vantagens da locação de equipamentos

Descubra as vantagens da locação de equipamentos para sua empresa!

Independentemente do segmento em que sua empresa atua, é fato que a utilização de equipamentos é considerada essencial. Isso porque o avanço da tecnologia tem permitido que cada vez mais tarefas sejam delegadas, dando espaço para a automatização dos processos. 

No entanto, sabemos muito bem que nem todos os empreendimentos possuem capital para adquirir ferramentas próprias. Então, como uma solução para essa necessidade surgiu a possibilidade de fazer a locação desses acessórios.

Devido às vantagens da locação de equipamentos serem diversas, muitos empreendedores têm optado por investir nessa prática. A empresa tem à sua disposição uma variedade imensa de ferramentas que podem ser locadas por um valor mais acessível e de forma mais prática.

Então, se você ainda tem dúvidas de que a locação pode ser uma alternativa vantajosa para a sua empresa, neste artigo, vamos mostrar os principais benefícios de optar pelo aluguel de equipamentos. Acompanhe a leitura!

Redução de custos

O primeiro benefício visível da locação diz respeito ao custo da aquisição. Independentemente da ferramenta que você pretende comprar, caso ela seja pouco usada, pode não ser muito vantajoso para o seu negócio. Além de precisar desembolsar o valor da aquisição, será necessário levar em consideração os gastos com manutenções e, com o passar do tempo, a depreciação do equipamento, caso seja colocado à venda novamente.

Por esse motivo, quem opta pela locação de equipamentos tem como vantagem a redução dos custos, já que não será necessário fazer grandes investimentos iniciais e os gastos com manutenções, transporte e emissão de documentos ficam sob a responsabilidade da empresa locadora. Diante disso, fica visível a economia que a empresa tem ao escolher locar os equipamentos.

Equipamentos mais modernos

Outra vantagem que podemos mencionar é o acesso a equipamentos mais modernos. Quando sua empresa compra a ferramenta, dependendo do custo, fica mais difícil trocar por um novo. Por outro lado, quando é feito a locação, a locadora coloca à disposição do cliente vários modelos de equipamentos para serem alugados.

Aliás, uma empresa de locação sempre preza pela renovação de seus equipamentos como uma forma de se manter competitiva no mercado. Então, é de se esperar que ela ofereça para você o que há de melhor e mais moderno no mercado de equipamentos. Sem contar que a variedade de modelos permite que você alugue ferramentas para auxiliar nas mais diversas funções dentro da empresa. Tudo isso de forma simples e prática, sem precisar fazer grandes investimentos.

Economia com manutenção

Como mencionamos, a empresa locadora fica responsável por (quase) tudo que envolve os trâmites para a liberação e o funcionamento dos equipamentos, inclusive, a manutenção. Isso significa que é menos uma preocupação para a sua empresa, pois a locadora oferece todo o suporte necessário para manter os equipamentos funcionando bem.

Quem lida diariamente com equipamentos, seja eles quais forem, sabe que a manutenção periódica é fundamental para manter a preservação das ferramentas de maneira que seja garantida a segurança do colaborador responsável pelo manuseio da máquina. Logo, requer um investimento por parte do proprietário para manter uma maior durabilidade.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocacia

Sendo assim, quando você escolhe alugar, todas essas despesas são repassadas para a locadora. No entanto, devemos salientar que pelo fato de a locadora se responsabilizar pelas revisões e manutenções, sua responsabilidade de prezar pela conservação dos equipamentos não é isenta. Isso significa que você deve orientar os funcionários sobre a maneira correta de manusear as ferramentas para que sejam reduzidas as chances de ocorrer falhas por falta de cuidado.

Troca imediata

Agora, se o equipamento apresentar uma falha técnica que não foi causada por um descuido humano, não se preocupe. A substituição da peça é feita de forma imediata e, por isso, sua produção ou atividade não será afetada.

Isso não acontece quando o equipamento já é seu, pois você teria que providenciar o envio do equipamento para o conserto (ou solicitar a visita de um técnico), esperar um retorno ou buscar meios de providenciar um substituto. Por mais rápido que seja esse processo, ele demandará tempo. Logo, é possível que ocorra uma redução significativa na sua produção ou queda no desempenho de suas atividades. Então, pense nisso!

Instalação e montagem

Sabe aquelas preocupações com a instalação e montagem, como onde encontrar um profissional para instalar, quanto custará os serviços ou se a montagem ficará bem-feita? Todas elas passarão longe da sua empresa, no momento em que você optar pela locação dos equipamentos. Afinal de contas, todo o trabalho de transporte, instalação e montagem fica na responsabilidade da locadora.

Além disso, devemos ressaltar a vantagem de cortar os gastos com a lojista. Isso porque o trabalho com o transporte e armazenamento são preocupações bastante comuns entre os gestores que precisam adquirir novos equipamentos. Dependendo do tamanho da máquina, é necessário contratar um veículo de transporte especial e providenciar um espaço seguro para ficar alocado quando não estiver em uso.

Em contrapartida, quando você opta pela locação dos equipamentos, você elimina a preocupação com o transporte e armazenamento, pois a locadora fica responsável por levar a máquina até a sua empresa, e quando não estiver mais utilizando a peça, basta solicitar a devolução.

Diferentes períodos de contrato

Outra vantagem muito interessante é a flexibilidade dos contratos. Caso você esteja pensando que o tempo pode ser um empecilho para começar a fazer uso dessa prática, saiba que independentemente do prazo que você pretende ficar com os equipamentos, é possível obter um bom acordo com a locadora, de maneira que seja vantajoso para ambos.

Com base nas informações que vimos neste artigo, percebemos que as vantagens da locação de equipamentos são muito interessantes para as empresas que buscam meios de otimizar a sua produção e o seu atendimento sem precisar fazer grandes investimentos. No entanto, como nem tudo são flores, é importante que você saiba escolher a locadora que fornecerá as ferramentas que procura. 

Nossa dica é que você faça uma avaliação das vantagens e desvantagens de cada uma das empresas de locação para escolher a que oferece melhor oferece custo-benefício. Escolhendo a empresa certa, você poderá usufruir das vantagens da locação de equipamentos com total tranquilidade.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre esse assunto? Então, curta a nossa página no Facebook!

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.