Como gerar crescimento rápido em hotéis independentes?
Gestão de Empresas

Como gerar crescimento rápido em hotéis independentes?

Escrito por Leucotron

O turismo é um setor em crescente expansão ao redor do mundo. Engana-se quem acha que somente as grandes redes podem se beneficiar do grande número de viajantes. Os hotéis independentes possuem grandes chances de crescimento, desde que acertem o seu modelo de gestão.

Para desenvolver de modo saudável, é preciso adotar estratégias inteligentes na administração hoteleira. Visando a qualidade de serviço e o melhor gerenciamento econômico do negócio, o retorno é quase sempre rápido e garantido.

Portanto, veja quais são as principais medidas a serem adotadas por hotéis independentes e como colocá-las em prática em seu estabelecimento. Dentre os serviços que podem ser explorados, estão as soluções em tecnologia, melhoras na gestão automatizada e a contratação de profissionais especializados. Confira agora mesmo!

Investimento em tecnologia

É um erro achar que somente com um grande capital consegue-se investir em tecnologia para o seu hotel. Há empresas que focam somente no setor hoteleiro, oferecendo resultados para estabelecimentos de qualquer porte.

Idealmente deve-se focar na demanda e na capacidade do seu hotel, mas não deixe de analisar os pontos-chaves que podem ser acionados, equilibrando entre as vantagens trazidas tanto para os clientes quanto para os funcionários.

Check-in automático, sistemas integrados de gestão, PABX digital são algumas das formas de trazer mais tecnologia para o cotidiano da empresa. Os serviços são melhorados na questão da agilidade e precisão da entrega.

Automatização de tarefas

Aliada à questão da tecnologia, algumas atividades do hotel podem ser beneficiadas tornando-se mecanizadas ou passando para o serviço virtual. Trazendo maior agilidade e organização, a automatização de tarefas deve ser pensada globalmente.

Em busca de maior eficiência, eliminar as tarefas que são repetitivas é uma boa saída. Podem ser feitos, por exemplo, o controle do frigobar, enviando instantaneamente o consumo para a recepção. O check-in eletrônico pode ser implantado no hall do hotel, trazendo maior autonomia para os clientes.

O redirecionamento de ligações evita filas de espera e agiliza o atendimento. Qualquer que seja a tarefa escolhida é importante que ela esteja integrada com as demais soluções escolhidas pelos gestores. Fazer com que os funcionários sintam-se à vontade com os aparelhos e saibam usá-lo corretamente também é uma função administrativa.

Gestão modernizada

O perfil da gestão contemporânea é ligada a uma ideia de dinamismo e comunicação. Cursos de especialização, coaching e softwares tornam-se cada vez mais acessíveis, trazendo eficiência acompanhada por um conceito de atualidade.

Todo hotel deve ter algum diferencial, visando criar o seu próprio público de um modo autêntico. E como a gestão pode contribuir para isso? Trazendo novidades que estejam inseridas dentro da realidade do próprio estabelecimento, voltado ao público que já o frequenta.

A adoção de sistemas que integram equipe de funcionários e clientes, neste contexto, torna-se essencial. O sistema de governança hoteleira permite um maior controle de reserva de quartos, bem como a visualização da movimentação do hotel e o seu fluxo de caixa, aliando a tecnologia com a melhora da vida corporativa.

Boa gestão financeira

O controle da administração de um hotel se dá, sobretudo, pela maneira com que as finanças são gerenciadas dentro e fora do negócio. Ter um fluxo de caixa organizado traz clareza para a destinação das despesas, orientando os passos de investimento e prevenindo os episódios de crise.

Tenha sempre em mãos planilhas organizadas, se possível compartilhadas pelos gerentes e líderes de equipe. O balanço deve ser feito mensalmente, e as planilhas personalizadas, de modo a visualizar todas as entradas e saídas de recursos.

Há softwares que sistematizam toda a parte financeira da empresa, trazendo cálculos e sugestões específicas para o setor hoteleiro. Esses programas podem ser instalados em rede, melhorando ainda mais a interação entre os dispositivos do hotel.

Pesquisas de satisfação

Para determinar os passos de desenvolvimento do hotel, o tipo de público é definidor para traçar metas mais sólidas. Pesquisas periódicas podem ser realizadas para levantamento do perfil do hóspede, a sua idade, os seus gostos etc.

As análises podem ser feitas por meio de questionários virtuais, feitos em conjunto com formulários de reserva, por exemplo. Caso o check-in seja eletrônico, ele pode gerar automaticamente dados estatísticos agrupando informações coletadas ao longo de um período definido.

Tendo em mãos dados mais precisos dos hóspedes que frequentam o hotel e o seu grau de satisfação, elaborar soluções para melhorar o atendimento se torna mais eficiente e pontual.

Treinamento de pessoal

Mesmo com os aparatos mais adequados para a gestão do seu hotel, o atendimento é o diferencial que todos os consumidores esperam usufruir em trânsito. Por isso, concomitantemente com a adoção de medidas inovadoras, deve se constituir uma equipe sólida e bem treinada.

Especializações devem ser oferecidas não somente como prêmio, mas como parte da rotina de capacitação dos funcionários. Os treinamentos devem variar em habilidades técnicas e dinâmicas de relacionamento e comunicação, melhorando o entendimento entre os setores do hotel.

Atualizações constantes

A modernização hoteleira pode passar por grandes transformações com a adoção de soluções tecnológicas que otimizem os serviços prestados. Além da comodidade, economia e competência, a tecnologia exige manutenção e o acompanhamento das novidades.

Uma vez que tais programas ou máquinas forem implementadas pelo hotel, deve-se ficar conectado com os lançamentos que o mercado oferece. Assine as newsletters dos prestadores de serviço oficiais e não deixe de assinar revistas especializadas.

Congressos e conferência são eventos onde muitas dessas atualidades/inovações são apresentadas. Por isso, sempre que possível, não deixe de participar e levar parte de sua equipe para “caçar” os melhores mecanismos para o seu hotel.

O crescimento do sistema hoteleiro depende quase exclusivamente de uma gestão eficiente e conectada com as tendências do mercado! Não deixe de se informar sobre as novidades do mundo corporativo, lembrando-se que a melhor solução é aquela que se encaixa no perfil do seu estabelecimento.

Se faz parte do time dos hotéis independentes em busca de resultados positivos, entre em contato com a gente! Venha conhecer as soluções personalizadas que podem melhorar a qualidade do serviço e a otimização dos recursos, trazendo mais produtividade e competência para a sua equipe!

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

Deixar comentário.

Share This