Quer conhecer alguns exemplos de startups unicórnio? Veja aqui.
Todo mercado se beneficia com as empresas que têm a inovação como carro-chefe. Hoje, não é difícil encontrar exemplares que buscam atender a uma necessidade com base em soluções tecnológicas. Alguns desses negócios são tão relevantes que passam a ser chamados de startups unicórnio.
Você já deve ter ouvido falar do termo ou se deparado com ele em algum canal de comunicação. Pois bem, saiba que representa aquelas iniciativas que, mesmo sem terem um produto ou serviço completamente definido, alcançam uma valorização expressiva em suas áreas.
A associação com a palavra unicórnio foi usada pela primeira vez por Aileen Lee, investidora e fundadora da Cowboy Ventures. Isso ocorreu em 2013, após ela citar diversas startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares. Foi uma nomenclatura interessante para enfatizar a raridade desse tipo de conquista, praticamente uma fantasia, como a existência do unicórnio.
Trata-se, portanto, de um apelido exclusivo para as ideias que se tornaram gigantes e apresentam um valor igual ou superior a 1 bilhão de dólares. Como já existem várias pelo mundo, vamos mostrar algumas delas para você ficar por dentro e se inspirar. Boa leitura.
Exemplos de startups unicórnio
Inicialmente, o termo ficou bastante restrito às empresas de software e era usado para classificar aquelas com melhor preço de mercado. Com o tempo, diferentes negócios foram entrando para essa lista, o que permitiu que marcas variadas concorressem ao título.
Há exemplos espalhados por inúmeros países, incluindo o Brasil. Aproveite para conferir os diferenciais de cada nome que selecionamos.
Movile
A primeira da lista se dedica a investir e a desenvolver negócios de tecnologia para que as pessoas alcancem o máximo de seu potencial. A Movile é formada por especialistas das áreas de gestão, cultura, finanças e inovação. Em seu dia a dia, procuram apoiar empresas e profissionais que desejam crescer de forma acelerada.
Muitas pessoas não conhecem a marca, embora tenham contato com seus negócios. Alguns deles também compõem o time das principais startups unicórnio, como é o caso do IFood e da Sympla. Em todos os seus processos, a empresa procura garantir a integração do físico e digital, fornecendo serviços mistos nos segmentos de logística, bilheteria e pedido de alimentos.
Loggi
A Loggi tem seu foco na logística, já que coleta produtos de pequenos e grandes comércios eletrônicos para transferi-los aos destinos. Seu serviço funciona como um intermediador de entregas, que conecta clientes a um mensageiro para receber as encomendas.
A startup conta com um aplicativo de entregas via motoboy. Assim, é possível fazer desde pedidos até a retirada de documentos. A proposta tem vantagens para diferentes lojas virtuais, visto que permite enviar pacotes em diferentes quantidades, acompanhar o andamento e pagar apenas no mês seguinte.
99
Outra representante nacional das startups unicórnio é a 99, fundada por Ariel Lambrecht, Paulo Veras e Renato Freitas em 2012. O propósito com o lançamento era tornar o transporte mais barato, rápido e seguro para os passageiros, e mais rentável e tranquilo para os motoristas.
No Brasil, a empresa conecta 18 milhões de passageiros a 600 mil motoristas das mais diversas categorias — taxi, top e pop, todas com suas particularidades e faixas de preço. Por meio do aplicativo, pessoas conseguem reinventar o jeito de se locomover pelas cidades que dispõem da ferramenta.
IFood
Difícil pensar em delivery sem lembrar desse nome. Afinal, o Ifood se tornou um dos preferidos quando o assunto é pedir comida com praticidade e conforto. Mais que um aplicativo para fazer pedidos pelo celular, a marca se consolida como um verdadeiro marketplace composto por vários restaurantes.
O ramo de entrega de alimentos pela internet só ganhou força com a pandemia. Ao longo dos anos, o sucesso da ideia nacional em melhorar a experiência dos consumidores foi tanta que a empresa passou a marcar presença em outros países, como México, Colômbia e até Argentina.
Quinto Andar
Outro destaque entre as startups unicórnio é a plataforma que se dedica a combater a burocracia no momento de alugar imóveis. Por conta das facilidades que proporciona a quem busca uma casa ou apartamento, a Quinto Andar acabou revolucionando o setor imobiliário.
Pensada por André Penha e Gabriel Braga, a proposta era evitar obstáculos comuns na procura por uma moradia. Os empreendedores conseguiram eliminar questões como a necessidade de fiador ou de depósito caução. Com o auxílio da empresa, a pessoa consegue agendar visitas e até negociar direto com o proprietário, para comprar ou alugar.
Nubank
Criada em 2013, essa operadora de cartões de crédito se tornou unicórnio 5 anos depois de sua fundação, após participar de uma rodada de investimentos. Hoje, o Nubank comemora a classificação como o maior banco digital independente do mundo.
Um dos grandes diferenciais da marca está na oferta de planos livres de tarifas e de anuidade. Com o aplicativo, o usuário pode controlar seus gastos e acompanhar seus ganhos detalhadamente. A ferramenta é intuitiva e possibilita transações diversas, como pagamentos, saques em caixas eletrônicos e reserva para rendimentos.
A importância da tecnologia nesses negócios
Ter ideias inovadoras, ser escalável, promover grandes mudanças e captar investimentos são passos básicos para criar uma empresa capaz de crescer e ocupar espaço de destaque. E sabemos que revolucionar um mercado pode ser muito mais viável com o auxílio de bons recursos tecnológicos.
A tecnologia é crucial para que as startups unicórnio alcancem os resultados esperados. Não é à toa que boa parte delas têm seus modelos de negócio baseados em marketplaces, Software as a Service (SaaS) e soluções que integram as finanças aos sistemas digitais — proposta recorrente nas chamadas fintechs.
Crescer em tão pouco tempo significa que a empresa tem potencial para atender a uma demanda cada vez maior. Isso envolve o controle de vários processos e a adoção de ferramentas que possam otimizar o trabalho dos colaboradores, de modo que as novas ofertas não percam a qualidade inicial.
A tendência é que, na corrida pelo reconhecimento de suas ideias, mais empreendedores se esforcem para acelerar as melhorias por meio da inovação tecnológica. Esse progresso pode adicionar novas startups unicórnio a um grupo que vem se expandindo para favorecer toda a sociedade.
Ainda não tem cadastro na nossa newsletter? Assine agora para receber avisos sobre as publicações dos próximos conteúdos.