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Como o marketing e o TI podem caminhar juntos?

Para que uma empresa consiga alcançar os resultados almejados, é importante entender como as diferentes áreas podem caminhar juntas. Afinal, é uma oportunidade de as habilidades e competências de profissionais de um determinado setor complementarem a de outros departamentos, o que contribui para estratégias mais precisas e para um melhor alinhamento organizacional. Nesse contexto, você sabe como o Marketing e o TI podem caminhar juntos?

Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira os principais pontos que são beneficiados pelas organizações com as áreas andando lado a lado. Continue a leitura e saiba mais.

Adequação à LGPD

O primeiro tópico está relacionado à LGPD. Também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados, a empresa como um todo deve estar atenta às principais diretrizes da legislação para que não ocasione em penalidades — até mesmo a perda de dados pessoais pode ser um dos prejuízos do negócio, o que resultaria em estratégias de marketing defasadas, principalmente envolvendo a base de leads conquistada pela empresa.

Nesse cenário, é importante que a área de Tecnologia da Informação transmita os principais tópicos para todas as áreas, inclusive a de Marketing, que é quem mais tem acesso às informações de pessoas que se interessam pelos seus conteúdos e materiais publicados nos blogs.

Também é necessário que todos estejam cientes das penalidades caso haja algum tipo de descumprimento — válidas a partir de agosto de 2021 — uma vez que resulta em maior conscientização da necessidade de cumprir com a legislação:

  • advertência — inicialmente, a advertência vai estipular um prazo para o cumprimento da lei;
  • multa em cima do faturamento — caso não seja cumprida, multa de 2% em cima do faturamento com limite de 50 milhões;
  • multa diária — também com limite de 50 milhões de reais;
  • publicização — a penalidade é divulgada para o mercado, o que seria uma demanda a mais para o marketing em lidar com essa gestão de crise;
  • bloqueio de dados pessoais — o marketing ficaria impedido de utilizar qualquer informação de sua base para realizar estratégias de qualificação de leads ou de novos negócios.

Redução de tempo e esforço de trabalho

Grande parte das áreas já são automatizadas, o que contribui para uma redução de tempo e esforço de trabalho. Dessa forma, a área de Tecnologia da Informação tem a oportunidade de propor melhorias para o setor de Marketing para a otimização de suas demandas, o que resultaria na possibilidade de o time focar em ações mais estratégicas e direcionadas para os resultados macro do negócio — em vez de atividades muito manuais.

Consequentemente, vai haver uma diminuição de gastos para a empresa, uma vez que os resultados serão mais eficientes e haverá a possibilidade de utilizar softwares e tecnologias para desenvolver campanhas mais direcionadas para o seu público.

Independentemente de qual seja a ação, o ideal é desenvolver ações que demandam menos investimentos, sem que isso afete os resultados — sendo esse um importante papel do setor de TI integrado com marketing.

Maior aproximação com os consumidores

Seja qual for o nicho de atuação de sua empresa, é importante ter uma aproximação com os consumidores para identificar quais são as suas necessidades, quais os pontos fortes e fracos de seu negócio perante o mercado e os seus concorrentes, além de identificar oportunidades de novos negócios para investir a longo prazo.

Além disso, ao desenvolver um bom relacionamento com o público, o negócio tem a oportunidade de:

  • analisar quais são as melhores práticas de negociação com o público;
  • ter mais facilidade de identificar quais são os problemas da empresa em diferentes fases do funil de vendas (e também no pós-vendas);
  • garantir propaganda voluntária para a empresa, o famoso marketing boca a boca;
  • ter mais credibilidade no mercado.

Mas como a integração entre Marketing e TI proporciona esse diferencial? Por meio de estratégias que sejam mais alinhadas ao perfil de seu cliente, de modo que melhore a experiência do seu público como um todo.

A área de TI, no dia a dia de suas funções, entenderá quais são as solicitações mais comuns por parte dos usuários, os pedidos de suporte mais usuais, bem como identificará as dores que a sua solução mais sana para o público. Dessa forma, as ações podem ser direcionadas com base nesses insights, contribuindo para uma maior atração de clientes.

Acompanhamento de resultados

Seja qual for a estratégia adotada pela sua empresa, é importante realizar o acompanhamento de resultados para identificar quais são os gargalos que ainda existem e quais as ações mais trouxeram um retorno para a sua empresa.

Se a mensuração não for em um tempo ágil, existem os riscos de os resultados pré-estabelecidos no planejamento estratégico não serem alcançados, o que traria danos o restante do funil de vendas: SDR não geraria SQLs para o time de vendas, que por sua vez não finalizaria a negociação.

Outros pontos positivos da integração

Por fim, apresentamos outros pontos positivos da integração entre marketing e TI:

  • o pensamento estratégico de marketing será alinhado de forma direta com a tecnologia da empresa;
  • a missão global da empresa será levada em consideração por todo o time, independentemente da área, o que resultaria em resultados mais efetivos;
  • vai haver uma evangelização da tecnologia dentro do time de marketing, que acreditará no produto;
  • ambas as equipes terão uma melhor performance por levarem em consideração a percepção de outros times para o cumprimento de suas demandas, entre outros.

Neste material, você pôde entender como a relação entre marketing e TI pode contribuir para o sucesso da empresa. Com o objetivo de que ela seja realizada com eficiência em seu negócio, é essencial que haja uma comunicação aberta e contínua entre os departamentos, com ambos mantendo níveis de responsabilidade pelos resultados. Ou seja, tanto o marketing quanto a TI têm atuações diretas para que a empresa possa crescer e atingir o patamar desejado pela diretoria.

Também é indicado buscar, no mercado, soluções que permitem essa aproximação. Por essa razão, convidamos você a conhecer as funcionalidades da Leucotron, conversar com nossos profissionais e tirar suas dúvidas sobre como a nossa equipe pode auxiliar nessa integração.

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