gestão de TI

Confira 8 práticas para melhorar a gestão de TI na sua empresa

Um dos segmentos de maior crescimento em todo o mundo é o de tecnologia e inovação, com uma forte expansão em diversas áreas do conhecimento. Coordenar todas essas atividades relacionadas é a função do gestor de TI.

Trata-se de uma responsabilidade que requer experiência, conhecimento técnico e planejamento para garantir que todas as funções sejam exercidas de forma eficiente. Para ajudar você nesta tarefa, acompanhe 5 práticas que podem ser aplicadas para melhorar a gestão de TI da sua empresa!

1. Invista em treinamento e capacitação

Investir em treinamento da sua equipe é de extrema importância para manter os funcionários atualizados sobre suas atividades e as técnicas relacionadas. Além de proporcionar mais conhecimento, isso pode gerar melhorias na qualidade do trabalho entregue por cada um deles.

Mas não só seus funcionários devem estar atualizados. Investir na própria capacitação também é essencial para que você, como gestor de TI, otimize os resultados do seu trabalho e da sua equipe.

Outro ponto é que, para que o gestor consiga melhorar sua gestão de TI e tornar os setores cada vez mais eficientes, ele deve manter uma boa comunicação com seus colaboradores e ter sempre as portas abertas para críticas e sugestões.

2. Faça um planejamento para a gestão de TI

Grande parte do trabalho de um gestor de TI é planejar, organizar e coordenar a execução dos projetos. Cabe a ele garantir o cumprimento das tarefas e atender aos prazos estabelecidos.

O planejamento não somente traça como os projetos deverão caminhar, mas estabelece uma ponte de comunicação entre os setores e o gestor. Tal interação permite com que diferentes pontos de vista sejam apresentados, tornando o resultado final ainda mais eficiente.

3. Revise custos operacionais do setor

Outra importante tarefa para otimizar a gestão de TI na sua empresa é avaliar os custos operacionais do funcionamento dos setores. Existem soluções que facilitam o dia a dia de trabalho dos colaboradores e tornam mais eficiente a execução das tarefas.

Um sistema de PABX, por exemplo, elimina a necessidade da existência de múltiplas linhas telefônicas, centralizando em uma plataforma as necessidades de comunicação via ligação. Como resultado, ele otimiza e simplifica o trabalho dos gestores e de todos os colaboradores.

4. Escolha uma metodologia ágil de gestão

Uma das melhores formas de tornar uma gestão mais simples e mais eficiente é a escolha por uma metodologia ágil de gestão. A prática consiste em realizar o planejamento de forma que os processos e setores sejam integrados e possam direcionar para melhorias e mais agilidade.

Algumas técnicas conhecidas como Scrum, DSDM, Agile e Waterfall têm diversas semelhanças, e a utilização delas se tornou frequente nos mais diversos segmentos de TI. A prática aponta para a divisão de projetos por etapas, possibilitando uma redução significativa nos erros e um planejamento mais responsável com relação a prazos, negociações e interações com clientes.

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5. Utilize métricas de desempenho para acompanhar a performance

Uma boa maneira de aprimorar a gestão de TI na sua empresa é a adoção de métricas de desempenho dos colaboradores e da própria instituição. Os funcionários devem ser avaliados por métricas que possam indicar possíveis caminhos para melhorias no desempenho.

Os principais indicadores de desempenho (KPIs) são cruciais para monitorar o desempenho geral da TI. Muitos departamentos de TI, no entanto, se concentram nos indicadores errados. Selecione indicadores de desempenho sobre o que é importante para os negócios, e não apenas para TI.

Existem várias formas de avaliar o desempenho dos colaboradores que aponte para a qualidade dos resultados, o envolvimento e dedicação com a empresa, a proatividade individual e os métodos utilizados no dia a dia.

6. Analise as instalações para melhorar a infraestrutura

Seu equipamento está em conformidade com os padrões e requisitos atuais para o espaço físico necessário? Suas auditorias e análises de TI também precisam examinar o espaço em que seu equipamento está localizado. Instalações de TI adequadas reduzem custos e aumentam a vida útil dos ativos.

Converse com seus fornecedores sobre os melhores ambientes de instalação possíveis, bem como seus requisitos de linha de base. Suas listas de especificações devem abordar uma ampla gama de problemas, desde uma sala de servidores sem janelas e racks de computador com pelo menos 42 polegadas de folga até orientações sobre como a arquitetura do ambiente, para que você deixe espaço suficiente para futuras expansões.

7. Ofereça à sua equipe as ferramentas necessárias para ter sucesso

Equipar uma equipe de TI com software e equipamentos inadequados e/ou desatualizados garante um desempenho ruim. Forçar os membros da equipe a perderem tempo com tarefas monótonas e facilmente automatizáveis também prejudica o sucesso em longo prazo.

Estratégias de automação, como ferramentas de implantação contínua, ajudam a impedir que a equipe trabalhe em tarefas manuais e repetitivas, focando em um trabalho mais estratégico. A terceirização de atividades operacionais também pode ser uma boa saída nessa hora — o que nos leva à nossa próxima dica.

8. Terceirize as tarefas operacionais de TI

Será mesmo o melhor uso do tempo de um funcionário colocá-lo para gerenciar sua segurança de rede ou sistema de comunicação IP? Frequentemente, uma opção mais eficiente é terceirizar essas tarefas para um provedor de serviços gerenciados, especialista em segurança da informação.

Um provedor de serviços tem o conhecimento necessário para gerenciar sua empresa, sem a necessidade de gastar tempo ou dinheiro desenvolvendo esse conhecimento internamente.

Além disso, a terceirização permite que seus funcionários permaneçam focados em atividades produtivas relacionadas às principais competências da sua empresa. E isso ainda ajuda a manter os negócios competitivos.

Uma boa gestão de TI na empresa é um fator de grande importância para a otimização dos processos, melhoria da qualidade dos resultados e otimização na eficiência da organização. Para melhorar a gestão de TI, o gestor deve estar sempre atualizado com as novidades do mercado e ferramentas, além de proporcionar uma boa gestão de equipe para seus colaboradores.

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