controle de acesso para condomínio

6 ferramentas para o controle de acesso para condomínio

As tecnologias incorporadas às soluções de gestão predial trazem inovação na medida certa para os orçamentos administrativos e para o bem-estar dos residentes. Preocupação constante para quem mora em edifícios, o controle de acesso para condomínio é um dos pontos mais relevantes para a escolha de um novo lar.

As estratégias de tecnologia de informação feitas especialmente para residências proporcionam maior segurança, apoiando medidas protetivas com eficiência. Além de criar um ambiente mais tranquilo, as ferramentas trazem mais conforto para as famílias, que ganham uma rotina mais prática, cômoda e segura.

Confira no post as principais ferramentas para controlar o acesso de condomínios e conheça melhor como cada uma delas funciona!

Contribuição de ferramentas de acesso para gestão de condomínio

A administração de recursos nos condomínios deve ser desenvolvida otimizando as tarefas de gestão. Essa estratégia torna-se possível com a implementação de meios tecnológicos, trazendo o que há de mais moderno para melhorar a vida dos moradores, funcionários e administradores. 

Controle remoto visual, interfone virtual, correio de voz e identificação por biometria são algumas das ferramentas que colaboram para uma gerência do fluxo de pessoas. Mesmo as ferramentas mais antigas, como acompanhamento por câmera, são renovados com soluções digitais mais baratas e mais modernas.

Dispositivos tecnológicos no controle de acesso para condomínio

Cada um dos mecanismos adotados pela gestão predial deve atender às necessidades dos condôminos. Nem sempre a solução mais moderna ou a mais econômica é aquela que se insere com eficiência na demanda de convívio e segurança do prédio.

Para escolher a ferramenta certa, deve-se conhecer cada uma delas e analisar os modos de instalação, manutenção, vantagens e desvantagens.

1. Central telefônica

Todo edifício conta com um canal de comunicação para facilitar o contato com os moradores as equipes de porteiros, segurança e limpeza. A central telefônica PABX traz novas funcionalidades para a linha, como a instalação de ramais digitais ou IP e gravação de chamadas.

Esta solução pode ser utilizado também pela administração para realizar conferências e bloquear ligações indesejadas. A telefonia pode auxiliar também na elaboração de análises de fluxo, ajudando em outros setores da gestão.

2. Plataformas on-line

Quase todo mundo hoje utiliza redes sociais para uso pessoal e/ou profissional. Embora as plataformas gratuitas não sejam uma opção válida para articular com a segurança de um condomínio, elas fazem com que as pessoas se sintam familiarizadas com esse tipo de ferramenta.

Por esse motivo, as contas em redes sociais voltadas somente para a finalidade de controle de acesso ao condomínio podem ser bem aplicadas. A comunicação por mensagens pode se dar entre os condôminos, mas também entre síndico, administração e o setor responsável pela salvaguarda dos moradores. A grande vantagem da rede social fechada é o envio de mensagens com facilidade e o baixo custo envolvido

3. Controles de alta tecnologia

A clonagem de ferramentas era uma das preocupações de pessoas que precisam do controle para abrir e fechar a garagem de seus prédios. Os modelos de alta tecnologia trabalham com versões avançadas e exclusivas, praticamente impossíveis de serem copiadas. 

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocacia

Os novos controles podem ser usados não só para os moradores, mas em prédios onde há necessidade por parte da portaria em acionar a abertura e o fechamento de alguns acessos. Embora exija investimento financeiro, sua durabilidade e confiabilidade é muito superior aos modelos tradicionais. 

4. Interfone virtual

O monitoramento remoto é uma das melhores soluções para condomínios com muitas unidades. Conectado com outros sistemas de vigilância, como câmeras, as informações de vídeo e mensagens podemos ser acessadas do próprio telefone celular em qualquer hora do dia ou da noite.

Com esse mecanismo, pessoas em trânsito podem verificar o estado do apartamento, o que traz mais tranquilidade e confiança. A implementação é de fácil navegação, podendo comportar uma ou mais telas, a depender do número de câmeras disponibilizado pelo condomínio. 

5. Entrada por biometria

Aparelhos de controle de entradas e saídas podem ser acionados ou desativados por meio de biometria. Incorporados no próprio equipamento (como interfones ou travas de portas e portões), a identificação pessoal pelas impressões digitais já são bem comuns entre as soluções modernas.

Por ser um recurso de alta inteligência, seu potencial de falha é muito baixo. As fechaduras eletrônicas podem ser programadas de acordo com o horário, dispensando assim o porteiro em algumas horas e substituindo somente pela biometria.

Além das impressões digitais, outro tipo de reconhecimento de identidade pode ser feito. As outras propriedades que podem ser utilizadas são a voz, a íris do olho ou mesmo o reconhecimento facial. 

6. Controle remoto de portaria

Um dos recursos mais requisitados são os mecanismos que permitem abrir e fechar as portarias a distância. Funciona a partir da instalação de aplicativos e programas no celular incorporados às redes de câmeras e outros dispositivos de segurança do condomínio.

Acessível de qualquer lugar com acesso à internet, o morador pode acionar a abertura da porta para uma visita pelo celular ou computador. A ferramenta facilita ainda a rotina de apart hotéis e condomínios de temporada, quando as pessoas ficam muito tempo longe dos apartamentos.

Como encontrar o melhor fornecedor dessas ferramentas? 

Ainda que a tecnologia esteja ao alcance de todos, é muito importante procurar soluções profissionais e especializadas. A incorporação de ferramentas gratuitas, além de limitadas, podem trazer mais dor de cabeça para a gestão. 

Procure fornecedores reconhecidos no mercado e consulte outros profissionais para indicações e referências. A experiência de outros condomínios pode servir de exemplo como base de qualidade, de usabilidade e aplicação prática. 

A gestão predial precisa incorporar soluções criativas e de inovação para proporcionar mais conforto e segurança para seus moradores. Neste post você viu também que o controle de acesso para condomínios pode elevar a qualidade de vida de funcionários e condôminos, trazendo maior tranquilidade no dia a dia.

Não deixe de acompanhar todas as novidades relacionadas à tecnologia da informação e gestão de condomínios. Assine agora a nossa newsletter e receba as notícias diretamente em seu e-mail!

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Share This