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Internet do Comportamento: como essa tendência impacta as empresas?

Há bastante tempo somos a sociedade do online, mas nunca foi tão necessário estudá-la a fundo como hoje em dia, devido a relevância social e econômica. O estudo a respeito desse novo comportamento da internet tem se mostrado crucial para a elevação dos lucros das empresas.

Toda ação que o indivíduo toma no digital é minuciosamente registrada. Os sites, aplicativos, pesquisas no Google, o que posta em suas redes sociais revelam o seu comportamento, suas crenças, desejos e até mesmo seus ideais e valores.

Por isso, a internet do comportamento é uma tendência que veio pra ficar e revolucionar o mercado.

A internet do comportamento ou Internet of Behavior (IoB), acompanha a evolução do mercado tecnológico e as vantagens trazidas ao universo da comunicação, marketing e performance, gerando discussões mundo a fora.

Para entender melhor sobre o assunto, é necessário ter em mente que o futuro acontece nesse exato momento. Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda um pouco mais sobre internet do comportamento.

O que é Internet do Comportamento (IoB)?

Internet do comportamento é um novo padrão comportamental desenvolvido pelos avanços tecnológicos. Em poucas palavras, é a utilização de ferramentas digitais para trazer dados ao mundo físico.

A IoB permite, a partir da combinação de dados e rastros digitais, a obtenção de insights sobre as práticas humanas. Assim, é possível compreender os interesses, desejos de determinado público, auxiliando nas estratégias de marca de um produto ou serviço e na tomada de decisão.

Sem contar que auxilia no aperfeiçoamento de processos, pois a partir desses dados, os gestores conseguem identificar a demanda reprimida para aperfeiçoar a oferta do seu produto, bem como aumentar a produtividade dos times de atendimento e desenvolver outros produtos para a esteira comercial.

Tudo isso é possível quando há o cruzamento de dados como reconhecimento facial, localização, quantidade de clicks e procura no google. Cada passo realizado pelas pessoas no mundo digital é analisado por uma perspectiva psicológica, identificando principalmente as dores e desejos desses consumidores.

Quais os impactos da Internet do Comportamento?

As representações gráficas são a parte mais importante para os gestores de qualquer tipo de negócio e por isso é preciso saber o que realmente eles significam.

Para obtê-los, as marcas precisam testar alguns fatores determinantes baseado no público alvo. É preciso desenhar a persona, identificando dores e possíveis desejos, de forma a moldar a linguagem específica para alcança-las.

Alguns testes precisam ser feitos e a partir deles as plataformas digitais entregam dados de alcance, quantidade de compras, horário, idade e gênero do comprador. Em posse dessas métricas, torna-se relativamente mais fácil para a empresas ampliarem seu leque de produtos e intensificar a oferta para o público certo.

Confira quais os impactos da IoB dentro dos setores de comunicação e marketing

Antecipação de desejos do cliente

Uma análise pode ser realizada com base nas ações passadas para prever o futuro. Um bom exemplo é a oferta de produtos similares ou complementares depois de uma determinada compra em um site. Também é possível identificar esse padrão nos serviços de streaming, quando são oferecidos filmes parecidos com que você acabou de ver.

Essas empresas utilizam dados de filmes que já foram vistos, para oferecer outros conteúdos que possivelmente chamarão a sua atenção. Se o usuário for um fã de comédias românticas, acredita-se que sugerir alternativas relacionadas terá mais chance de acesso.

Sem contar que tendo em mãos o gosto principal das pessoas em relação a filmes, séries ou documentários, faz com que as abordagens personalizadas sejam ofertadas na hora certa para a tomada de ação do consumidor.

A partir da analise dos dados e a reflexão sobre o comportamento do consumidor, têm-se uma visão panorâmica do cenário de oferta, ampliando o leque de oportunidades e possível esteira de produtos ou serviço.

Melhor experiência

A avaliação de dados através da ótica da IoB pode reforçar valores de marca e ajudar a construir melhores experiências aos consumidores, refletindo diretamente no preço do produto.

Grandes marcas de bolsa utilizam desse principio para transformar preço em valor. As grifes gringas costumam fazer isso, ao utilizar do sensorial do consumidor para valorizar o produto a ponto de uma bolsa/sapato ser vendido por um valor que só os grandes ricos conseguem comprar.

Outro exemplo são as plataformas musicais que trazem a retrospectiva de fim de ano, transformando as ações do usuário em memorias que ele irá sentir prazer em reviver. Os dados transformam-se em história, trazendo engajamento e disseminação da campanha nas redes sociais.

Insights

As métricas são capazes de revelar até o mais íntimo dos usuários, fazendo com que os estrategistas entendam qual narrativa converte mais. O tom de voz, palavras chaves, visual de uma página e cores são capazes de gerar sentimentos e, por fim, a compra.

A análise de comportamento faz com que esses dados gerem novas ideias, propósitos e, principalmente, diferentes formas de abordar o público alvo para a finalização de compra. É com o acúmulo de informações que as grandes ideias surgem e fazem sucesso.

Otimizar recursos e maximizar lucros

Voltando aos exemplos das plataformas de conteúdo. Se o número de pessoas que assiste documentários sobre alienígenas for baixo, não fará mais sentido, do ponto de vista financeiro, transmitir ou fazer produções como essa. Entretanto, se a procura por filmes de Natal for alta, será um investimento melhor.

Qual a importância da Internet do Comportamento?

Antigamente era preciso avaliar o consumidor cara a cara e aplicar questionários para que eles exprimissem seus desejos, elogios ou críticas a marca. No entanto, a tecnologia passou a proporcionar esses dados de maneira mais fácil aos gestores de negócios.

Hoje, na era digital, é possível ter certeza sobre as vontades do consumidor de forma rápida e precisa. A internet do comportamento trás os dados do online para o off, fazendo com que a análise desses dados sejam convertidas em estratégias que alcance mais pessoas dispostas a comprar.

A relevância desse novo padrão comportamental é evidente quando as empresas conseguem proporcionar um melhor atendimento, experiências diferenciadas ao usuário e também aperfeiçoamento de produto, baseados exclusivamente nos dados vindos do digital.

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