5 soluções de telefonia que não podem faltar na empresa
Na atualidade, a velocidade com que as exigências do ambiente externo são apresentadas exige de empreendedores e gestores a capacidade de antecipar demandas e criar um fluxo de produtividade constante no ambiente interno das empresas.
Por essa razão, o investimento em tecnologia e a estruturação de um bom serviço de telefonia representam aspectos fundamentais para o sucesso das estratégias de negócio e para a conquista de um lugar de destaque perante a concorrência.
Independentemente do tamanho da organização ou do segmento no qual ela atua, os softwares de telefonia são ferramentas indispensáveis para otimizar a gestão e garantir muitos outros benefícios.
Conheça, a seguir, quais são os 5 softwares de telefonia que não podem faltar nas empresas na atualidade, começando por entender as vantagens que eles oferecem. Confira e esclareça suas dúvidas!
Saiba quais são os benefícios dos softwares de telefonia
A dinamicidade e a conectividade são dois traços muito importantes do mercado atual, que influenciam a maneira como as organizações se posicionam junto a seus colaboradores, clientes, fornecedores e demais públicos estratégicos.
Nesse sentido, os principais benefícios proporcionados por um bom serviço de telefonia estão relacionados ao aumento da eficácia e à economia de recursos nas ações de comunicação interna e externa das empresas.
Os diferentes equipamentos disponíveis no mercado simplificam as tarefas e facilitam a interação, pois oferecem recursos especialmente desenvolvidos para tornar a troca de informações mais ágil e clara.
Sendo assim, os softwares de telefonia contribuem para o aumento da produtividade e a consolidação de um clima organizacional positivo, uma vez que otimizam a rotina gerencial e operacional das empresas.
O atendimento ao cliente é uma área diretamente impactada pela utilização de bons softwares de telefonia, permitindo que as dúvidas, queixas e demais solicitações sejam solucionadas de forma rápida e objetiva.
A diminuição de custos com comunicação empresarial também é um grande benefício dos softwares, que permitem a redução na quantidade de linhas telefônicas utilizadas e no valor das tarifas pagas pela empresa às operadoras.
Agora que você já conhece os benefícios dos softwares de telefonia, saiba quais são as 5 soluções indispensáveis para a sua empresa.
1. PABX
Entre as soluções de telefonia disponíveis no mercado, o sistema de telefonia PABX (Private Automatic Branch Exchange, que em português significa “troca automática de ramais privados”) pode ser definido como uma das ferramentas mais antigas e tradicionais em TI.
Trata-se de uma central telefônica particular que coordena as ligações internas e externas da empresa, utilizando uma única linha telefônica para isso. Os ramais internos são conectados entre si e com os telefones externos, economizando recursos e agilizando a comunicação.
Os diferentes tipos de PABX possibilitam, entre outras funções, o bloqueio de chamadas, a chamada em espera e a transformação de um número de celular em um ramal externo da empresa.
Devido ao seu nível de especialização tecnológica, o PABX do tipo VoIP destaca-se entre os softwares de telefonia existentes no mercado, como você entenderá a seguir.
2. Sistema VoIP
O sistema VoIP (Voz sobre IP) tem suas bases na telefonia IP, que proporcionou uma verdadeira revolução na gestão empresarial por meio da otimização da comunicação interna.
Essa tecnologia integra os recursos digitais ao sistema PABX, permitindo o acionamento dos ramais telefônicos por meio de computadores, notebooks ou celulares, atuando como um servidor Proxy.
Entre as funcionalidades do sistema VoIP estão a realização de chamadas de vídeo, o atendimento de ligações com gravação e direcionamento para ramais previamente definidos e a realização de videoconferências.
Além do sistema VoIP, existem outros softwares de telefonia desenvolvidos para otimizar a realização de reuniões a distância: trata-se dos aplicativos para conferências.
3. Aplicativo de conferência em grupo
Na atualidade, existem diversos aplicativos cuja função é otimizar a gestão empresarial e aumentar a produtividade das empresas. Entre essas tecnologias, os aplicativos de conferência em grupo são uma excelente opção para tornar a comunicação mais abrangente, clara e objetiva.
As empresas encontram versões pagas e gratuitas dessas ferramentas disponíveis no mercado, entre dispositivos para realização de fóruns de conversa, videoconferências e treinamentos, aproximando colaboradores, clientes e fornecedores.
Os aplicativos facilitam o compartilhamento de informações e tornam a resolução de problemas mais ágil, criando as condições ideais para o alcance da excelência em todas as áreas da empresa.
Os aplicativos de conferência podem oferecer ainda mais vantagens quando as empresas integram o seu uso à contratação do serviço de celulares corporativos, como explicaremos a seguir.
4. Celulares corporativos
Devido às exigências do mercado, o investimento em celulares corporativos tornou-se fundamental para a consolidação de um setor de comunicação eficiente nas empresas.
Uma vez que as organizações precisam estar constantemente conectadas aos seus diversos públicos sem fazer com que isso represente um aumento nos gastos com softwares de telefonia, as operadoras disponibilizam diversos planos para a contratação de planos corporativos.
As vantagens oferecidas vão desde isenção de tarifas até o acesso ilimitado à internet, além de descontos ou, até mesmo, de gratuidade na aquisição de aparelhos celulares.
Finalizando a lista de softwares de telefonia indispensáveis, você conhecerá uma ferramenta capaz de facilitar a construção de conhecimento e o aprimoramento das práticas de relacionamento da sua empresa.
5. Gravadores telefônicos
Os gravadores telefônicos possibilitam o registro e o monitoramento dos dados gerados em ligações internas e externas, oferecendo mais segurança para o compartilhamento de informações.
Além disso, essas ferramentas permitem que a sua empresa aproveite o conteúdo memorizado para melhorar o desempenho em áreas como atendimento ao cliente ou treinamento de funcionários, possibilitando o acompanhamento das ações ao longo do tempo.
Chegando ao final do nosso artigo, é importante lembrar que o emprego qualificado dos softwares de telefonia e das demais ferramentas de comunicação empresarial disponíveis no mercado depende diretamente da escolha de um bom prestador de serviços.
É preciso procurar uma empresa capaz de oferecer soluções em tecnologia com qualidade excepcional e um bom custo-benefício, atuando como um verdadeiro parceiro da sua empresa.
Dessa forma, é possível aproveitar todos os benefícios dos softwares e equipamentos de telefonia e simplificar a gestão, garantindo as condições ideais para o crescimento do negócio a curto, médio e longo prazo.
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