Não sabe mais como inovar no ponto de vendas? Conheça 5 formas
A busca por estratégias que tragam resultados para a empresa faz parte da rotina de um gestor. Embora a transformação digital tenha feito com que parte da atenção dos empreendedores seja direcionada para o ambiente online, ainda assim é necessário continuar investindo nas alternativas físicas, como o ponto de vendas (ou PDV).
O ponto de vendas já é uma estratégia utilizada há muito tempo pelos empreendedores. Por meio dele, a empresa consegue atrair a atenção dos clientes e transformar essa interação em oportunidades de vendas.
Para alcançar esse feito, é preciso ter certeza de que o PDV dispõe de todos os elementos necessários para garantir que o cliente em potencial tenha sua atenção direcionada exclusivamente para a decisão de compra.
Sendo assim, é preciso se atentar aos diversos detalhes que tornam o PDV uma estratégia eficaz. Sabendo disso, preparamos este artigo para explicar a você a importância de investir em um bom ponto de vendas e como inovar essa estratégia. Então, acompanhe a leitura.
Por que investir no PDV?
O ponto de vendas tem como objetivo convencer o público-alvo de efetivar uma compra. Ou seja, podemos citar como exemplo de ponto de vendas:
- um quiosque para a venda de gelato montado na área externa de um aeroporto;
- um balcão de amostra grátis instalado em um supermercado;
- estabelecimento próprio;
- disponibilização do produto em mais de uma loja;
- tenda montada em um calçadão.
Diante desses exemplos, fica claro que o ponto de vendas se refere a qualquer tipo de instalação que tenha como finalidade atrair a atenção do consumidor e apresentar para ele os diferenciais do produto de modo que o convença a fazer a compra.
Tendo em vista o surgimento de fortes concorrentes, é preciso que toda a estratégia do ponto de vendas seja bem pensada. Isso significa que não basta escolher um local movimentado, montar seu stand e esperar que ocorram muitas vezes.
De fato, pode fazer uma ou mais vendas, mas sem planejamento dificilmente o propósito será alcançado com hesito. Por esse motivo, desde a localização, treinamento da equipe e apresentação do espaço é importante pensar em todos esses elementos para conseguir proporcionar uma experiência única para o consumidor.
Como inovar o ponto de vendas?
Quando falamos em inovação, imediatamente associamos essa palavra à tecnologia. Isso porque trata-se de um segmento que está constantemente desenvolvendo soluções inovadoras. Por esse motivo, se você quer inovar o seu negócio e proporcionar experiências únicas aos seus clientes. Então, o primeiro passo consiste em investir em recursos tecnológicos.
Seguindo esse princípio, reunimos 5 dicas de como você pode inovar o seu ponto de vendas com o auxílio da tecnologia. Confira.
1. Instale painéis eletrônicos interativos
Dependendo do tamanho do seu ponto de vendas, o consumidor tem acesso a uma variedade significativa de produtos. No entanto, se por um lado a pluralidade de produtos é considerada vantajosa, pois o cliente tem maiores chances de encontrar tudo o que precisa em um só lugar, por outro, pode ser uma estratégia ineficiente quando não executada de forma correta.
Isso porque, diante de tantas opções, ele fica confuso e muitas vezes desiste de procurar o que precisa. Então, para solucionar essa questão, muitos gestores têm investido em ferramentas como painel eletrônico. Por meio desse recurso, os clientes conseguem identificar facilmente o que estão procurando.
2. Aposte em Machine Learning
O Machine Learning é uma tecnologia que está muito presente no nosso dia a dia. Com o conceito de aprendizado automático, o Machine Learning, por meio da inteligência artificial, tem a capacidade de realizar uma ação com o mínimo de interferência humana.
Para ficar mais claro como o Machine Learning funciona, basta lembrar das recomendações que o Instagram e Facebook enviam para você.
Com base nas suas últimas pesquisas, a tecnologia consegue verificar quais foram os termos-chave mais pesquisados e envia para você sugestões semelhantes. Esse, é só um exemplo de como o Machine Learning funciona. No nosso cotidiano, ele está presente de diversas formas, por isso, o investimento nessa tecnologia não é uma opção e sim uma necessidade.
3. Explore os sentidos
Graças ao avanço da tecnologia, as empresas têm conseguido proporcionar para o seu público experiências únicas que despertam o interesse pelo produto. Nesse caso, o uso de ferramentas tecnológicas que exploram os sentidos aliados ao marketing sensorial é uma ótima forma de interagir com o cliente e de convencê-lo a levar o produto.
4. Invista em realidade aumentada
Embora muitos pensem que a realidade aumentada é uma criação recente, essa tecnologia surgiu em 1992 e de lá pra cá tem sido utilizada por diversos segmentos. A principal característica da realidade aumentada é a possibilidade de sobrepor elementos virtuais à nossa visão de realidade.
Nesse caso, podemos citar como exemplo o jogo japonês Pokémon Go, que foi o responsável por apresentar essa tecnologia para a maioria das pessoas. Nele, o usuário tem um visão virtual do ambiente que está fisicamente e precisa capturar os personagens do jogo.
Assim, como acontece no Pokémon Go, a realidade aumentada pode por exemplo ajudar as empresas a visualizar o resultado de um projeto arquitetônico e mostrar para o cliente a finalização de um serviço. Tendo em vista a experiência que essa tecnologia oferece, fica clara a importância de fazer esse investimento.
5. Aposte nas visitas virtuais
As visitas virtuais são uma ótima forma do cliente saber como é seu ponto de vendas antes de ir até você. Nesse sentido, as chances de você aumentar as suas vendas são maiores, uma vez que a utilização desse recurso serve como filtro. Isso porque os consumidores que chegam até você por meio das visitas virtuais realmente estão interessadas nos seus produtos e serviços.
Essas são as principais dicas de como inovar em seu ponto de vendas. Parte dessas sugestões podem ser implantadas em qualquer PDV. Por isso, não deixe de investir em inovação. Mesmo que a sua área de atuação seja somente no ambiente online, saiba que é totalmente possível criar uma integração entre o físico e o virtual por meio do digital.
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