Como gerar crescimento rápido em hotéis independentes?
Gestão de Empresas

Como gerar crescimento rápido em hotéis independentes?

Escrito por Leucotron

O turismo é um setor em crescente expansão ao redor do mundo. Engana-se quem acha que somente as grandes redes podem se beneficiar do grande número de viajantes. Os hotéis independentes possuem grandes chances de crescimento, desde que acertem o seu modelo de gestão.

Para desenvolver de modo saudável, é preciso adotar estratégias inteligentes na administração hoteleira. Visando a qualidade de serviço e o melhor gerenciamento econômico do negócio, o retorno é quase sempre rápido e garantido.

Portanto, veja quais são as principais medidas a serem adotadas por hotéis independentes e como colocá-las em prática em seu estabelecimento. Dentre os serviços que podem ser explorados, estão as soluções em tecnologia, melhoras na gestão automatizada e a contratação de profissionais especializados. Confira agora mesmo!

Investimento em tecnologia

É um erro achar que somente com um grande capital consegue-se investir em tecnologia para o seu hotel. Há empresas que focam somente no setor hoteleiro, oferecendo resultados para estabelecimentos de qualquer porte.

Idealmente deve-se focar na demanda e na capacidade do seu hotel, mas não deixe de analisar os pontos-chaves que podem ser acionados, equilibrando entre as vantagens trazidas tanto para os clientes quanto para os funcionários.

Check-in automático, sistemas integrados de gestão, PABX digital são algumas das formas de trazer mais tecnologia para o cotidiano da empresa. Os serviços são melhorados na questão da agilidade e precisão da entrega.

Automatização de tarefas

Aliada à questão da tecnologia, algumas atividades do hotel podem ser beneficiadas tornando-se mecanizadas ou passando para o serviço virtual. Trazendo maior agilidade e organização, a automatização de tarefas deve ser pensada globalmente.

Em busca de maior eficiência, eliminar as tarefas que são repetitivas é uma boa saída. Podem ser feitos, por exemplo, o controle do frigobar, enviando instantaneamente o consumo para a recepção. O check-in eletrônico pode ser implantado no hall do hotel, trazendo maior autonomia para os clientes.

O redirecionamento de ligações evita filas de espera e agiliza o atendimento. Qualquer que seja a tarefa escolhida é importante que ela esteja integrada com as demais soluções escolhidas pelos gestores. Fazer com que os funcionários sintam-se à vontade com os aparelhos e saibam usá-lo corretamente também é uma função administrativa.

Gestão modernizada

O perfil da gestão contemporânea é ligada a uma ideia de dinamismo e comunicação. Cursos de especialização, coaching e softwares tornam-se cada vez mais acessíveis, trazendo eficiência acompanhada por um conceito de atualidade.

Todo hotel deve ter algum diferencial, visando criar o seu próprio público de um modo autêntico. E como a gestão pode contribuir para isso? Trazendo novidades que estejam inseridas dentro da realidade do próprio estabelecimento, voltado ao público que já o frequenta.

A adoção de sistemas que integram equipe de funcionários e clientes, neste contexto, torna-se essencial. O sistema de governança hoteleira permite um maior controle de reserva de quartos, bem como a visualização da movimentação do hotel e o seu fluxo de caixa, aliando a tecnologia com a melhora da vida corporativa.

Boa gestão financeira

O controle da administração de um hotel se dá, sobretudo, pela maneira com que as finanças são gerenciadas dentro e fora do negócio. Ter um fluxo de caixa organizado traz clareza para a destinação das despesas, orientando os passos de investimento e prevenindo os episódios de crise.

Tenha sempre em mãos planilhas organizadas, se possível compartilhadas pelos gerentes e líderes de equipe. O balanço deve ser feito mensalmente, e as planilhas personalizadas, de modo a visualizar todas as entradas e saídas de recursos.

Há softwares que sistematizam toda a parte financeira da empresa, trazendo cálculos e sugestões específicas para o setor hoteleiro. Esses programas podem ser instalados em rede, melhorando ainda mais a interação entre os dispositivos do hotel.

Pesquisas de satisfação

Para determinar os passos de desenvolvimento do hotel, o tipo de público é definidor para traçar metas mais sólidas. Pesquisas periódicas podem ser realizadas para levantamento do perfil do hóspede, a sua idade, os seus gostos etc.

As análises podem ser feitas por meio de questionários virtuais, feitos em conjunto com formulários de reserva, por exemplo. Caso o check-in seja eletrônico, ele pode gerar automaticamente dados estatísticos agrupando informações coletadas ao longo de um período definido.

Tendo em mãos dados mais precisos dos hóspedes que frequentam o hotel e o seu grau de satisfação, elaborar soluções para melhorar o atendimento se torna mais eficiente e pontual.

Treinamento de pessoal

Mesmo com os aparatos mais adequados para a gestão do seu hotel, o atendimento é o diferencial que todos os consumidores esperam usufruir em trânsito. Por isso, concomitantemente com a adoção de medidas inovadoras, deve se constituir uma equipe sólida e bem treinada.

Especializações devem ser oferecidas não somente como prêmio, mas como parte da rotina de capacitação dos funcionários. Os treinamentos devem variar em habilidades técnicas e dinâmicas de relacionamento e comunicação, melhorando o entendimento entre os setores do hotel.

Atualizações constantes

A modernização hoteleira pode passar por grandes transformações com a adoção de soluções tecnológicas que otimizem os serviços prestados. Além da comodidade, economia e competência, a tecnologia exige manutenção e o acompanhamento das novidades.

Uma vez que tais programas ou máquinas forem implementadas pelo hotel, deve-se ficar conectado com os lançamentos que o mercado oferece. Assine as newsletters dos prestadores de serviço oficiais e não deixe de assinar revistas especializadas.

Congressos e conferência são eventos onde muitas dessas atualidades/inovações são apresentadas. Por isso, sempre que possível, não deixe de participar e levar parte de sua equipe para “caçar” os melhores mecanismos para o seu hotel.

O crescimento do sistema hoteleiro depende quase exclusivamente de uma gestão eficiente e conectada com as tendências do mercado! Não deixe de se informar sobre as novidades do mundo corporativo, lembrando-se que a melhor solução é aquela que se encaixa no perfil do seu estabelecimento.

Se faz parte do time dos hotéis independentes em busca de resultados positivos, entre em contato com a gente! Venha conhecer as soluções personalizadas que podem melhorar a qualidade do serviço e a otimização dos recursos, trazendo mais produtividade e competência para a sua equipe!

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