Saiba como melhorar a hospitalidade em hotéis e pousadas
Gestão de Empresas Hotelaria

Saiba como melhorar a hospitalidade em hotéis e pousadas

Escrito por Leucotron

A hospitalidade é um fator determinante para o cliente ter a melhor experiência possível. Entre as vantagens de investir nesse ponto estão: aumentar a satisfação dos hóspedes, fidelizá-los e, ainda, estimular que os frequentadores recomendem o estabelecimento para sua rede de contatos e, até mesmo, na internet, em sites como Booking e Trip Advisor.

Algumas boas práticas podem ajudar, e muito, nessa missão de atrair e conquistar novos clientes. Entre as principais dicas estão investir em decoração, apostar no treinamento constante da equipe e manter a recepção organizada.

Entenda a importância da hospitalidade em hotéis e pousadas e saiba como melhorar esse ponto no seu estabelecimento!

Entenda a importância

Independentemente do local em que estão instalados e do público-alvo que desejam atingir, hotéis e pousadas devem considerar a hospitalidade um fator essencial para seu sucesso. Receber bem os clientes e fazer com que eles sejam acolhidos pela empresa é um cuidado importante por diversos fatores, como aumentar a satisfação e fidelizar os consumidores. Veja alguns motivos para investir nessa prática!

Melhora a satisfação

Quando são recebidos com gentileza e agilidade, os consumidores ficam satisfeitos por terem certeza de que estão tendo a melhor experiência possível no hotel ou pousada. Mesmo as pequenas ações, como um presente no quarto ou o check-out fora do horário padrão sem cobrança, fazem a diferença na percepção que os consumidores têm do local.

Fideliza os clientes

Um cliente satisfeito fica fidelizado. Se as pessoas gostaram da experiência que tiveram em determinado hotel ou pousada é natural que essa seja a primeira opção delas ao voltarem à região em que o estabelecimento está localizado. Além disso, uma boa impressão do local pode fazer com que o cliente decida ficar mais tempo das próximas vezes.

Aumenta a recomendação para amigos e na internet

Outra consequência positiva de investir em hospitalidade, além de conquistar a preferência do cliente, é incentivar que ele recomende seu hotel ou pousada para amigos e parentes. Caso a experiência seja incrível, há grandes chances de ele fazer uma avaliação positiva da empresa no site e em páginas de viagens, como o Trip Advisor. Além de melhorar a reputação do negócio, esse tipo de comentário ainda ajuda a conquistar novos clientes!

Como melhorar a hospitalidade em hotéis e pousadas

Agora que você entendeu como é importante investir nas práticas de atração e conquista de clientes, é hora de trabalhar para melhorar esse aspecto no seu estabelecimento. Entre os passos necessários estão: investir em decoração, apostar em serviços diferenciados e facilitar a vida do hóspede sempre que possível. Confira como promover essas ações com as nossas dicas!

Invista em decoração

Um dos pontos que merece um olhar cuidadoso do gestor que quer melhorar a hospitalidade no seu estabelecimento é a decoração. Esse é um aspecto que chama a atenção do hóspede logo no primeiro contato que ele tem com o hotel ou pousada. Isso porque as fotos das instalações e dos quartos são alguns dos fatores que os possíveis clientes avaliam na hora de decidir onde ficarão hospedados.

Ter uma decoração adequada ao público-alvo também é importante para garantir uma boa primeira impressão assim que o cliente chega ao local. Nesse sentido, vale a pena investir em cores e móveis que agradem ao tipo de hóspede que deseja atingir. Cuide também da conservação dos espaços e dos itens que os compõem. Entrar em um hotel com móveis quebrados e pintura descascando não provoca uma boa sensação, por exemplo.

Treine a equipe

Quando o assunto é hospitalidade, ter uma equipe gentil e preparada para receber os hóspedes da melhor forma possível é um cuidado essencial. Essa atenção deve começar já na contratação dos funcionários, em que devem ser observados pontos como cordialidade, empatia e capacidade de se comunicar.

Apenas contratar pessoas com sólidas habilidades interpessoais, no entanto, não é suficiente. Além disso, é preciso investir em treinamento constante para garantir que toda equipe do hotel ou pousada esteja atualizada com as melhores práticas de atendimento ao cliente.

Entre os temas que podem ser trabalhados nas capacitações estão: qual é o tom de voz correto para lidar com os hóspedes, como agir em situações de crise e de que maneira é possível se antecipar às necessidades do cliente.

Mantenha a recepção organizada

Não tem nada pior do que chegar em um hotel e demorar para conseguir fazer o check-in. O mesmo vale para o momento da saída, no check-out. Por isso, manter a recepção organizada é um passo essencial para oferecer uma experiência positiva para os hóspedes. Dessa forma, você garante que o espaço tem colaboradores suficientes para atender a demanda e estuda a adoção de ferramentas para agilizar a entrada e saída dos hóspedes.

É importante, ainda, assegurar que os recepcionistas estejam aptos para fornecer aos clientes todas as informações que eles necessitam, desde tarifas cobradas a passeios que podem ser feitos na região.

Aposte em serviços diferenciados

Além de ter equipe preparada para atender o cliente da melhor forma possível, para manter uma imagem positiva no mercado é importante que hotéis e pousadas também busquem oferecer diferenciais.

Proporcionar experiências personalizadas para os hóspedes faz cada um deles sentir que é especial. Entre as ações que podem ser feitas nesse sentido estão, por exemplo, deixar no quarto um kit personalizado para cada cliente, com seu nome e um recado especial. É algo que não sai caro e causa uma boa impressão.

Facilite ao máximo a vida do cliente

Seja em uma viagem de lazer ou de negócios, o cliente não gosta de ter trabalho. Por isso, todas as facilidades que o hotel ou pousada oferecer terão impacto na sua experiência.

Melhore sua hospitalidade oferecendo facilidades como transfer do aeroporto, serviços de lavanderia e agendamento de passeios, por exemplo. Quando mais serviços você disponibilizar para o seu cliente, melhor pode ser a experiência dele.

A hospitalidade em hotéis e pousadas é um ponto que merece a atenção de todos os gestores que atuam na área de turismo. Aposte nessas dicas e perceba se os seus clientes terão experiências cada vez melhores no seu estabelecimento. Vale a pena testar várias práticas de acordo com o público-alvo! No fim, terá clientes fidelizados e dando indicações positivas!

Gostou das nossas dicas? Quer ter acesso em primeira mão a outros conteúdos como esse? Assine nossa newsletter!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This