Por que saber vender por telefone é tão importante para a sua empresa
Vender por telefone ainda é um dos recursos mais importantes nos processos de marketing de uma empresa. Essa atividade é tão necessária para os lucros do negócio que, mesmo com a ascensão da internet e das oportunidades de crescimento que ela passou a oferecer, o telemarketing ainda continua fazendo parte das estratégias dos empreendimentos no mercado. Desse modo, para você não perder oportunidades e estimular o crescimento de sua instituição, é fundamental investir em seus serviços de modo a criar uma área mais completa de atendimento.
É muito comum encontrar empresas que, mesmo dispondo de uma equipe específica para as funções de venda por telefone, não conseguem obter resultados significativos em seus processos. Essa situação pode estar relacionada à má organização do time, bem como à falta de estratégias para realizar esse tipo de serviço, o que afeta o desempenho dos colaboradores e o declive das vendas na empresa.
Por isso, é essencial que os gestores invistam nesse setor, de modo a elevar o desempenho e possibilitar resultados positivos. Para ajudar nessa questão, preparamos este artigo dispondo das principais informações sobre a importância de vender por telefone. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
O que é telemarketing?
A princípio, é importante compreender no que consiste o termo telemarketing. Essa expressão está relacionada à promoção de vendas de serviços ou produtos tendo como principal canal comunicativo ligações telefônicas. Como o próprio nome já ressalta, também é uma forma de marketing direto em que, por meio do telefone, há a divulgação de produtos, serviços e soluções, o que normalmente é realizado por um call center.
Em um primeiro momento, esse recurso foi utilizado para atender às vendas. No entanto, atualmente é comum o telemarketing envolver também as atividades de atendimento ao cliente, serviços de suporte técnico e cobranças. A título de curiosidade, essa expressão foi usada pela primeira vez no final da década de 70, tendo a finalidade de notificar os serviços de ligação da empresa norte-americana Bell System.
Dessa forma, ao implantar esse processo em sua empresa, são disponibilizadas funções de marketing, comunicação e vendas em um só departamento. Isso possibilita gerar maior produtividade ao viabilizar um contato direto com os consumidores potenciais das suas ofertas. A mesma vantagem acontece quando é o cliente que tem interesse de entrar em contato com sua marca, pois com o telemarketing o seu público-alvo tem acesso facilitado.
Qual a importância em montar uma equipe para vender por telefone?
Investir em uma equipe bem estruturada de telemarketing é uma estratégia de grande utilidade para a sua empresa. Esse projeto tem a função de facilitar o contato dos seus clientes com a sua empresa. Mesmo que os veículos de comunicação digitais estejam crescendo em níveis surpreendentes, o recurso telefônico ainda é relevante em todo o mundo.
Ao desenvolvê-lo em sua empresa, você consegue ampliar sua comunicação com o mercado, além de dar maior valor aos seus clientes, por meio da viabilização de um suporte mais ágil e eficiente. Desse modo, é possível apresentar soluções em tempo real, sem haver a necessidade de espera exigido por outros meios de atendimento, como é o caso de e-mail ou via ticket.
A formação de um telemarketing é uma operação relativamente simples, que tem o potencial de aumentar de forma exponencial o seu número de vendas, bem como possibilitar ao consumidor um serviço de mais qualidade e eficiência. Com isso, é possível aumentar a satisfação do cliente por meio de um atendimento mais humanizado.
Quais as principais técnicas utilizadas para vender por telefone?
Veja agora como você pode fazer para conseguir vender mais por telefone!
Divulgação de promoções
A primeira técnica que podemos ressaltar é a divulgação de promoções. Esse método é bastante comum entre os planos de vendas e tem grande importância quando o assunto é vender mais por telefone.
Desse modo, use o telemarketing para entrar em contato com os clientes e divulgar as principais ofertas e promoções que fazem parte dos seus itens de consumo.
Não é recomendado utilizar o recurso de ligações para divulgar todo os serviços da sua empresa. O ideal é que o contato com o cliente seja direcionado a atender às suas reais necessidades.
Qualificação de leads
O telemarketing pode ser considerado tanto uma ferramenta para vendas quanto para relacionamento, sendo peça-chave para que a empresa tenha sucesso em seus objetivos. A esse respeito, os gestores podem utilizá-lo, por exemplo, como um instrumento para qualificar os seus leads. Caso você não tenha noção, o lead é caracterizado como aquela pessoa ou organização com grande potencial para se tornar cliente da sua marca.
Dessa forma, o contato pelo telefone pode ser uma boa forma de conquistar aquele público que já conhece os seus serviços. Claro que você também terá bons resultados ao atingir o grupo de consumidores que não conhecem a sua empresa, mas essas pessoas terão uma taxa de conversão bem menor.
Ao focar suas metas de telemarketing no grupo de clientes mais qualificados, é possível obter maiores resultados, além de reduzir os esforços e tempo com campanhas de marketing em um grupo de menor retorno. Por isso, uma importante dica é preferenciar os contatos que sua empresa já conseguiu nos processos de recepção.
Qualidade no atendimento
Por fim, também é válido citar a importância da qualidade no atendimento como técnica essencial para elevar suas vendas por telefone. Para isso, uma medida fundamental é investir no treinamento da equipe responsável pelo atendimento ao cliente. Quanto mais capacitado o seu time estiver, mais fácil será converter os seus clientes em consumidores potenciais.
Sua equipe deve desempenhar habilidades voltadas ao diálogo persuasivo, bem como compreender todas as informações sobre os produtos e serviços da empresa, para que possa se comunicar com o público de forma ágil, clara e eficiente.
Essas foram as principais informações sobre a importância de vender por telefone e como isso pode gerar grandes resultados. Vale ressaltar que a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Empresas como a Leucotron oferecem soluções que podem otimizar os seus processos, como é o caso dos sistemas de Avaliação de Atendimento e Confirmação de Compromissos.
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