marketing de experiência

Marketing de experiência: quais os benefícios e como aplicar na sua empresa?

Não resta dúvidas de que dia após dia, o mercado fica cada vez mais competitivo. Então, para ser uma marca de destaque entre tantas outras, é preciso que a empresa saiba trabalhar a sua imagem para ter relevância no segmento em que atua. Para definir uma identidade e se tornar uma referência, é necessário investir no marketing de experiência.

Essa é uma das estratégias mais eficazes quando se deseja construir uma imagem positiva diante do público. Nesse caso, o marketing de experiência trabalha com a percepção que o cliente tem da empresa. Para isso, faz uso das interações entre o cliente e a marca para proporcionar uma experiência positiva.

Essa relação é fundamental porque os consumidores estão atentos a cada detalhe que afeta a sua experiência. Logo, é muito importante que cada ação feita seja com a finalidade de garantir que o cliente tenha a melhor impressão sobre os serviços prestados por sua empresa.

Sendo assim, o marketing de experiência visa ajudar a empresa a elaborar estratégias de atração e fidelização que proporcionam ao cliente sensações únicas que fortaleçam ainda mais o relacionamento entre ambos.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é o marketing de experiência e quais são as suas vantagens para o seu negócio. Acompanhe a leitura.

O que é marketing de experiência?

Como você já pode imaginar, o marketing de experiência nada mais é do que uma estratégia que ajuda a empresa a otimizar a experiência de interação que o cliente tem com ela. O objetivo é que por meio desse contato o consumidor crie uma percepção positiva sobre a marca.

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em marketing de experiência, saiba que essa estratégia já é utilizada por muitas empresas há bastante tempo. Acontece, que conforme o tempo passa, ela vai se adaptando às mudanças provocadas pela transformação digital. 

Prova disso é a possibilidade de investir tendo uma empresa que atua exclusivamente no meio digital. Nesse caso, o marketing de experiência conta com a ajuda do marketing digital para elaborar ações criativas que não só atraem o consumidor como o torna fiel à marca. 

Sendo assim, independentemente do mercado em que sua empresa atua, o marketing de experiência utiliza três elementos para cativar o cliente:

  • contato e interações: mesmo que seja um telefonema ou uma visita sem compromisso na loja física, é importante garantir que essa pequena interação fique gravada na mente do consumidor como uma experiência positiva. Para isso, você pode investir em recursos e elementos que geram essa percepção;
  • conveniências e facilidades: o marketing de experiência incentiva o gestor a investir em soluções que facilitem o contato da empresa com o cliente;
  • associação que gera percepção: essa estratégia consiste em utilizar um elemento que seja uma marca registrada da empresa. Então, sempre que o cliente encontrar esse elemento, automaticamente fará associação com a sua marca.

Quais são os principais benefícios do marketing de experiência?

Quando bem aplicado, o marketing de experiência gera diversos benefícios que podem ser facilmente notados na relação estabelecida entre empresa e consumidor. Sendo assim, confira agora quais são as principais vantagens de aderir a essa estratégia.

Fideliza o cliente

Quais são as chances de você comprar um produto ou retornar a uma empresa depois de passar por uma experiência ruim? Certamente, as chances são quase nulas, não é mesmo? Até porque o que essa empresa oferece, você pode conseguir na concorrência, certo?

Todos os dias, o consumidor é bombardeado de ofertas de diferentes marcas. Então, diante de tantas opções, o que faz ele escolher a sua empresa é a experiência que ele teve com ela no primeiro contato. Por esse motivo, vale a pena deixar uma boa impressão logo no início. 

Além disso, é preciso ter em mente que manter um cliente que já conhece os seus serviços é mais vantajoso que atrair novos. Isso porque uma relação de confiança já foi iniciada a partir do primeiro contato e consolidada na primeira compra. 

Nesse caso, as estratégias utilizadas a partir desse momento tem como objetivo fidelizar o consumidor, fortalecendo esse relacionamento a cada contato feito. Vale deixar claro que a fidelização do público também é garantida quando os produtos e serviços desenvolvidos pela empresa são únicos e atendem às expectativas e necessidades do cliente.

Proporciona experiências marcantes

Uma das vantagens do marketing de experiência é justamente a possibilidade de proporcionar uma experiência marcante para o cliente. Desde o primeiro contato, é possível colocar em prática ações que geram uma impressão positiva. Nesse caso, podemos citar por exemplo:

  • atendimento humanizado;
  • ambiente aconchegante e convidativo;
  • abordagem que fale a mesma língua que o cliente;
  • utilização de recursos e ferramentas que solucionam a dor do cliente de forma ágil e prática.

Devemos destacar que a preocupação em solucionar a dor do cliente no momento em que ele precisa é algo que deve ser exposto em todas as fases da jornada de compra do cliente por meio de ações que transmitem esse cuidado. Ao fazer isso, você não só garante a satisfação do seu público, como também conquista a sua confiança.

Gera identificação com a marca

Mencionamos ao longo deste artigo que o marketing de experiência tem como objetivo fazer com que o cliente tenha uma boa impressão da sua marca. Para isso, a estratégia conta com o auxílio do marketing digital.

Sendo assim, para garantir que o cliente tenha uma experiência única, é preciso primeiramente conhecê-lo. Ao fazer isso, você consegue prever as necessidades do seu consumidor e entender quais são suas expectativas. Com base nesse conhecimento, todas as decisões e ações terão como objetivo atender às demandas do cliente. 

Após a leitura deste artigo, percebemos como a adoção de estratégias como o marketing de experiência faz toda a diferença na relação entre a empresa e o cliente. Por isso, não deixe de investir em recursos que podem causar uma boa impressão ao cliente.

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