone virtual, a relação entre os moradores e os trabalhadores do condomínio fica facilitada e o tempo que uma visita passará esperando para que o porteiro encontre o apartamento do seu anfitrião e peça para ele a autorização de acesso será menor.

E depois deste artigo ainda ficou alguma dúvida sobre como adquirir um interfone virtual ou em qual tipo de condomínio ele pode ser instalado? Aproveite então para entrar em contato com a gente e resolver todas as questões sobre esse produto inovador!

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This