whatsapp com muita mensagem

Como lidar com o WhatsApp com muitas mensagens na empresa?

O WhatsApp é um ótimo canal de comunicação que está sendo utilizado pelas empresas em suas estratégias de marketing. Esse aplicativo tem milhões de contas ativas dentro do território nacional e oferece aos seus usuários muita praticidade. Ele é útil para conquistar os clientes por meio de mensagens instantâneas e opções práticas e ágeis de atendimento.

O aplicativo é uma excelente solução que gera comodidade ao cliente, pois os históricos de atendimento ficam registrados no celular. As informações obtidas ficam registradas e acessíveis para consulta posterior. Porém, o uso do WhatsApp com muita mensagem acaba gerando transtorno para os atendentes.

Neste post, vamos apresentar dicas para lidar com essa dificuldade. Acompanhe a leitura.

Como o WhatsApp tem sido utilizado pelas empresas?

Como já foi dito, o WhatsApp é uma ótima ferramenta para fazer o marketing dos negócios, tendo em vista que muitos brasileiros o utilizam para se comunicar com empresas. As organizações fazem uso desse aplicativo para manter contato com o seu público-alvo e aumentar as conversões de vendas com o auxílio de ferramentas simples.

O WhatsApp serve para a venda de soluções, serviços ou produtos de todos os segmentos. Com ele, você consegue enviar mensagens personalizadas de um perfil comercial, além de contar com o auxílio de outros recursos da plataforma. A empresa poderá criar estratégias para economizar dinheiro e aumentar as taxas de fidelização de clientes.

Quais as dicas de como lidar com um WhatsApp com muita mensagem?

A escolha do WhatsApp como canal de comunicação possibilita aos gestores a implementação de uma estratégia multicanal. Desse modo, os conteúdos das redes sociais podem ser encaminhados para os clientes com um convite de leitura. É possível fazer uso do aplicativo para convidar o cliente a se cadastrar na newsletter ou direcioná-lo para a página de vendas.

Organização dos contatos

Organize os contatos dos clientes que interagem com a sua empresa para agilizar as respostas das mensagens. Sem organização, será muito difícil identificar nomes específicos. Portanto, salve todos os nomes e especifique se é um lead que está na fase de atração, conscientização ou decisão. Isso também eliminará as chances de envio de conteúdos desalinhados à fase de compra.

Personalização dos envios

O excesso de mensagens ou a indisponibilidade para atendimento são causas das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas. Uma maneira de evitar problemas é personalizar os envios para que as mensagens enviadas ao público estejam de acordo com o perfil de cada cliente. Os textos devem ser organizados de acordo com o funil de vendas.

Não envie mensagens automatizadas para todos os consumidores, porque isso vai gerar impactos negativos para a instituição. Os clientes somente respondem se tiverem interesse, além de se mostrarem intolerantes ao receberem informações indesejadas. Os dados que não são atrativos para o público podem desestimular as pessoas a comprarem ou se tornarem clientes da empresa.

Crie mensagens atraentes

O conteúdo informativo de qualidade é o maior responsável pela atração e conversão de vendas. Estruture uma estratégia para WhatsApp com o objetivo de entregar informações diversificadas e que serão úteis para os seus clientes. Utilize como base as interações e o histórico de compras para fornecer tutoriais, dicas e mensagens para tirar dúvidas.

Qual é a importância de possuir uma API oficial?

É importante contar com uma API oficial para trafegar um alto volume de mensagens sem riscos. Um contact center omnichannel possibilita o uso de gatilhos mentais que estimulam os clientes a decidir com mais agilidade e aproveitar promoções e oportunidades ofertadas pelas empresas. Veja a seguir outros benefícios da adoção dessa tecnologia.

Automatizar o atendimento com chatbots

Com uma API oficial, é possível automatizar o atendimento pelo WhatsApp. Com ela, será mais fácil preparar automações para ter contato com os clientes, pois os chatbots são programados conforme a necessidade do negócio. Esses atendentes virtuais são ágeis, realizam procedimentos repetitivos, enviam boletos, tiram dúvidas recorrentes e fornecem informações sobre serviços ou produtos.

Os chatbots ajudam a economizar recursos e liberam os colaboradores para a execução de tarefas mais relevantes. Eles ficam disponíveis durante 7 dias da semana por 24 horas, sem interrupção. Consequentemente, os clientes recebem respostas instantâneas e podem receber o contato de um atendente posteriormente para solucionar as questões com mais brevidade.

Integrar com outras soluções

A iniciativa de contratar uma ferramenta com a API oficial do WhatsApp permite que os gestores aproveitem as chances que surgem fora do horário. Além dos chatbots, que garantem o atendimento adequado em função da triagem realizada pela tecnologia, você conseguirá integrar o WhatsApp com outras soluções. A integração possibilita a realização dos processos pela plataforma, e não pelo aplicativo ou versão web.

A adoção de uma API oficial traz muitas vantagens para as empresas. Entre as principais, está a possibilidade de vários atendentes trabalharem simultaneamente em uma única conta. O recurso aumenta a satisfação dos clientes e reduz as filas de espera. A plataforma é útil para a gestão das demandas dos profissionais do suporte e distribui automaticamente os contatos.

Fornecer informações aos clientes

Uma plataforma de automação oferece soluções inovadoras para o atendimento via WhatsApp. Mas é preciso escolher uma organização que trabalhe com uma API oficial para assegurar a segurança das informações dos clientes e dos dados da empresa. A tecnologia impede a violação das políticas do aplicativo e não permite o descumprimento de regras preestabelecidas.

Utilizar um único número

Com a API oficial, a sua empresa poderá utilizar somente um número de WhatsApp para todos os setores. A plataforma evita que os atendentes forneçam outros números de telefones para solucionar as dificuldades dos clientes. Uma única conta no aplicativo poderá ser usada pelos departamentos, e os consumidores não precisam salvar vários números para contato.

Acompanhar métricas

A API oficial traz a possibilidade de monitorar as métricas, avaliar os resultados e criar estratégias mais assertivas com base em dados. A integração do WhatsApp com o contact center omnichannel é a melhor opção para a obtenção de informações que servirão para melhorar a gestão do suporte ao cliente e geração de insights valiosos.

A solução da Leucotron tem integração oficial com o WhatsApp Business API, permite a unificação dos canais de atendimento, bem como a criação de bots de texto ou voz. A empresa faz uso de Inteligência Artificial do Google para propiciar ótimas experiências aos seus clientes.

Gostou do conteúdo? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas postagens!

Confira tudo o que você precisa saber sobre cloud computing

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.