Saiba tudo sobre a transformação digital no setor hoteleiro
Gestão de Empresas Hotelaria Transformação Digital

Saiba tudo sobre a transformação digital no setor hoteleiro

Escrito por Leucotron

Fala-se muito sobre transformação digital, como um novo passo na busca das empresas pela competitividade. Esse processo já atinge, também, o universo da hotelaria. Assim, a transformação digital no setor hoteleiro está a todo vapor, e não aderir a ela pode representar uma séria desvantagem para o seu negócio. Então, neste post, vamos apresentar as vantagens da transformação digital e esclarecer porque vale a pena implementá-la no seu hotel. Boa leitura!

Vantagens da transformação digital no setor hoteleiro

1. Diferenciação

A adoção de certas tecnologias dentro do seu hotel pode servir para destacá-lo da massa de hotéis que povoam o mercado. Essa diferenciação é importante para a conquista de novos clientes, já que serve como um chamariz para a atenção do público, e também colabora para que você possa tornar a precificação dos serviços mais interessante.

2. Aumento na eficiência

Várias das tecnologias disponíveis para empreendimentos de hotelaria são focadas no aumento da eficiência do trabalho. Em outras palavras, elas favorecem a redução no esforço necessário para o desempenho de certas atividades, sem afetar negativamente a qualidade. Pode-se chamar essa vantagem, ainda, de otimização de processos.

Os softwares de gestão permitem visualizar bem como esse ganho de eficiência acontece. Imagine, por exemplo, o processo necessário para controlar a limpeza dos quartos pelas camareiras. Se esse controle for realizado manualmente, você terá que lidar com dados descentralizados e planilhas complexas. Se você tiver um bom software voltado ao gerenciamento de hotéis, as camareiras poderão inserir a informação da limpeza diretamente no sistema, e você só precisará acessar o painel de controle para visualizar quais quartos estão prontos e quais estão pendentes. É informação simples e objetiva, atualizada e acessível.

3. Redução de custos

Como já vimos, a transformação digital no setor hoteleiro viabiliza o aumento da eficiência. E, junto com esse efeito, na maioria dos casos, observa-se também uma redução proporcional nos custos. Como isso acontece? Bem, se um processo é mais eficiente, isso significa que você vai precisar de menos trabalho para executá-lo. Com menos trabalho, é preciso menos recursos materiais e humanos. E menos recursos significa menos gastos.

Para que você entenda melhor, cabe até apresentar um exemplo extremo da tecnologia no mercado de hotéis. Atualmente, já existe um concierge virtual, holográfico, capaz de atender os hóspedes em demandas mais básicas (responder dúvidas, dar informações). Esse concierge pode representar uma oportunidade para enxugar a equipe do hotel, permitindo que os custos com pessoal sejam reduzidos.

4. Melhoria na qualidade do serviço

No item 2, mencionamos que o aumento da eficiência não prejudica a qualidade. Na verdade, a transformação tecnológica pode mesmo acarretar uma melhoria na qualidade. Existem dois motivos para essa relação positiva:

  • em primeiro lugar, o fato de que a tecnologia permite que as tarefas sejam desempenhadas com menos erros, o que se reflete diretamente em uma percepção de qualidade;
  • em segundo lugar, o fato de que automatizar tarefas burocráticas ou mecânicas permite que o gestor do hotel e sua equipe concentrem-se em atividades estratégicas, entre elas, a busca por oportunidades de melhoria na qualidade.

É bem possível que, no seu hotel, exista algum aspecto do serviço cuja qualidade não é ideal. Porém, você e seus funcionários estão tão ocupados com as pequenas coisas do dia a dia que nunca notaram, ou nunca conseguiram elaborar uma maneira de resolver o problema. Deixando que a tecnologia lide com essas pequenas coisas, você pode voltar sua atenção para as grandes.

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5. Melhoria no relacionamento com o hóspede

O relacionamento com o hóspede é construído por pessoas. Então, você pode imaginar que a transformação digital não terá efeito nesse aspecto. Nós vamos explicar porque essa ideia está errada.

Antes de mais nada, é preciso entender que há dois tipos de tecnologia nos negócios: aquelas que ficam visíveis para o cliente, como um chatbot, um robô de autoatendimento; e aquelas que só são vistas internamente, como um software de gestão hoteleira.

No caso das tecnologias de uso interno, sua função básica é facilitar a rotina de trabalho da equipe. Ao fazer isso, ela tem dois efeitos: melhorar a qualidade e a eficiência do trabalho desenvolvido. Um software de gestão hoteleira, por exemplo, permite centralizar e organizar informações; assim, quando for preciso acessá-las, será de maneira rápida e sem erros. É claro que, por consequência, as ações serão mais assertivas e o hóspede vai perceber um melhor atendimento.

Outro ponto importante é que, com a adoção de tecnologias que automatizam certas atividades burocráticas, é possível reduzir a carga de trabalho dos seus funcionários. Dessa maneira, eles têm mais tempo livre para se dedicar ao atendimento, e o resultado é um impacto positivo sobre o relacionamento com o cliente.

Já no caso das tecnologias que se estendem ao uso do próprio hóspede, a função é assegurar uma experiência superior. O chatbot, por exemplo, permite que os clientes tirem dúvidas e resolvam situações a qualquer hora, de qualquer lugar. É ágil e conveniente. Mesmo que não tenha um atendente real falando com o hóspede, essa tecnologia agrega valor à experiência e fortalece o relacionamento.

6. Reforço para a escalabilidade

Acima de tudo, é importante lembrar que a transformação digital garante escalabilidade aos negócios. Isso significa que ela viabiliza seu crescimento.

Conforme o seu hotel ganha importância, constrói reputação e conquista mais hóspedes, o volume de trabalho aumenta. Acontece que, para a tecnologia, isso não importa. O mesmo software pode dar conta de gerenciar o trabalho de 10 ou de 100 camareiras. O mesmo software pode dar conta de gerenciar as reservas de 50 ou de 500 quartos. Então, conforme o negócio se expande, as ferramentas de gestão acompanham.

Neste post, ressaltamos seis vantagens da transformação digital no setor hoteleiro, para mostrar a você que vale a pena investir na modernização do seu hotel. Essa modernização, porém, precisa ser feita de maneira consciente. Em outras palavras, é preciso escolher bem quais serão os aspectos do negócio que vão receber a aplicação de novas tecnologias, e também escolher os melhores fornecedores.

Se você está achando o tema complexo e não sabe por onde começar, tudo bem. Um bom ponto de partida é conferir nosso post com as 7 ferramentas de tecnologia essenciais para o sucesso na hotelaria.

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