Tecnologia para o varejo transforma lojas físicas em atendentes digitais

O Figital (ou Phygital, no inglês) é um termo que se refere à integração entre a experiência digital e o ponto de venda físico. Trata-se de um tema crucial nas estratégias atuais dos grandes varejistas.

O fato é que, mesmo com a consolidação do e-commerce e dos meios digitais, parte significativa dos consumidores ainda prefere as lojas. Seja por motivos como experimentar uma peça de roupa ou trocar um produto, seja pela vontade de interagir pessoalmente com outras pessoas.

Ao mesmo tempo, com a praticidade e comodidade do digital e principalmente com a pandemia e seus efeitos, o online também se tornou uma forma intensa de consumo deste mesmo público, trazendo outros ganhos essenciais para o consumidor e para o varejo. Ou seja, a união destes dois universos até então desconectados vem sendo o “pulo do gato” em termos de crescimento e expansão. Nessa busca, tecnologias para unificar os campos online e offline – ou seja, para unir o melhor dessas duas formas de experiências – começaram a surgir.

Como a tecnologia pode contribuir?

O Conecta, da Leucotron, é uma dessas ferramentas que vem ajudando o varejo rumo ao Figital. Além de permitir a unificação e integração Omnichannel de diversos canais de atendimento e vendas, como WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram, Teams, SMS, e-mail e, em breve, telefonia, o Conecta permite a utilização dos pontos de vendas físicos como extensões do atendimento online.

O funcionamento é simples:

  • O consumidor pode clicar em um botão do WhatsApp instalado no seu site ou e-commerce. Ou então, entrar em contato diretamente por alguma outra mídia social.
  • Uma tela simples ou um chatbot nesta mesma mídia são acionados, e o usuário insere o CEP ou nome da cidade onde está.
  • Feito isso, o atendimento é realizado diretamente pelos atendentes da loja mais próxima à sua localização. Ou então, um bot segmentado àquela região pode ser acionado para uma interação inicial.

Como alternativa, também é possível dar a opção de ser atendido pela central de atendimento ou vendas, caso seja necessário.

Assim, o Conecta Leucotron permite ao varejo direcionar contatos do seu WhatsApp oficial, por exemplo, para que loja mais próxima deste consumidor o atenda online. Na prática, é como se o seu ponto de venda físico passasse a compor o seu time corporativo de atendimento ou vendas. O contato se inicia no digital e o vendedor da loja pode tratar direto com o consumidor pelo WhatsApp oficial da marca, por exemplo, seguindo processos e gestão estabelecidos pela matriz.

Para cada necessidade, há possibilidades Sob Medida

Todo este processo ampliado de atendimento ocorre de forma gerenciável e estruturada. Como complemento, há também possibilidades Sob Medida de respostas automáticas, chatbots temáticos, URAs de WhatsApp, ferramentas de inteligência artificial. Além de integrações aos principais sistemas de CRM, E-commerce e ERP do mercado, para aprimorar ainda mais a experiência de compra e a eficiência do seu atendimento. Neste aspecto, o que direciona a utilização ou não destes opcionais, são as reais necessidades da empresa.

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