Saiba o que é e como se tornar um profissional intraempreendedor
Intraempreendedorismo é uma prática que envolve o empreendedorismo interno das organizações e que se difere do empreendedorismo comum porque busca de novas oportunidades e negócios para beneficiar as empresas. Ela é essencial em uma sociedade que está habituada a utilizar tecnologias e exige cada vez mais dos empreendimentos que precisam fazer inovações constantes para permanecer no mercado.
Empreendedores são os profissionais que buscam soluções para os problemas, realizam mudanças e procuram inovar diante das dificuldades. Eles podem estar atuando como colaboradores dentro das empresas de tecnologia, startups e outros modelos de negócios. Na atualidade existem muitas organizações que estão investindo na formação de intraempreendedores para que desenvolvam o seu potencial criativo.
Deseja entender melhor o que é intraempreendedorismo e como é possível inovar dentro da organização? Continue a leitura deste artigo!
Entenda o que é intraempreendedorismo
Trata-se de uma modalidade de empreendedorismo desenvolvida dentro das organizações que já estão em pleno funcionamento, a qual é caracterizada por iniciativas de transformação digital, inovação ou desenvolvendo novos negócios. Essa prática se revela por meio de personalidades que manifestam um conjunto de competências e habilidades, por exemplo, otimismo, criatividade, visão, resiliência, flexibilidade e liderança.
Compreenda as características de um intraempreendedor
Um intraempreendedor tem diversas características pessoais, tais como autenticidade, análise estratégica, atitudes inovadoras etc. É um colaborador que consegue analisar determinada situação e encontrar novas maneiras de melhorar os resultados. Ele pensa e faz as tarefas de um modo que impacta os seus colegas e gera até um desconforto nas pessoas que preferem realizar suas atividades como sempre as fizeram.
Confira dicas de como inovar dentro da organização
O intraempreendedorismo aumenta a competitividade e promove o crescimento das empresas. A prática melhora a produtividade dos colaboradores e eleva o nível de inovação para contribuir com a sociedade, além de focar individualmente no colaborador que deverá agir como empreendedor. Veja a seguir as principais sugestões para inovar em sua empresa!
Pratique a inteligência emocional
Para conseguir inovar, é necessário praticar a inteligência emocional e se esforçar para apresentar aos líderes novas soluções para a resolução dos problemas e o crescimento sustentável do negócio. Adote uma postura intraempreendedor desenvolvendo a sua capacidade criativa enquanto realiza as suas tarefas diárias e aprenda a controlar as suas emoções.
Tenha proatividade e interesse
Seja um profissional proativo e demonstre interesse em solucionar as dificuldades do seu time. Tenha em mente que não é preciso esperar que os problemas aconteçam para realizar mudanças que trarão benefícios para todos. Procure prever os entraves e utilize as tendências tecnológicas para evitar prejuízos financeiros, bem como para aumentar os lucros.
Esteja sempre disposto a aprender
Mantenha-se motivado para realizar as suas tarefas. Disponha-se a obter novos aprendizados que serão a base para suportar as pressões decorrentes das mudanças constantes nos processos. Capacite-se continuamente, busque novas oportunidades e crie um ambiente de trabalho saudável. Fique atento aos acontecimentos sociais e às questões econômicas do nosso país.
Conheça bem a empresa
Estude os processos da sua empresa para conhecer de forma mais profunda as atividades desenvolvidas. Se for necessário, aprenda várias disciplinas e procure novos conhecimentos para conseguir se comunicar adequadamente com todas as áreas do negócio. Desse modo será mais fácil propor soluções para as pessoas certas e convencer os líderes a realizar mudanças.
Tenha um bom relacionamento com toda a equipe
Aprenda a trabalhar em equipe e a convencer os outros colaboradores sobre a importância de aderir às novas soluções. Enfrente os desafios e mostre que as suas ideias podem beneficiar o time e ainda ajudar a empresa a obter maior lucratividade. Ser intraempreendedor exige a habilidade de se comunicar com clareza e persuadir as outras pessoas.
Já sabe o que é e como se tornar um profissional intraempreendedor? O intraempreendedorismo fortalece o colaborador que procura novas oportunidades para a empresa na qual trabalha. Coloque essas dicas em prática e se torne um excelente cooperador para a sua organização. Faça treinamentos, aprenda a delegar tarefas e se torne um líder que se destaca da maioria.
Quer aprender um pouco mais? Siga-nos no LinkedIn e no Facebook para visualizar as nossas publicações.