5 ações de employee experience para fortalecer a marca
O mercado moderno apresenta uma tendência em implementar ações de employee experience. Isso acontece porque elas podem melhorar o ambiente e a cultura organizacional das empresas.
Experiências negativas podem estragar o dia do funcionário, gerando muita insatisfação e deixando uma lembrança desagradável em relação ao local de trabalho.
Logo, ações de employer experience são valiosas para fortalecer a marca. Saiba mais sobre conceitos como digital employee experience e employee experience management. Confira também quais são as diferenças entre employer branding e employee experience!
Definição de employee experience
Vamos iniciar com o básico, ou seja, explicando o que é employee experience ou “experiência do funcionário”. Trata-se de um conjunto de práticas destinadas a compreender as necessidades dos funcionários e, em seguida, usar esse conhecimento para melhorar a experiência deles, deixando-os mais satisfeitos com suas atividades dentro da empresa. Ações de employee experience envolvem diferentes processos:
- seleção;
- onboarding;
- treinamento;
- monitoramento;
- demissão de colaboradores;
- entre outros.
A finalidade é minimizar o desconforto e estimular o alinhamento dos valores das duas partes (empresa-colaborador), ainda que percorram rumos diferentes.
É importante não confundir employer branding e employeee experience. A experiência do colaborador foca na rotina dos funcionários no ambiente de trabalho enquanto o employer branding (marca do empregador) desenvolve estratégias que visam especificamente à atração e à retenção de talentos.
5 estratégias de employee experience
Vejamos agora 5 estratégias que ajudarão a implementar com sucesso employee experience em sua empresa, de forma que tanto a empresa quanto o quadro de funcionários fiquem felizes:
1. Desenhe a jornada do funcionário
A jornada do funcionário é relevante quando falamos em employee experience. Por meio do desenho, é possível identificar gaps e oportunidades de otimizações internas. Trata-se de um mapeamento do ciclo completo dos funcionários da empresa.
Essa estratégia permite a antecipação de imprevistos, além de ajudar na prevenção contra absenteísmos e alta taxa de rotatividade. Ajuda a identificar meios de conquistar talentos, melhorar o onboarding e aumentar o engajamento.
2. Utilize o People Analytics
O People Analytics é uma ferramenta que ajuda a entender melhor as peculiaridades de cada colaborador e as diferenças entre eles.
Por meio dele, é possível também realizar uma avaliação sobre o desempenho profissional e compreender como desenvolver ações de melhorias ou preparar-se para tomada de decisões conforme o perfil de cada trabalhador.
3. Trabalhe a digital employee experience
A employ experience já vinha em direção à digital employee experience, mas com a pandemia de Covid19, essa tendência consolidou-se, estimulando o home office e a digitalização emergencial de setores e processos das empresas.
Digital employee experience (experiência digital do funcionário) é a maneira como o colaborador se relaciona com as diversas aplicações, soluções, dispositivos e ambientes de TI para realizar suas atividades. Atualmente, podemos afirmar que a employee esperience depende totalmente da digital employee experience, a qual envolve muitas categorias, como:
- colaboração: interna/externa, compartilhamento de dados e arquivos;
- comunicação com parceiros, clientes, fornecedores, e-mails, mensagens instantâneas, VPNs, videoconferências;
- sistemas de Recursos Humanos: recrutamento, onboarding, treinamento, gestão de benefícios, folha de pagamento, licenças;
- produtividade e workflows: entrega de produtos/serviços, eficiência do negócio.
4. Dê especial ao processo de desligamento
Mesmo com o empenho na fidelização, alguns funcionários talvez precisem se desligar, seja por conta própria, seja por decisão da empresa. Por isso, em momentos assim é preciso conduzir o desligamento com cuidado, agindo com transparência e demonstrando agradecimento.
5. Ofereça ferramentas de trabalho apropriadas
Para garantir uma boa gestão da experiência do colaborador (employee experience management), a empresa deve disponibilizar as ferramentas adequadas para o bom desempenho de cada função.
E aqui, mais uma vez, ressaltamos a importância da digital employee experience, já que boas ferramentas envolvem tecnologia moderna, como computadores, tablets, notebooks, celulares, sistemas de gestão, sistemas de atendimento ao cliente e assim por diante.
Experiência do colaborador enquanto métrica
No employee experience management, o gestor deve considerar a experiência do funcionário como uma métrica. É possível, por exemplo, acompanhar o desempenho pessoal de cada um deles, confirmando se a equipe está realmente engajada e trabalhando em função dos mesmos objetivos da empresa.
As ações de employee experience ajudam a identificar o que os colaboradores pensam realmente em relação à empresa, se estão satisfeitos, se não estão satisfeitos e por que se sentem assim.
A partir dessa análise, a empresa pode implementar as medidas corretivas necessárias. Mensurar o nível de satisfação do colaborador é tão importante quanto medir o nível de satisfação do cliente.
O employee experience management favorece a promoção de um relacionamento mais humanizado entre a empresa e seus funcionários. Ações nesse sentido são benéficas para todos os lados, sendo que a imagem da marca melhora seu posicionamento no mercado, conquistando a aprovação do público consumidor, o qual está mais engajado com questões sociais.
A interação entre os colaboradores e as novas soluções disponíveis é importante para o digital employee experience. Confira, então, 6 dicas de treinamento de funcionários para usar novas tecnologias!