micromomentos

O que são os micromomentos e como fazer deles estratégia para melhorar seu negócio

Na nova era digital, é possível visualizar uma grande transformação no modo de acesso à informação. Cada vez mais, somos capazes de realizar muitas coisas em pouco tempo. Com o uso da internet, há uma ampla janela de conteúdos que podem ser encontrados a alguns cliques. Nesse cenário, os smartphones podem ser considerados como ferramentas fundamentais dentro dessa inovação.

Enquanto, no passado, para se ter acesso a um determinado conhecimento era preciso buscar fontes em livros e arquivos físicos, atualmente as pessoas conseguem acessar conteúdos com grande eficiência por meio do celular. Desse modo, também é possível enxergar mudanças nos hábitos de consumo das pessoas. Como exemplo, quando queremos alguma coisa, mesmo que tenha um valor pequeno, é comum pesquisarmos, fazermos perguntas e buscarmos conhecimento sobre o produto.

Esse comportamento é classificado pelo Google como micromomentos, sendo curtos espaços de tempo em que é tomada a decisão sobre a aquisição ou não de um produto. Caso você ainda não esteja por dentro desse assunto e não saiba como fazer dele estratégia para melhorar o seu negócio, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que são micromomentos?

A princípio, é necessário compreender o que consiste o termo micromomentos. Essa expressão remete à situação de estarmos cada vez mais conectados, bem como à massificação dos smartphones na vida das pessoas e as mudanças presentes no comportamento do consumidor nos dias atuais.

Desse modo, em meio a jornada de compra, os clientes utilizam ferramentas que permitem otimizar o processo de compra, como é o caso de canais de comunicação que possibilitam comparar preços, ter acesso à reputação da empresa, identificar a qualidade dos produtos e outras vantagens que são alcançadas por mecanismos de busca como o Google.

É em nesse cenário que os usuários revelam a condição que estão de decidir por efetuar a compra. Para facilitar o compreendimento desse tema, o Google define 4 tipos de micromomentos. Confira quais são eles!

Momento “quero saber”

Esse momento revela a intenção do usuário de entender mais sobre um determinado assunto, serviço ou produto. Nessa etapa, não significa que há a intenção de compra, mas sim um desejo de saber mais sobre algo que ele viu na TV ou escutou dos amigos, por exemplo.

Momento “quero ir”

O momento “quero ir” está ligado à vontade do usuário de chegar em algum lugar, por meio de pesquisas ou serviços de geolocalização para encontrar o destino desejado. Por conta da grande importância do fator localização, as empresas conseguem obter resultados positivos ao alinharem suas estratégias de marketing local com os conhecimentos sobre esse tipo de momento.

Momento “quero fazer”

Esse momento serve para destacar a intenção do usuário de buscar como realizar uma ação ou aprender a fazer alguma coisa. Nesse momento, quando não temos noções de um determinado procedimento, é comum procurarmos na internet sobre como executar a ação.

Momento “quero comprar”

Nesse momento, o usuário realiza uma determinada busca que revela o objetivo de realizar uma compra. Normalmente, essa pesquisa contém o nome do produto e demonstra o quão empenhada a pessoa está em encontrar o produto por meio da especificação dos termos da pesquisa.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocacia

Como os micromomentos impactam o atendimento ao cliente?

Para uma empresa, é fundamental ter o entendimento sobre como funcionam os micromomentos de clientes potenciais do seu negócio. Isso permite estar mais perto do consumidor nos momentos em que ele revela algum tipo de intenção que possa favorecer a sua marca.

Desse modo, ao conseguir compreender de forma precisa o comportamento dos usuários, os seus serviços terão melhores resultados nos parâmetros de busca. Isso possibilita que a empresa melhore suas estratégias e garanta maior presença no mercado por meio de um atendimento ideal ao cliente.

Como usar os micromomentos em uma estratégia de marketing?

Veja agora como você pode utilizar os micromomentos para fundamentar uma estratégia de marketing eficiente!

Otimize a página

A primeira dica importante é realizar a otimização de suas páginas caso o seu site ou blog não estejam adaptados para dispositivos mobile. Essa melhoria é fundamental para que você consiga utilizar os benefícios gerados pelos micromomentos.

Além do mais, você deve ter bastante atenção a fatores como velocidade de carregamento das páginas, nível de experiência do usuário e design da interface para que as suas estratégias possam alcançar pontos positivos.

Revise sua estratégia

Com todas essas informações em mente, será possível obter as condições necessárias para otimizar os seus conteúdos. Assim, você pode melhorar o posicionamento deles por meio do uso de termos que sejam mais pertinentes à sua audiência. Nesse sentido, avalie se os materiais que são publicados por sua empresa responsam as dúvidas dos consumidores e estude como eles podem ser válidos em cada micromomento.

Ademais, é válido revisar os seus serviços de modo a se pensar maneiras de criar materiais mais ricos, a fim de satisfazer os desejos dos usuários e influenciar a sua interação por meio de informações eloquentes e confiáveis.

Analise o comportamento de usuário

O próprio Google disponibiliza ferramentas, como o Google Search Console, que possibilita encontrar os termos de busca em que as suas páginas se destacam nos resultados do Google. Faça o estudo da intenção por trás das palavras-chave e veja a relação delas com os micro momentos.

Também é válido identificar qual dispositivo, os usuários mais utilizam para acharem a sua marca, seja ele computador, tablet ou smartphone. A partir dese estudo, faça uma análise de padrões de comportamento para descobrir como os produtos, serviços ou soluções da sua empresa resolvam o problema do cliente.

Essas foram as principais informações sobre o conceito do que são os micromomentos e como utilizá-los como estratégia para melhorar o seu negócio. Essa ferramenta pode representar um grande passo para que você consiga obter o crescimento das estratégias de venda da empresa, bem como um maior sucesso quanto à conquista de novos clientes.

Gostou do artigo? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações sobre tecnologia!

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.