5 maiores problemas gerados por um software desatualizado
Que jogue a primeira pedra quem nunca deixou a atualização do computador da empresa ou pessoal para depois. Embora nosso dia a dia seja corrido, essa atitude pode ter efeitos desastrosos, pois um software desatualizado expõe o computador a diversos riscos.
No caso de uma empresa, essa situação pode ser evitada com apenas alguns minutos de espera — já que esse é, geralmente, o tempo que se leva para instalar os chamados updates.
Neste post, mostraremos os 5 maiores problemas gerados por um software desatualizado, suas consequências e como combatê-los. Acompanhe.
1. Facilidade para a entrada de cibercriminosos
Um dos problemas mais óbvios da falta de atualização é o grande risco para a segurança da empresa como um todo. Isso acontece porque cibercriminosos podem invadir sistemas empresariais justamente por essa brecha.
Quando a sua empresa não atualiza os softwares, eles ficam vulneráveis. É importante notar que os hackers e criminosos cibernéticos são pessoas com um alto conhecimento de tecnologia. As atualizações devem ser feitas com regularidade justamente para oferecer novas defesas aos clientes dos programas.
Os malwares — softwares maliciosos criados para infectar computadores e dispositivos móveis — são exemplos da ação dos criminosos digitais. Eles exploram versões mais antigas dos programas, justamente para explorar vulnerabilidades que só foram corrigidas em versões mais novas.
Quando a sua empresa deixa de baixar (e instalar) uma atualização, ela se torna vulnerável. O mesmo ocorre quando a organização ainda usa softwares antigos, que não contam mais com suporte do fabricante.
O prejuízo de uma invasão é catastrófico. A empresa pode ter que lidar com a perda de dados estratégicos, assim como a exposição de informações sigilosas dos clientes. Nessa situação, o negócio tem sua segurança digital comprometida, e a reputação no mercado sofre danos significativos.
Nenhum cliente quer fornecer seus dados pessoais para empresas que sofrem com vazamentos, portanto, não deixe de instalar aquelas atualizações que aparecem na sua máquina (geralmente por meio de pop-ups) e conscientizar os colaboradores sobre a importância disso.
2. Bugs no sistema operacional
Se perder dados e expor informações sigilosas do cliente não parece ruim o suficiente, ainda há a possibilidade de que uma falha no software cause um bug em todo o seu sistema operacional.
Muitas empresas utilizam sistemas integrados — isto é, programas que se relacionam uns com os outros. Um exemplo disso é a utilização de softwares na nuvem. Assim, uma falha em apenas um desses softwares pode corromper tudo.
Além de problemas nos registros, há uma boa chance de que o sistema operacional pare de funcionar. Isso serve para todos os colaboradores, já que as empresas costumam trabalhar com computadores conectados a uma rede comum.
Empresas que contam com um bom suporte por parte do fabricante sofrem menos riscos. Caso esse não seja o caso da sua empresa, você terá que desembolsar valores altos para corrigir o problema no sistema operacional.
Isso sem contar o clima organizacional terrível que a empresa terá que enfrentar, com colaboradores desanimados com a interrupção dos trabalhos. Para que isso não ocorra, o melhor caminho é investir em prevenção.
Além de não adiar as atualizações por muito tempo, sempre contrate programas com versões que ainda contem com um bom suporte do fabricante. Lembre-se que instalar os updates também é uma maneira de contar com as melhores funcionalidades que aquele software tem a oferecer.
3. Queda na produtividade
Falamos de como um bug pode causar um desânimo geral entre os colaboradores, com a interrupção das atividades e a queda no desempenho. Isso não ocorre apenas com situações mais drásticas, mas também com pequenas falhas.
O melhor exemplo de uma falha constantemente subestimada pela empresa é a falta de atualização dos softwares. Deixar de instalar os updates faz com que os programas trabalhem com lentidão, já que você não está aproveitando as novas funcionalidades deles.
Além disso, é possível que programas com esse mau funcionamento gerem reinicializações e falhas em outros softwares. Tudo isso afeta o trabalho dos colaboradores e, obviamente, a produtividade geral deles.
Isso pode ter reflexo até mesmo na relação com os clientes. Você já deve ter lidado com algum profissional, no dia a dia, que estivesse com problemas para processar um pagamento, por exemplo, por conta da lentidão na máquina que ele estava trabalhando.
Dependendo do tempo perdido, isso pode causar a perda de clientes, afinal, nem todo consumidor tem paciência para lidar com essas situações.
4. Incompatibilidade
Outro problema sério causado por softwares desatualizados é a compatibilidade — ou a falta dela. Quando um software é desenvolvido, os criadores oferecem uma solução que atua de acordo com as tecnologias, os sistemas e hardwares que têm à disposição naquele momento.
A tecnologia está longe de ser estática. Novos hardwares e recursos surgem a cada dia. Um software que foi desenvolvido e não recebeu atualizações se torna obsoleto rapidamente e compromete a busca por eficiência de uma empresa que contratou aquela solução.
Além da incompatibilidade com as tecnologias que vão surgindo, também há a possibilidade de que o programa não consiga trabalhar com outros, mais atualizados. Os melhores fabricantes de softwares estão sempre criando novos recursos e funcionalidades para entregar melhor desempenho.
As chances de que um software desatualizado não consiga interagir e se integrar a soluções mais novas é muito grande. Negligenciar os updates é uma forma de atrasar a sua infraestrutura digital.
5. Aumento dos custos
Todos os problemas que citamos aqui podem acabar gerando o pesadelo de qualquer gestor: o aumento dos custos. Além dos riscos à segurança da infraestrutura da empresa, a organização ainda terá que desembolsar altos valores para reparar todos os problemas causados pela negligência.
Hoje, a tecnologia é onipresente em empresas de diferentes portes e ramos de atuação. Então, atos de negligência relacionados à atualização dos programas afetam qualquer negócio. Quando aquele pop-up de atualização aparecer, o melhor é sempre ceder.
Como criar uma rotina de atualização
Os gestores podem estabelecer rotinas agendadas para facilitar a instalação dos updates. Uma boa ideia é separar dois horários semanais, como a manhã de uma segunda-feira e a tarde de uma terça-feira. Assim, independentemente do horário que cumpram, todos os funcionários serão contemplados.
Cabe aos gestores conscientizar os colaboradores sobre a importância da atualização e os riscos que são combatidos com o simples ato de clicar “Sim” quando aquele aviso de update aparecer.
De modo geral, as atualizações não levam mais que 5 minutos para serem feitas. O ideal é fazê-las antes que o trabalho do dia comece, já que muitas delas exigem a reinicialização do computador ou do dispositivo móvel.
Além disso, realizar a atualização logo no início da jornada de trabalho é uma boa maneira de evitar aquele desânimo que surge quando somos obrigados a interromper uma tarefa. Como vimos, um software desatualizado é suficiente para expor a empresa a riscos de invasão, bugs no sistema e prejudicar a produtividade geral do negócio.
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