Tecnologia na agricultura: 4 tendências que você deve ficar de olho
A tecnologia está presente em todas as áreas do mercado, e é fato que o uso de equipamentos tecnológicos auxilia os agricultores nas mais diversas atividades. Tarefas simples ou complexas podem ser realizadas com muita tranquilidade e facilidade por meio de recursos inovadores. As inovações na agricultura incluem o uso de sensores, máquinas e sistemas integrados.
Todos os avanços tecnológicos permitem maior produtividade, eficiência nos trabalhos realizados, aumento dos lucros, maior segurança nas operações e diminuição dos gastos desnecessários. Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância de investir em tecnologia e a necessidade de conhecer as principais tendências da agricultura nos tempos atuais.
Quer saber mais sobre a tecnologia na agricultura? Continue a leitura.
Saiba qual é a importância de investir em tecnologia na agricultura
A tecnologia na agricultura veio para facilitar a vida dos agricultores em geral. Por meio dela, é possível utilizar a quantidade ideal de pesticidas, insumos e fertilizantes em toda a plantação, selecionando as áreas que precisam de mais ou menos água e tratando cada planta de maneira diferenciada.
Dentre os benefícios encontrados nas inovações tecnológicas da agricultura, estão:
- redução considerável de insumos;
- aumento da produção;
- diminuição dos impactos no meio ambiente;
- aumento da segurança dos envolvidos com o plantio e colheita;
- fácil detecção de falta de nutrientes no solo.
Sem contar que, além de todas essas vantagens, a utilização dos recursos tecnológicos permite maior confiabilidade da plantação, já que existem ferramentas para total controle de produção, estoque, processamento e distribuição de itens produzidos na lavoura.
Entenda quais são as principais tendências em que você deve ficar de olho
Em meio a esse período de grandes avanços tecnológicos na área da agricultura, algumas tecnologias têm se destacado. Dentre as mais utilizadas e consideradas importantes, vamos destacar as que estão fazendo sucesso e que viraram tendência no setor. Confira quais são elas!
IoT
A Internet das Coisas (IoT) vem sendo muito utilizada no ramo agrícola. Com ela, os objetos conectados à internet têm sido usados para fazer a coleta e a transmissão de dados necessários para o bom andamento dos plantios.
Um equipamento que faz toda a diferença na IoT é o drone, que monitora as condições das plantações tornando desnecessário o deslocamento de pessoas para inspeções das lavouras. A IoT também agregou sensores aos equipamentos como tratores e maquinários agrícolas.
Serviços em nuvem
Informações colhidas por drones, veículos autônomos, robôs e animais com sensores são colhidas e enviadas para a nuvem, de modo a formar um banco de dados que permite a tomada de decisões mais seguras. O mais interessante é que as informações podem ser acessadas a qualquer momento e de qualquer lugar.
Dispositivos
Existem dispositivos especiais que já estão disponíveis para o uso dos agricultores. Eles são utilizados como uma espécie de aparelho de raios-X, que passa informações sobre a topologia do terreno e disponibiliza dados sobre a temperatura, umidade e outros aspectos referentes à resistência do solo.
Mobilidade
Outra tendência interessante do meio tecnológico para a agricultura é a mobilidade. Acessar as informações e compartilhá-las a partir de qualquer lugar e em alta velocidade é de extrema importância para a produtividade das lavouras. Acompanhar e monitorar a sua fazenda em tempo real é um diferencial competitivo na atualidade.
Então, a tecnologia na agricultura é uma poderosa ferramenta para alcançar o sucesso tão desejado no plantio e na colheita de plantas das mais variadas espécies. Pode-se dizer que a inovação tecnológica tem papel fundamental nos avanços da agricultura no Brasil, pois por meio dela os agricultores conseguem agilizar os processos.
Gostou do nosso post sobre a tecnologia na agricultura? Então, compartilhe no Facebook e LinkedIn.