PABX em hotéis: qual é a sua importância e em quais situações ele é utilizado?
Gestão de Empresas Hotelaria PABX

PABX em hotéis: qual é a sua importância e em quais situações ele é utilizado?

Escrito por Leucotron

Mais do que nunca, é imprescindível oferecer diferenciais e facilidades para os clientes. Dentro do contexto da hotelaria, isso inclui aprimorar e agilizar a comunicação entre os hóspedes, entre os funcionários e, também, entre os seus clientes e a sua equipe. Para tanto, é muito importante entender como o PABX em hotéis pode contribuir para isso.

Seu hóspede está de férias, comemorando uma data especial, viajando a trabalho, entre outras situações que exigem tanto conforto e relaxamento quanto produtividade e organização. Sendo assim, é imprescindível que ele receba o melhor serviço e atendimento possível, já que qualquer deslize ou contratempo pode afetar bastante a experiência dele no hotel.

E a comunicação tem um importante papel dentro dessa necessidade. Isso se mostra ainda mais relevante na atualidade, quando temos à disposição tantas ferramentas e tecnologias capazes de oferecer mais qualidade, rapidez e eficácia na comunicação por telefone e nos sistemas que podem integrá-la.

Quer saber como o PABX em hotéis entra nessa história? Então, continue a leitura!

A importância do PABX em hotéis

Implementar o PABX no seu hotel vai trazer benefícios tanto para os seus colaboradores quanto para a experiência do hóspede no estabelecimento. Veja agora quais são as principais melhorias que você pode conquistar!

Mais qualidade no atendimento ao hóspede

O PABX em hotéis proporciona conexões e transferências de chamadas com mais eficiência e agilidade. Dessa forma, fica muito mais fácil e rápido para os hóspedes entrarem em contato com os funcionários do hotel sempre que for necessário, seja para tirar dúvidas, fazer solicitações ou pedir algo dentro do serviço de quarto.

Hoje, a qualidade no atendimento é um dos maiores e mais importantes diferenciais que você pode oferecer ao seu público. Essa agilidade na comunicação, portanto, reflete-se diretamente na experiência do hóspede durante a sua estadia. O ideal é que o cliente não precise pensar muito sobre as ferramentas de comunicação disponíveis — a não ser, é claro, se for para notar a sua eficiência!

Melhor organização dos funcionários

Como o PABX também aprimora a comunicação entre os próprios colaboradores do hotel, a organização da equipe vai passar por melhorias a partir da implementação da plataforma. Isso acontece porque, com ela, é possível diminuir atrasos ou falhas na comunicação, erros na realização de demandas ou no atendimento aos clientes, entre outros problemas.

A qualidade da comunicação dentro da equipe é imprescindível para que haja não apenas mais produtividade e eficácia, mas também dinamismo e agilidade. Além disso, uma boa comunicação ainda melhora os relacionamentos interpessoais entre os colaboradores e o clima no ambiente de trabalho.

As situações em que o PABX é mais utilizado

Veja agora as aplicações práticas do PABX no dia a dia do seu hotel!

Na comunicação entre funcionários e hóspedes

Com o PABX, a comunicação entre os hóspedes e os diferentes departamentos do hotel (e vice-versa) é muito mais fluida e fácil. Seja para o cliente fazer uma requisição, seja para um colaborador dar um recado ou solicitar determinada informação, o resultado é que qualquer demanda de comunicação acontecerá com mais rapidez e praticidade, permitindo que o que for preciso seja dito o quanto antes.

Dessa forma, o hóspede pode curtir o descanso ou trabalhar sem precisar se preocupar demais com questões burocráticas, enquanto os funcionários não precisam perder muito tempo de trabalho quando for preciso falar com um hóspede.

Na comunicação entre hóspedes conhecidos

Não é raro que um hotel receba pessoas que ficam hospedadas em quartos diferentes e que são amigas ou parentes. Nesses casos, é muito importante que você seja capaz de oferecer uma ferramenta para que esses hóspedes possam comunicar-se entre si sempre que quiserem ou precisarem.

Mesmo que eles tenham os contatos de cada um em seus próprios telefones celulares, cabe ao hotel proporcionar um meio de comunicação eficiente para o caso de alguma necessidade ou eventualidade.

Os diferenciais que você deve buscar no PABX

Para que você possa aproveitar ao máximo todas as funcionalidades e os benefícios do PABX em hotéis, é muito importante que escolha uma plataforma fornecida por uma empresa experiente e que ofereça diferenciais nesse serviço. Confira alguns deles!

Central do hóspede

Uma central do hóspede conecta a telefonia do hotel a um sistema de gestão e, assim, otimiza diversas demandas rotineiras do estabelecimento (como o registro do status atual do quarto e a identificação de chamadas) e ainda oferece mais agilidade. Ele, por exemplo, vai poder fazer seu check in e check out com mais rapidez.

Despertador automático

Mesmo que o hóspede possa ativar um despertador no smartphone, no computador ou em outro dispositivo próprio, muitos podem preferir deixar essa responsabilidade para o hotel ou, até mesmo, contar com o serviço de despertador automático como uma garantia extra.

Essa funcionalidade é executada via telefone com um relatório. Trata-se, portanto, de um serviço simples de implementar e relevante para o seu cliente.

Lançamentos automatizados

O serviço proporciona muito mais facilidade e agilidade no controle de gastos no minibar e com ligações feitas pelo hóspede. Assim, além de otimizar o tempo, a equipe também elimina as chances de erro humano nesses registros que exigem muito cuidado.

Essa possibilidade permite o lançamento automatizado de tudo o que é consumido no minibar de cada quarto — isso é feito por meio do ramal do próprio apartamento. Enquanto isso, as ligações feitas pelo hóspede em seu quarto são lançadas diretamente na fatura, o que também facilita o processo para ele.

Concierge eletrônico

Um serviço de concierge eletrônico traz grandes benefícios para o atendimento ao hóspede, especialmente durante a alta temporada e quando você receber clientes estrangeiros. Além disso, a ferramenta representa uma diminuição nos gastos com o treinamento da sua equipe ou a contratação de pessoal em relação a outros idiomas.

Viu só? O PABX em hotéis traz grandes vantagens, praticidades e diferenciais para a comunicação entre os colaboradores, entre os clientes e também entre esses dois grupos. Isso, por sua vez, tem ótimas repercussões na experiência do hóspede, no atendimento ao cliente e, até mesmo, na motivação e produtividade da sua equipe.

E, como mostramos, esses pontos são alguns dos mais procurados hoje em dia pelo público, que exige atendimento e serviço de altíssima qualidade.

E então, está esperando o que para implementar agora mesmo essa tecnologia? Entre em contato com a Leucotron e saiba tudo o que podemos fazer por você e seu estabelecimento!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This