exemplos de api

PDI: como criar um bom plano de desenvolvimento individual

Para chegar a qualquer destino, precisamos estabelecer o caminho que será seguido. O mesmo acontece quando se trata de aspectos pessoais ou profissionais. O ideal é planejar como alcançar o objetivo pretendido. Para isso, precisamos criar um PDI (plano de desenvolvimento individual).

Essa estratégia permite aproveitar as habilidades de cada pessoa aprimorando suas competências. Assim fica mais fácil para ela atingir metas, e quando a empresa oferece esse suporte, ela mesma acaba sendo beneficiada. 

Inclusive, muitas organizações usam o plano de desenvolvimento individual como uma estratégia de criação de equipes de alta performance. Isso também pode ser aplicado na equipe de TI.

Quer entender melhor como funciona? Então continue lendo e confira o conceito de PDI, as vantagens que ele traz e como traçar um para a equipe de Tecnologia da Informação.

O que é PDI?

O PDI, ou plano de desenvolvimento individual, é um planejamento realizado com o objetivo de organizar ou sistematizar as ações que precisam ser adotadas para alcançar um determinado objetivo. Isso pode ser em âmbito pessoal ou profissional.

O PDI mostra o caminho que precisa ser adotado para chegar onde você deseja. Assim, é possível entender, também, quais conhecimentos, habilidades ou competências devem ser desenvolvidos para isso.

Daí o nome desenvolvimento individual. Olhamos para a pessoa de maneira específica para que ela possa se desenvolver e, assim, obter algum tipo de benefício em prol de si mesma.

O PDI estabelece um roteiro bem estruturado para que a pessoa saia de onde ela está e se transforme naquilo que gostaria de ser. Assim, é utilizado, por exemplo, quando alguém deseja obter uma promoção no trabalho. Também pode ser uma alternativa para os que estão em transição de carreira e ainda para aqueles que querem bater metas de padrão de vida.

Como você pode ver, são várias as possibilidades, e as empresas podem utilizar o plano de desenvolvimento individual com o intuito de aprimorar os seus próprios talentos. Assim, tanto a organização quanto o profissional ganham com isso.

Quais são as vantagens do Plano de Desenvolvimento Individual?

Olhando para o indivíduo, o plano de desenvolvimento individual traz uma série de vantagens. Afinal, a pessoa consegue alcançar um autoconhecimento maior, fica a par dos seus pontos fortes e fracos, pode aprimorar as próprias habilidades e compreender os seus talentos.

Com isso, tem a possibilidade de abrir mais portas e estabelecer o rumo para onde gostaria que a sua carreira seguisse. Mas, como dito, as empresas também são beneficiadas quando investem em PDI.

Esse planejamento pode fazer parte das estratégias de gestão de pessoas e promover o melhor alinhamento da equipe com as metas e objetivos da organização. Não podemos, esquecer, é claro, que quando a empresa pretende fazer mudanças em seus próprios processos ela também pode utilizar o PDI a seu favor.

Na implementação de novos métodos ou tecnologias, por exemplo, tem a possibilidade de buscar entre os seus profissionais aqueles que poderiam contribuir de forma positiva para essas mudanças. Basta treinar os colaboradores e auxiliar no desenvolvimento individual deles para aproveitar melhor esse talento.

Só por essas explicações você já deve ter percebido que as vantagens são inúmeras. Mesmo assim, listamos a seguir algumas para ficar mais claro como a empresa pode ganhar com o PDI.

Reconhecimento dos profissionais

Muitos talentos podem acabar sufocados por não serem bem aproveitados dentro da empresa. Com o PDI conseguimos descobrir esses diamantes brutos para que eles possam ser lapidados. Afinal, a organização pode ter excelentes profissionais que ainda não têm todo o seu potencial explorado.

Equipes mais eficientes

Toda empresa funciona como uma grande máquina. É indispensável que cada uma das suas peças esteja em pleno funcionamento para que o conjunto atue em harmonia. O PDI ajuda nesse sentido.

Ele dá uma atenção especial a cada uma dessas peças, ou seja, para cada colaborador. Quando promovemos o desenvolvimento dos profissionais, trazemos à tona todas as suas competências. Assim, nivelamos a equipe e conquistamos times mais eficientes. 

Melhoria de resultados

Essa eficiência se reflete nos resultados da organização. Quando trabalhamos o desenvolvimento de cada uma das pessoas, o conjunto se aprimora e a entrega dele também é melhorada. Então, o PDI não só otimiza os resultados individuais, mas também as entregas coletivas.

Melhor aproveitamento de talentos

Não adianta pedir a um peixe para subir em uma árvore. Cada um precisa ser destinado àquilo que faz de melhor. Dentro das equipes, a lógica é a mesma. Precisamos entender quais são as habilidades de cada um dos colaboradores para que eles possam ser bem direcionados dentro da organização.

O plano de desenvolvimento individual possibilita esse conhecimento dos talentos e das habilidades de cada profissional. Com isso, aproveitamos melhor e damos espaço para que eles cresçam dentro da empresa e promovam o crescimento dela também.

Mais motivação e engajamento

Quando o profissional entende quais são os seus talentos ele se sente muito mais satisfeito consigo mesmo. Melhor ainda quando é direcionado para aquilo que faz bem. Assim, exerce a sua função motivado, se torna produtivo e engaja com a equipe e a empresa. 

Retenção de talentos

Implementar o PDI é uma forma de mostrar para os colaboradores que a empresa se preocupa com eles. Saber como dar um feedback positivo, apontar aspectos que podem ser melhorados, incentivar o aprimoramento, oferecer cursos e treinamentos, entre outras medidas, fazem com que o profissional se sinta valorizado.

Ao perceber que a empresa quer fazer com que ele cresça cada vez mais, há um interesse em se manter nesse lugar. Sendo assim, aproveitamos os melhores talentos aumentando a performance do time e a competitividade da empresa como um todo.

Como traçar um PDI para TI?

Para os profissionais do setor de TI, o plano de desenvolvimento individual também é muito importante. Inclusive porque nessa área as mudanças acontecem em uma velocidade grande.

Então, é fundamental que cada um tenha a oportunidade de desenvolver ou aprimorar habilidades conforme aquilo que o mercado exige. Também é preciso adquirir conhecimentos que estejam alinhados às novas tendências que surgem.

O PDI para profissionais de TI é essencial para que eles se sintam valorizados e se mantenham na empresa, contribuindo para a transformação e o desenvolvimento tecnológico dela. Para traçar esse plano é preciso seguir alguns passos. Veja quais são eles.

1. Defina os objetivos do PDI para que o plano seja traçado visando metas específicas, como promoção, aperfeiçoamento de habilidade, novos projetos ou sucessão de líderes.

2. Avalie os pontos fortes e fracos dos profissionais para entender as individualidades e traçar planos personalizados.

3. Estude o potencial de cada um dos profissionais, considerando suas características, qualidades, competências, conhecimentos e as tendências naturais e áreas de interesse.

4. Estabeleça o plano de ação para orientar corretamente os profissionais pelo caminho que precisam seguir para alcançar a meta do PDI, tendo como base as melhorias que precisam ser feitas em cada profissional.

5. Forneça feedbacks construtivos para que o profissional saiba se está no caminho certo e continue sua busca por desenvolvimento.

6. Escute o que o profissional tem a dizer sobre o PDI para manter o alinhamento dos objetivos dele aos da organização.

7. Invista em tecnologias, como plataformas de PDI e inteligência artificial, para obter devolutivas e realizar uma gestão eficaz do plano.

O PDI é fundamental para todos os colaboradores de uma organização, mas é especialmente importante no setor de TI. Afinal, dessa forma você mantém a sua equipe sempre atualizada e ainda se aproxima dos melhores talentos, explorando ao máximo todo o potencial que eles apresentam para que ambas as partes sejam beneficiadas.

A valorização do capital humano é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e isso envolve a experiência do funcionário. Confira algumas ações de employee experience para fortalecer a sua marca.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.