Por que a automação no mercado financeiro é tão importante?
A automação de tarefas é uma das principais demandas do mercado financeiro atualmente. Isso acontece porque, no atual cenário global, produtividade aliada à redução de custos e satisfação do cliente são essenciais para as empresas se manterem no mercado.
Investir nesta tecnologia é a chave para se manter competitivo e, além disso, gera alguns benefícios valiosos para empresas do mercado financeiro como aumento da produtividade dos funcionários, que podem se dedicar a atividades mais estratégicas; custos reduzidos de forma substancial, além de mais agilidade no atendimento aos consumidores.
Padronização dos processos da empresa, diminuição de gargalos internos de produção e redução de erros/retrabalhos causados por falhas humanas são outras vantagens de investir na tecnologia e usar sistemas diversos a favor da sua empresa.
Entenda, então, por que a automação no mercado financeiro é tão importante!
Aumento da produtividade
Um dos principais benefícios que a automação dos processos traz para os negócios é o aumento da produtividade dos funcionários. No caso de empresas que atuam no mercado financeiro, especificamente, a quantidade de dados que deve ser coletada, compilada e analisada é enorme.
Ao apostar na automação, pula-se etapas como coletas manuais de informações e posterior compilação de dados. Dessa forma, os funcionários podem partir direto para a análise e, ainda, focar em planejamento, tarefas que são mais alinhadas à atividade-fim do negócio.
Se os funcionários se beneficiam de uma rotina operacional mais voltada para o core business da empresa, gestores de empresas financeiras também têm seu trabalho otimizado com acesso mais fácil e rápido a dados estratégicos para a tomada de decisões.
Redução de custos
Apostar na automação é garantia de maior produtividade no mercado financeiro. Mas não é só isso, pois fazer um investimento financeiro em tecnologia se reverte, mesmo a curto prazo, na redução de custos quando os sistemas estiverem implementados e operando.
Gastos com processos operacionais são reduzidos a partir do momento em que a execução de atividades se dá de forma mais ágil e, também, quando erros são reduzidos. Ao automatizar, por exemplo, o processo de validação de documentos dos clientes, a instituição financeira reduz custos porque não existe mais o retrabalho de ter que conferir propostas com documentação incompleta.
Investir em automação e instalar uma central PABX também se reflete em redução de custos. Recursos desse tipo de sistema, como correio de voz diminuem os gastos com atendentes para repassar recados.
Agilidade no atendimento
A automação de processos e atividades no mercado financeiro proporciona agilidade no atendimento. Ao investir na instalação de uma central telefônica PABX, por exemplo, o cliente é atendido automaticamente, sem necessidade de aguardar.
Apostar na automação no mercado financeiro é uma forma de aumentar a satisfação do cliente não só pela agilidade no atendimento, mas, também, por reforçar para ele que a empresa se preocupa com sua segurança ao atender de forma padronizada e sem possíveis erros operacionais, como a transferência para um setor diferente do que foi solicitado em uma ligação.
Redução de erros humanos
Errar é humano. Mas, verdade seja dita, equívocos constantes podem prejudicar a imagem de uma empresa para o cliente e, até mesmo, levar a perdas financeiras consideráveis.
Esse risco é reduzido consideravelmente com a automação de tarefas. Quando os processos são realizados de forma automática com a ajuda da tecnologia, problemas como dados digitados errados por um colaborador não acontecem, já que as informações são puxadas automaticamente do sistema.
Quando os erros deixam de acontecer, o retrabalho também, já que não é preciso refazer tarefas.
Padronização de processos
Outro benefício de adotar a automação no mercado financeiro é a padronização dos processos. Como tarefas rotineiras como atender ao telefone, conferir documentos e armazenar dados financeiros não são feitas por um funcionário, mas por uma máquina, as atividades são executadas exatamente da mesma forma.
Ter processos padronizados é essencial não só para garantir a satisfação dos clientes como, também, para ganhar agilidade e reduzir custos.
Redução de gargalos internos
Empresas de todos os setores sofrem com gargalos internos de produção, que é quando os processos do dia a dia simplesmente não fluem e apresentam problemas como erros e desperdícios de recursos e de tempo.
Implementar a automação é uma forma de driblar esse gargalos, evitar o desperdício característico de atividades rotineiras de uma empresa e desburocratizar processos.
Automatizar o atendimento telefônico do negócio, por exemplo, evita que o cliente tenha que aguardar na linha porque todos as atendentes estão ocupados. Da mesma forma, adotar um sistema de gestão acaba com situações como ter que refazer uma operação financeira porque um dos dados foi digitado incorretamente.
Mensuração efetiva
Por fim, a automação no mercado financeiro é importante porque, com a ajuda da tecnologia, é possível efetivamente alcançar melhorias no monitoramento da empresa e fazer mensuração efetiva de resultados.
Ao adotar um sistema de gestão, tanto gestores quanto funcionários da empresa podem acessar dados de onde estiverem, agilizando a produção. O fato das informações serem atualizadas instantaneamente (e constantemente) também evita erros e retrabalhos.
Ter todos os dados centralizados em um só lugar também facilita e muito a tomada de decisões, já que as informações necessárias para determinado projeto estão a um clique de distância, no computador ou no celular.
Outro benefício da automação é a geração de relatórios que permitem que os resultados sejam visualizados de forma completa. Além disso, os dados gerados com a ajuda da tecnologia podem ser usados na criação de indicadores de desempenho, tabelas e gráficos que mostram claramente quais foram os resultados alcançados pela empresa em determinado período.
A automação no mercado financeiro é essencial para ganhar agilidade nos processos, reduzir custos e prestar o melhor atendimento para o cliente.
Diminuir os erros, as refações de tarefas e, ainda, ter execução mais rápida das tarefas são apenas alguns dos benefícios em investir em tecnologias como sistemas de gestão e PABX.
Aposte na tendência, automatize sua empresa, ganhe competitividade e destaque-se da concorrência!
Gostou do post? Então compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a terem acesso a essas informações!