canais digitais

Conheça as especificidades dos principais canais digitais

O mercado digital revolucionou a forma com que as empresas se relacionam, vendem e se mostram dentro do mundo empresarial, proporcionando outras formas de articular ideias e promover discursos de persuasão para garantir a compra e a fidelidade do cliente.

Os canais digitais são os meios utilizados para alcançar tal propósito e atualmente representam a maior parte do faturamento de uma empresa que adere a essa ferramenta de vendas.

Neste artigo, você descobrirá a importância dos canais digitais e também conhecerá suas principais especificidades.

A importância dos canais digitais para as empresas

No Brasil, cerca de 80% das empresas recorrem às vendas online para satisfazer seu público e aumentar a lucratividade. O intuito é, também, acompanhar o cliente, estabelecendo uma relação de confiança e, principalmente, de fidelização, para que o mesmo pense na marca antes mesmo de pensar em comprar o produto.

Atualmente, há uma quantidade variada de canais digitais passíveis de atender todo e qualquer tipo de empresa, cabendo a ela apenas identificar a melhor maneira de propagar seus produtos diante da diversidade.

No entanto, há algumas ressalvas. Nem todo canal é satisfatório, pois precisa ser adequado ao tipo de produto e a persona a ser alcançada pela marca.

Entenda, primeiramente, sobre os canais de vendas. Existem dois tipos:

  1. Marketing tradicional: revistas, TV, rádio, eventos. Qualquer um desses é um meio de propagar produtos e serviços, usados há muito tempo para auxiliar na busca pelo consumidor.
  2. Marketing digital: tráfego direto, mídia paga, busca orgânica, redes sociais e tantas outras que são criadas e revolucionadas a todo momento, obedecendo as mudanças trazidas pela ascensão tecnológica e as mudanças de comportamento dos clientes.

Canais digitais e suas especificidades

No meio digital, algumas preocupações são constantes, pois a geração de dados é muito mais rápida, estimulando ainda mais a tomada de decisão e articulação de estratégias a respeito de produtos, lançamentos e promoções, que alcancem o consumidor e retirem o foco da concorrência, já que o mercado é extremamente competitivo e global.

Os canais digitais, portanto, são aliados importantes na geração de vendas (de forma física ou online), promovendo relacionamentos e buscando novos clientes para cada tipo de marca.

Agora você vai conhecer um pouco sobre cada tipo específico de canal que atende a essas perspectivas na nova era digital.

WhatsApp

As empresas têm buscado se relacionar com o cliente de forma mais próxima — como um amigo ou parente mandando mensagem particular. Por isso, investem em tecnologia suficiente para falar intimamente com o consumidor, seja para ofertar um produto ou avisá-lo das etapas após a compra e o andamento da encomenda até seu destino final.

Para muitos, é perturbador e até mesmo incômodo, mas a maior parte se sente confortável em não ter que ir buscar informações, e sim ter acesso a elas com uma simples notificação do aplicativo.

Telegram

O Telegram apresenta uma particularidade quando comparado ao WhatsApp. Tomando por base a quantidade de arquivos e grupos que ele oferece, permitindo que as marcas tenham um alto alcance de pessoas em um só grupo, promovendo propagandas, pré-vendas e anúncios de novos produtos e promoções para um grupo especifico.

Instagram

Um dos maiores meios de vendas da atualidade, que possui dentro dele outras ferramentas capazes de levar o cliente a comprar ou adquirir um serviço sem mesmo está precisando.

O aplicativo de fotos e interações do dia a dia conta com a ajuda dos chamados influencers, que geralmente possuem uma grande quantidade de seguidores e um grande poder de influência sobre os mesmos.

Um anúncio como esse chega a milhões de pessoas em fração de segundos e tem suas primeiras estratégias de venda pautadas no poder da indicação. O que passa na mente das pessoas é que uma pessoa famosa, com milhões de seguidores, jamais indicaria algo ruim.

Logo, a qualidade do produto é atestada pela simples propaganda que o influencer fez, antes mesmo de chegar no domicílio do cliente e ele mesmo comprovar a veracidade do que foi dito.

Dentro da ferramenta, ainda há outras maneiras de vender, como a criação de grupos privados no close friends (ferramenta que só pessoas selecionadas têm acesso ao que aquele perfil publicou) e cliques rápidos que permitem ao cliente falar diretamente com a empresa e efetivar a compra.

Messenger

Este canal possui a ajuda dos algoritmos do Facebook, trabalhados especificamente por tráfego pago, e tem a facilidade de chegar ao cliente que realmente pensa em comprar tal produto.

O acompanhamento é diferenciado, pois cria intimidade de atendimento e oferece uma facilidade de comunicação, já que é fácil direcionar aos contatos todo e qualquer tipo de propaganda.

Microsoft Teams

Esta ferramenta oferece facilidade nas reuniões por vídeo, áudio e também permite ligações entre o consumidor e a área comercial de uma empresa, garantindo um atendimento personalizado para um tipo específico de público.

Chat

Quem nunca abriu um site e procurou diretamente pelo chat? Para o cliente que sabe o que está buscando, é a melhor forma de vender, pois essa ferramenta admite que o consumidor pode ter dúvidas na hora da compra e provavelmente precise de esclarecimentos sobre o produto, pagamento e envio do material que ele quer comprar.

Também tem grande poder sobre o pós-venda, já que proporciona a pesquisa de satisfação sobre o produto e possíveis conversas de reembolso e devolução, deixando o cliente à vontade para retornar a fazer negócios com a empresa.

Telefonia

Garantir um bom serviço de atendimento por essa ferramenta ainda é um desafio para as empresas, tendo em vista que muitos acham extremamente ruim receber ligações com ofertas de produtos e promoções. No entanto, também existem pessoas que gostariam de conversar de maneira mais real e íntima para entender sobre o produto e comprá-lo com mais segurança.

O fato é que, é uma boa ferramenta, mas precisa ser ajustada às vontades do cliente e, claro, avaliar as novas condições que o mercado apresenta: rapidez e eficácia no atendimento.

Diante de todas as informações, você conheceu a importância dos canais digitais e viu que é extremamente necessário o seu acompanhamento e estudo estratégico para cada tipo de situação. E para isso, contar com uma plataforma que integra e automatiza o seu atendimento em todos os canais digitais é fundamental.

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