Saiba quais as principais diferenças entre as tecnologias VoIP e telefonia IP
O protocolo de voz sobre Internet (VoIP) e a telefonia IP geralmente são confundidos como dois meios de comunicação separados. Embora existam algumas distinções sutis entre os dois, eles pertencem essencialmente à mesma família de telefonia.
Entender como cada um deles funciona e quais os benefícios eles podem trazer ao seu negócio é fundamental para escolher a opção mais acertada e melhorar a comunicação na sua empresa, principalmente com seus clientes.
Neste artigo, nós falamos sobre as diferenças e semelhanças entre VoIP e telefonia IP e também sobre outras tecnologias relacionadas. Confira!
O conceito de VoIP e telefonia IP
Pense na telefonia IP como o conceito geral ou a experiência de comunicação via Internet. O VoIP é basicamente um subconjunto desse conceito, que atua como um veículo de transporte digital para chamadas telefônicas. É a maneira de transmitir a voz de alguém através de uma rede de dados, normalmente com hardware e aplicativos associados, que tornam os sistemas de telefonia VoIP amigáveis ao usuário e uma ferramenta comercial produtiva.
A telefonia IP — um sistema exclusivamente baseado em computador —, por sua vez, depende em grande parte do VoIP para sua funcionalidade.
As diferenças entre os dois modelos
Apesar de o VoIP e a telefonia IP estarem dentro de um mesmo universo, os dois modelos possuem algumas diferenças relacionadas ao funcionamento. Confira!
VoIP
Ao introduzir o VoIP em uma rede que usa telefones tradicionais, é importante lembrar que ele usa roteadores habilitados para voz. Esses roteadores convertem a voz analógica dos sinais telefônicos tradicionais em pacotes IP. Depois de convertido em pacotes IP, o roteador envia esses pacotes entre os locais correspondentes.
Telefonia IP
Na telefonia IP, o próprio telefone IP realiza a conversão de voz em IP. Roteadores habilitados para voz não são necessários na rede corporativa. Os telefones IP podem usar um gestor como um servidor para controle e sinalização de chamadas.
A importância dessas tecnologias para o negócio
Um dos principais benefícios do VoIP é o custo mais baixo, que praticamente qualquer empresa pode assumir. Você só pode instalar tantas linhas telefônicas em uma empresa que acrescente custos, principalmente se desejar fazer chamadas de longa distância.
Além disso, custos mais baixos também estão associados ao hardware e software para operar o sistema. Fornecedores de alta qualidade garantem que seus clientes sempre tenham sistemas atualizados e forneçam todo o hardware atual. Isso elimina a necessidade de as empresas adquirirem seus próprios telefones e infraestrutura, o que resulta em economia.
Outro grande benefício do VoIP é a simplificação das chamadas em conferência. As linhas telefônicas tradicionais permitem conferências, mas por um preço muito mais alto ao adicionar serviços, além de hospedar vários chamadores. O VoIP permite que os funcionários participem de ligações ou conferências telefônicas onde quer que estejam com a tecnologia portátil que requer apenas telefone e internet.
A seguir, estão alguns dos benefícios de optar por um sistema de telefonia IP.
Economia significativa de custos em ligações telefônicas
As organizações podem ignorar os encargos cobrados pelas companhias telefônicas porque as linhas telefônicas analógicas não são mais necessárias. Isso se traduz em menores custos operacionais ao longo do tempo.
Melhor mobilidade e conectividade
Como os sistemas de telefonia IP transmitem dados pela Internet, as organizações podem se comunicar praticamente em qualquer lugar do planeta, desde que tenham conectividade à internet. Os telefones IP não precisam alterar números e também não há necessidade de pagar tarifas de longa distância.
Facilidade de instalação e configuração
Os sistemas telefônicos IP são muito mais fáceis de instalar e configurar do que os sistemas telefônicos tradicionais. Software proprietário, interfaces gráficas de usuário e outras tecnologias exclusivas usadas pelas companhias telefônicas podem ser confusas e complexas demais para a maioria das pessoas. Por outro lado, os sistemas de telefonia IP tendem a ser mais facilmente compreendidos por qualquer pessoa familiarizada com redes.
Natureza escalável
Os sistemas de telefonia IP não são restritos por determinado número de conexões telefônicas físicas. As organizações que precisam de novas conexões telefônicas podem simplesmente conectar um novo telefone IP ao roteador.
A telefonia em nuvem
A telefonia em nuvem é uma tecnologia de comunicação de dados na qual todos os aplicativos de comunicação, como servidores, sistemas de comutação e roteamento, linhas etc., são mantidos e hospedados pelo provedor de serviços.
Os clientes apenas precisam pagar pelos serviços e aplicativos que usam. Desse modo, isentando-os do pesado investimento que deveriam ter sofrido se optassem pela implantação do sistema PABX.
O crescimento desse tipo de solução
A tecnologia em nuvem ganhou mais popularidade no ambiente de negócios e está crescendo exponencialmente. Para muitas empresas, a comunicação por voz é uma parte essencial do tratamento com clientes e fornecedores.
A comunicação por voz tem mais potencial do que outras comunicações e pode fazer ou quebrar um acordo. Quando se trata de CRM, a voz desempenha um papel vital e mostra seu impacto na experiência dos clientes mais do que qualquer outra coisa. É aí que entra a telefonia em nuvem. Com o tempo, o uso da telefonia em nuvem no campo das PMEs (pequenas e médias empresas) está crescendo significativamente.
De acordo com um relatório da Gartner, a indústria de serviços de nuvem deve crescer até os 383 bilhões de dólares neste ano. O avanço da nova tecnologia tornou a comunicação fácil e eficaz. Você pode mudar facilmente para serviços baseados na nuvem sem a necessidade de qualquer infraestrutura adicional ou conhecimento técnico.
Onde o VoIP comercial se encaixa em tudo isso?
A comunicação comercial evoluiu por causa da internet e dos serviços de VoIP baseados na internet. A lógica para o uso de um sistema telefônico comercial, no entanto, é a mesma para empresas que mudam para a nuvem e para empresas que começaram com linhas telefônicas tradicionais.
Os empresários usam o VoIP para reduzir o custo das telecomunicações sem sacrificar a qualidade das chamadas e sua acessibilidade aos clientes. Eles também investem em um sistema telefônico para implementar chamadas externas e discagem por ramal no mesmo sistema.
Os sistemas telefônicos baseados em nuvem e o VoIP comercial têm essencialmente a mesma funcionalidade. Mas, se entrarmos em detalhes, é na nuvem que as empresas extraem informações e usam os serviços de um servidor VoIP.
Além disso, a nuvem transforma qualquer dispositivo com acesso à internet em um telefone em potencial. Ele integra todos os serviços de um servidor VoIP e muito mais. Isso inclui discagens de ramal, mensagens instantâneas, chamadas de vídeo e gerenciamento de correio de voz. Dessa forma, a nuvem fornece um número de telefone para os clientes ligarem, além de recursos de colaboração que agilizam seu fluxo de trabalho.
A adaptação para serviços baseados na nuvem já está em funcionamento. Espera-se, porém, que o futuro resulte em uma mudança completa dos sistemas PABX locais para a nuvem nos próximos anos. A transformação digital do telefone comercial também facilitará melhor escalabilidade, qualidade HD e um sistema de comunicação unificado em toda a organização que não seja restrita a um único local.
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