Locação de equipamentos de comunicação: quais são as vantagens?
Gestão de Empresas

Locação de equipamentos de comunicação: quais são as vantagens?

Escrito por Leucotron

Nos dias atuais, para manter a sua vantagem competitiva e crescer no mercado, a automatização dos processos organizacionais precisa acontecer nas empresas, independentemente do seu tamanho ou do seu segmento de atuação.

Nesse sentido, muitos gestores estão descobrindo que a locação de equipamentos de comunicação tornou-se bem mais vantajosa para as empresas que a sua compra, graças aos benefícios oferecidos pela terceirização de serviços em TI.

Descubra, agora, as vantagens da locação de equipamentos de comunicação e saiba quais são os cuidados necessários para garantir a contratação de bons fornecedores e a eficácia na prestação dos serviços. Boa leitura!

Redução de custos

Uma das maiores preocupações dos gestores, na atualidade, continua sendo a redução de custos em toda a cadeia de produção da empresa. Nas últimas décadas, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada das empresas nessa árdua tarefa.

Entretanto, a aquisição de ferramentas e programas de última geração exige um investimento alto, o qual, muitas vezes, está bem acima das possibilidades do negócio.

Além dos valores destinados à compra, a empresa precisa arcar com os gastos referentes à manutenção e à atualização dos dispositivos, o que torna essa escolha ainda mais inviável do ponto de vista da sobrevivência do negócio no futuro.

Dessa forma, a locação de equipamentos de comunicação diminui os gastos e representa uma grande economia de recursos para empresas de qualquer natureza.

Ela elimina os custos com manutenção, mão de obra, armazenamento e transporte, permitindo que os gestores possam investir tal quantia em áreas mais estratégicas, favorecendo, o planejamento estratégico e a gestão financeira.

Maior controle sobre o custo-benefício

Por meio da contratação de bons fornecedores, capazes de cumprir prazos e disponibilizar ferramentas de qualidade, as empresas não apenas garantem a redução de gastos como, além disso, podem fazer um acompanhamento bem detalhado dos investimentos feitos a curto, médio e longo prazo.

Como o aluguel dos dispositivos é feito por períodos determinados previamente, a análise da qualidade dos materiais e do desempenho da equipe é feita durante cada janela de contratação dos fornecedores, o que facilita a correção de problemas e o melhor aproveitamento dos recursos.

Uma vez que a demanda pela locação de equipamentos de comunicação vem crescendo a cada ano, os fornecedores estão fazendo grandes investimentos na aquisição de maquinário extremamente qualificado, em sintonia com as últimas novidades do cenário de TI no Brasil e no mundo.

Acesso à tecnologia de ponta

Ao investir no aluguel de ferramentas de telefonia e TI para otimizar a comunicação corporativa, as organizações têm acesso à tecnologia de ponta e podem acompanhar todas as inovações e tendências do mercado.

A especialização tecnológica dos equipamentos oferecidos pelos prestadores de serviço em comunicação deve vir acompanhada de uma enorme variedade de máquinas e recursos, os quais podem atender perfeitamente à demanda dos processos gerenciais e operacionais do negócio.

Com isso, o trabalho da equipe é simplificado, graças à agilidade e à eficiência imprimidas às tarefas pelo uso qualificado dos recursos tecnológicos, o que reflete positivamente nos índices de produtividade da empresa.

Aumento da produtividade

A locação de equipamentos de comunicação tem influência direta sobre a produtividade da empresa, favorecendo a realização das tarefas por conferir mais segurança à troca de informações entre os colaboradores, ao armazenamento de dados e a outros processos importantes para o sucesso do negócio.

O aumento nos índices de produtividade, por sua vez, tem um impacto considerável sobre a motivação e o engajamento dos colaboradores, que passam a visualizar os bons resultados como efeito da sua contribuição com o crescimento do negócio, sentindo-se valorizados.

A excelência na produção é favorecida, também, pela garantia de maior rapidez na realização das manutenções preventivas e corretivas, graças ao suporte especializado oferecido pelos fornecedores contratados.

Suporte especializado e agilidade na resolução de problemas

A empresa que disponibiliza o aluguel de equipamentos de comunicação também se responsabiliza pela adequação de todos os dispositivos às exigências da empresa contratante, garantindo a qualidade na resolução de problemas por meio da atuação de profissionais especializados.

Inclusive, a previsão de manutenção periódica costuma ser estabelecida claramente nos contratos de aluguel das ferramentas de TI, o que oferece ainda mais segurança para as empresas que optam pela terceirização de serviços.

Dessa forma, é possível reduzir gastos, negociando melhores prazos e valores para as ações de suporte técnico oferecidas pelos fornecedores durante a vigência do contrato.

A locação de equipamentos de comunicação tem ainda mais uma vantagem, relacionada à gestão tributária das empresas.

Economia tributária

A legislação tributária brasileira impõe condições extremas aos empresários, de modo que a busca por oportunidades viáveis de economizar e pagar menos impostos é uma tarefa constante.

Nesse cenário, investir no aluguel de ferramentas de comunicação torna-se uma estratégia que colabora para a economia tributária, uma vez que é possível deduzir os gastos com a locação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

Para que isso seja possível, é preciso que as empresas que contratam fornecedores estejam inscritas no regime tributário do lucro real.

Entretanto, para que a locação de equipamentos de comunicação seja de fato vantajosa, é preciso adotar algumas ações essenciais, as quais você entenderá agora.

Locação de equipamentos de comunicação de sucesso

Para contratar os melhores fornecedores e ter acesso a ferramentas de qualidade com tecnologia de ponta, as empresas devem seguir alguns cuidados básicos na locação de equipamentos de comunicação.

O primeiro passo é avaliar com bastante critério as demandas internas, identificando quais processos gerenciais e operacionais necessitam de maior suporte para, então, procurar por fornecedores que possam atender às necessidades percebidas com eficiência.

Feita essa análise, é preciso fazer um comparativo do custo-benefício entre as opções disponíveis, tomando o cuidado de não efetivar uma decisão estratégica tão importante quanto a terceirização de produtos e serviços de TI tendo como critério principal o preço.

A partir de então, vale a pena considerar questões como o nível de produtividade, a qualidade dos dispositivos e a agilidade na resolução de problemas, sem esquecer da flexibilidade dos parceiros na hora de negociar prazos de execução ou condições de pagamento.

Por fim, feita a escolha de bons fornecedores, chega o momento de elaborar os contratos de prestação de serviços, estabelecendo todos os critérios para lidar com situações como atrasos na entrega, mau funcionamento dos equipamentos ou dificuldades no diálogo com os prestadores, entre outras.

Dessa forma, é possível controlar os riscos e criar as condições favoráveis para otimizar a rotina organizacional, facilitando o trabalho dos colaboradores e permitindo que o negócio alcance resultados melhores e mais consistentes com o passar do tempo.

Quer descobrir outros cuidados necessários para garantir que a sua empresa aproveite todos os benefícios oferecidos pela locação de equipamentos de comunicação? Siga a Leucotron nas redes sociais — estamos no Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn e YouTube!

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This