Atendimento em motéis: qual é a importância e como profissionalizar?

Oferecer um excelente atendimento para os clientes deve ser prioridade para empresas de todos os segmentos, e com motéis não é diferente. Atender bem os consumidores e prestar o melhor serviço é a chave para se diferenciar da concorrência e alcançar os melhores resultados. Um estabelecimento com boa reputação fideliza e até conquista novos consumidores por indicação dos frequentadores do local.

Para oferecer uma experiência positiva para o cliente, é preciso profissionalizar o atendimento em motéis. Para fazer isso, é importante contratar uma equipe que conte com habilidades interpessoais, treinar constantemente os funcionários, ter uma boa comunicação interna e apostar no uso da tecnologia, como implementar ramais para atendimento e ter um histórico dos clientes.

Quer saber mais? Neste post você vai entender a importância e como profissionalizar o atendimento em motéis. Confira!

Tenha atenção às habilidades interpessoais

Parte essencial do atendimento em motéis é contar com equipe qualificada para receber e atender os clientes da melhor forma possível. Nesse sentido, na hora de contratar os colaboradores que farão parte do time, é importante ter atenção às habilidades interpessoais de cada um.

Dê preferência para candidatos que tenham características fundamentais, como discrição e gentileza, principalmente se a pessoa estiver se candidatando para posições que lidam diretamente com os clientes, como recepção e serviço de quarto.

Mesmo quem não trabalha na linha de frente deve ter as características adequadas para trabalhar em uma empresa que atua nesse segmento, que exige dose extra de tato e empatia.

Capacite a equipe

Ter atenção às habilidades interpessoais dos candidatos antes da contratação é importante. No entanto, para profissionalizar o atendimento em motéis, não se pode parar por aí.

É essencial oferecer treinamentos constantes para todo o time para garantir que os colaboradores estejam alinhados com as melhores práticas de atendimento ao cliente. Entre os temas que podem ser abordados nas capacitações estão como se portar em situações adversas (caso o cliente não concorde com o valor da conta, por exemplo), procedimentos de segurança/higiene e técnicas de comunicação.

Invista na comunicação interna

Um bom atendimento em motéis exige uma excelente comunicação interna. É muito importante que os funcionários entendam a importância de se comunicarem adequadamente para não enfrentarem problemas que podem gerar constrangimento para os clientes, como enviar a conta antes da hora ou a equipe de limpeza chegar antes de as pessoas desocuparem o quarto.

Por meio de treinamentos e do estabelecimento de políticas claras de atendimento, você evita que o time cometa equívocos que possam comprometer a reputação e a credibilidade do motel.

Implemente ramais para atendimento

Um passo importante para melhorar a comunicação interna e externa do motel é usar a tecnologia a seu favor. Nesse sentido, uma solução eficaz é implementar ramais para atendimento na empresa para redirecionar ligações, por exemplo.

Além do investimento na tecnologia que permite a comunicação rápida entre colaboradores, funcionários e clientes, procure estabelecer um padrão de atendimento via telefone.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocacia

Usar a saudação certa ao atender um telefonema externo, além de informar o nome do motel e de quem atendeu a ligação, são cuidados que fazem toda a diferença na percepção que o cliente tem da empresa nesse primeiro contato.

É essencial que toda ligação seja atendida prontamente e que os funcionários estejam capacitados para encontrar as respostas para as informações que o cliente está buscando, como tipos de quartos, preços, horário de entrada e saída etc.

As reclamações merecem atenção especial. Todos os colaboradores devem ser treinados para manter a calma, o respeito e trabalhar para encontrar a melhor solução possível para qualquer embate.

Tenha o histórico dos clientes

A tecnologia também pode ser uma grande aliada do melhor atendimento a partir do momento que permite manter um histórico completo dos clientes. Entre as informações que você pode armazenar estão a data de aniversário, tipo de acomodação que prefere e frequência no motel. Esses dados podem ser usados para oferecer um upgrade de acomodação ou uma refeição especial caso o cliente seja fiel, por exemplo.

Ter um histórico dos clientes permite atendimento personalizado e alinhado com os hábitos dos consumidores. No entanto, é preciso usar essas informações com sabedoria para não correr o risco de cometer alguma indiscrição.

Faça benchmarking

Para prestar o melhor atendimento ao cliente em motéis é preciso investir também na atualização constante das melhores práticas na área. Para isso, invista em pesquisa e procure saber o que as empresas que são referência nesse segmento estão fazendo.

Veja que promoções tiveram os melhores resultados e que práticas de atendimento são usadas para manter a satisfação dos clientes em alta. Com esse material em mãos, veja o que é possível adaptar para a realidade e para o público-alvo do seu motel.

Diferencie-se

Saber o que os motéis de referência estão fazendo em termos de atendimento é importante. Entretanto, para se destacar no mercado, é importante saber como se diferenciar.

Para isso, é essencial entender seu público-alvo e investir em ações que conquistem a preferência dele. Deixar mimos, como uma garrafa de espumante ou uma caixa de chocolates caso o casal esteja fazendo aniversário, por exemplo, é uma atitude gentil que gera excelentes resultados.

Avalie seu atendimento

Para prestar sempre o melhor atendimento, é preciso saber o que está funcionando e o que não está. Uma forma eficaz de descobrir é com a realização de pesquisa de satisfação, que pode ser entregue ao cliente junto a conta ou, até mesmo, ser feita posteriormente por canais como WhatsApp e internet.

Profissionalizar o atendimento em motéis é um investimento importante para se destacar no mercado e alcançar os melhores resultados. Entre as práticas indispensáveis para isso estão capacitar a equipe para tratar os clientes com discrição e respeito, investir em tecnologia para melhorar a comunicação interna e externa, além de buscar ações para se diferenciar da concorrência.

Aposte nessas melhores práticas de atendimento em motéis, invista em profissionalização, fidelize seus clientes e veja a diferença nos resultados e na reputação da sua empresa.

Este conteúdo foi útil para você? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para ampliar seu alcance!

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.