número exclusivo para telemarketing

Anatel criou um número exclusivo para telemarketing? Entenda.

Uma nova norma foi estabelecida pela Anatel, empresa de telecomunicações e, posteriormente, divulgada no Diário da União. Desde o início de 2022, as empresas que trabalham com serviços de telemarketing precisam utilizar uma linha telefônica fixa. Com isso, o cliente consegue reconhecer os números que fazem as chamadas e escolher se deseja receber ou rejeitar a ligação.

O prazo para as operadoras fazerem as mudanças também foi preestabelecido e o código a ser utilizado por essas empresas de telemarketing é o 0303. Segundo a Anatel, a mudança para um número exclusivo é indispensável para a prática de oferta, produtos ou serviços que são ofertados por meio de ligações ou mensagens telefônicas.

Gostaria de saber mais sobre a mudança da Anatel sobre o número exclusivo para telemarketing? Acompanhe a leitura!

Entenda por que a Anatel criou um número exclusivo para telemarketing

A Anatel esclareceu que as operadoras serão responsáveis pelo uso adequado da numeração para fazer a publicidade. O Ato 10.413/2021 foi projetado para impedir abusos no telemarketing ativo e o seu principal objetivo é combater o uso indiscriminado das redes de telecomunicações para a oferta indesejada de produtos e serviços.

Confira como as empresas podem se adaptar a essa mudança

As empresas de telecomunicações devem a atribuir o prefixo 0303 a cada linha telefônica usada para fazer telemarketing. De acordo com as novas regras, os telecentros e instituições de cobrança são obrigadas a utilizar uma nova linha para exercer as suas atividades regularmente. Veja a seguir mais detalhes sobre como fazer as adaptações!

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocacia

Bloqueio da ligação de telemarketing 

A pedido dos consumidores, as operadoras de telefonia realizarão o bloqueio de chamadas provenientes telemarketing como forma de prevenção. Muitas contribuições já foram feitas pelo público, associações de defesa do consumidor e empresas do setor de telecomunicações nesse sentido. Portanto, para não receber ligações de ofertas é preciso pedir para a operadora bloquear chamadas que iniciem com 0303. 

Benefícios do número exclusivo

O Ato publicada no Diário Oficial da União tem como finalidade facilitar a identificação de origem das chamadas. As organizações de telemarketing tiveram que rever as suas táticas de atendimento ao público, aprimorar os seus bancos de dados e ficar mais atentas ao contatar os clientes. Isso pode trazer benefícios para as empresas que estão dispostas a inovar. 

Uso obrigatório

O uso do código 0303 é de uso obrigatório para organizações de telecomunicações e para as prestadoras de telemarketing. Em virtude disso, essas empresas devem possibilitar a visualização desse prefixo no visor do celular do cliente. Caso contrário, poderá responder penal, civil e judicialmente pelo descumprimento das novas regras criadas pela Anatel. 

Saiba quando essa mudança entrou em vigor e passou a ser obrigatória 

A Anatel determinou que, a partir de fevereiro de 2022, todas as empresas de telefonia móvel terão que fazer uso do prefixo 0303. De igual modo, as prestadoras de serviço de telefonia fixa deverão converter as suas linhas telefônicas até maio de 2022. O prazo encerra no dia 25 de cada mês, respectivamente. 

Entendeu por que a Anatel criou um número exclusivo para telemarketing? Saiba que é proibido utilizar o prefixo 0303 para numerações de telefones privados ou ocultar esses números nos identificadores de chamadas. Portanto, é permitido usar várias linhas para enganar as funções de bloqueios existentes em aparelhos celulares e perturbar os clientes que não pretendem receber ofertas. 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o no Facebook e LinkedIn!

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.