Por que devo personalizar a experiência do cliente?
Personalizar a experiência do cliente nunca foi tão importante como é nos dias de hoje. Isso porque, devido ao avanço da tecnologia e ao acesso facilitado às diversas ferramentas de gestão nos últimos anos, presenciamos a ocorrência de muitas mudanças, vistas como positivas no meio empresarial.
Uma delas foi a maneira como as empresas se relacionam com os seus clientes. Afinal, basta parar um pouco para perceber que, hoje, as empresas têm buscado desenvolver um relacionamento cada vez mais próximo e humanizado com o seu público, com o objetivo de proporcionar a ele uma ótima experiência de compra.
Sabendo disso, preparamos este artigo para explicar a você o que significa oferecer uma experiência personalizada ao cliente, quais são os benefícios dessa estratégia e como aplicá-la de forma prática. Acompanhe a leitura!
O que é experiência personalizada?
A necessidade de oferecer para o cliente uma experiência personalizada surgiu quando as empresas perceberam que a relação de compra e venda deixou de ser uma simples troca entre o produto e o capital para se tornar algo mais próximo e humanizado.
Além disso, devido à alta competitividade, sabemos que para uma empresa continuar ativa no segmento em que atua é preciso que disponha de diferenciais competitivos que a tornem única no mercado. Nesse sentido, a personalização da experiência do cliente serve como um grande diferencial para qualquer companhia.
Isso porque a experiência personalizada permite que você ofereça para o cliente um atendimento que, além de atender a suas necessidades, seja dinâmico, único e eficiente. Nesse caso, para o consumidor, essa estratégia significa mais do que um facilitador de compra.
Sendo assim, para oferecer uma experiência personalizada ao cliente, é de suma importância que você busque conhecer bem o seu público-alvo, procurando sempre entender o seu comportamento, analisar o seu perfil, saber quais são as suas dores, necessidades e expectativas.
Ter esse conhecimento vai ajudar você a desenvolver soluções únicas que vão de fato alcançar a satisfação do cliente, garantir sua fidelidade e promover a sua marca. Para se ter uma ideia do poder dessa estratégia, basta se lembra de alguma experiência negativa que você teve ao tentar realizar uma compra.
Provavelmente, a decepção de não ter tido a expectativa atendida fez com que você não voltasse a fazer uma nova comprar com a mesma empresa, certo? Agora, tente lembrar de uma situação contrária a essa.
Não temos dúvidas de que a satisfação por ter tido suas necessidades atendidas contribuiu para que você tivesse uma opinião totalmente positiva sobre a empresa, sendo capaz até de indicá-la para outras pessoas, não é mesmo? Diante dessas duas situações, é bastante perceptível a diferença entre quem oferece uma experiência personalizada e quem não.
Sendo assim, para que a sua empresa ofereça uma experiência personalizada ao cliente, é necessário que você, primeiramente, busque por informações que ajudam a entender melhor o comportamento do seu público. Para coletar esses dados, basta ter à disposição ferramentas para tratar o Big Data, formulários eletrônicos e um sistema de atendimento ao cliente, dentre outros.
Vale ressaltar que existe uma diferença entre oferecer uma boa experiência e disponibilizar um bom serviço de suporte. No primeiro caso, a empresa busca surpreender o cliente em todas as etapas da jornada de compra, com o intuito de gerar a melhor impressão possível em relação à marca. Já o serviço de suporte só atua nos momentos em que o cliente entra em contato com a empresa relatando a ocorrência de algum problema.
Quais são os benefícios de oferecer uma experiência personalizada?
Até aqui, provavelmente, você já se deu conta de que oferecer uma experiência personalizada aumenta as chances de fidelizar o cliente e atrair novos consumidores. Contudo, as vantagens de adotar essa estratégia não param por aí. Existem outros benefícios que vamos explicar com mais detalhes agora. Confira!
Adoção das estratégias certas
Quando a empresa sabe quem são seus clientes e opta por direcionar a sua atenção para eles, se torna mais fácil criar estratégias mais precisas. Afinal, o gestor terá em mãos dados importantes que vão ajudá-lo a desenvolver soluções capazes de suprir as necessidades do seu público-alvo e, principalmente, atender às suas expectativas. Essas estratégias são baseadas em pesquisas sobre o público-alvo, de forma a realizar uma boa segmentação e identificar corretamente as necessidades mais importantes.
Resultados mais rápidos
A experiência do cliente começa já no primeiro ponto de contato que ele tem contato com a sua empresa. Dessa forma, quando a empresa buscar personalizar a experiência do cliente desde os primeiros momentos do relacionamento, a satisfação e intenção de compra aumentam, o que potencializa os resultados da instituição.
Otimização da jornada de compra
Como já mencionamos, a experiência personalizada serve como um facilitador da jornada do consumidor. Por isso, é muito importante que você observe se os serviços oferecidos pela sua empresa são intuitivos e fáceis de usar, e se o cliente consegue progredir facilmente para as próximas etapas.
Também cabe lembrar que faz parte de uma experiência personalizada garantir que todo o processo de compra do cliente seja feito da forma mais prática e eficiente possível. Inclusive, essas características contribuem (e muito) para assegurar a satisfação do consumidor.
Resultados mais satisfatórios
A satisfação é um sentimento que atinge tanto a empresa quanto o cliente. Uma empresa com clientes satisfeitos alcança as metas estabelecidas mais facilmente, fideliza o seu público e expande a sua marca, o que leva a um aumento da lucratividade.
No caso do cliente, ele terá as suas necessidades atendidas com qualidade, prestatividade, eficiência e praticidade. Esses fatores garantem a sua satisfação e fazem com que ele se aproxime ainda mais da empresa.
Diante dessas informações, percebemos que personalizar a experiência do cliente é uma estratégia bastante eficiente no contexto empresarial atual. Contudo, para que isso gere o resultado esperado, é importante saber ouvir o seu público, ter criatividade e, sobretudo, entregar ao cliente o que foi prometido.
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