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Chatbot no Instagram: como criar e quais os benefícios?

O uso de chatbot no Instagram oferece grandes vantagens ao seu negócio. Afinal, o atendimento automatizado leva sua empresa a ampliar os canais de comunicação com seu público, além de oferecer respostas rapidamente.

Com isso, claro, a tendência é que haja mais satisfação ao cliente, principalmente, porque sua empresa vai atendê-lo 24 horas por dia, sete dias na semana. Mais do que isso, a marca ganha em engajamento, possibilidade de geração de leads e muito mais.

Vamos explicar melhor as vantagens de usar chatbot no Instagram e como fazer isso. Acompanhe.

Quais os benefícios de usar o chatbot no Instagram?

Antes de falar em benefícios do chatbot no Instagram, vale dar uma repassada nas informações sobre o uso da rede social no Brasil. O estudo feito pela We are Social mostra que essa é a terceira plataforma social no país com maior número de seguidores — nada menos do que 122 milhões de pessoas.

Desde que foi comprado pela Meta (a dona do Facebook), muita coisa já evoluiu no Instagram, como proporções e formatos diferentes de publicações (Stories, Reels, vídeos), além dos recursos de enquetes, GIFs, lives e mais. Tudo isso tornou a plataforma mais estratégica para o marketing na promoção de serviços e produtos.

O uso do chatbot no Instagram potencializa as ações nessa rede social. Com ele, é possível gerar respostas automáticas e otimizar o atendimento. Além disso, as Direct Messages (DM) podem ser compartilhadas, curtidas e comentadas — com interação automatizada por parte da empresa. Veja os benefícios de apostar nessa estratégia.

Satisfação do cliente

O chatbot no Instagram ajudará sua marca a manter o relacionamento com seu público mais engajado ao oferecer agilidade nas respostas a dúvidas, reclamações e até nos comentários, curtidas e compartilhamentos, tudo de forma automática. Essas ações são essenciais, principalmente, para os negócios que já tenham uma grande quantidade de seguidores.

É possível deixar o bot programado para responder aos questionamentos mais recorrentes enviados por mensagens no Instagram. Por exemplo, no caso de uma página de vendas, você pode ter respostas sobre os preços dos produtos ou informações básicas sobre eles.

Com toda essa eficiência, certamente, a satisfação do cliente é maior e as chances de fechar negócio crescem. Melhor que isso, você terá um registro das interações, que poderá ser usado para futuras tomadas de decisão.

Gestão do relacionamento

Seguindo nessa linha, através de uma plataforma omnichannel, o chatbot para Instagram

pode ser integrado a outras ferramentas úteis para o negócio, como o CRM, com o site da empresa e até com seu software de call center ou . Com isso, fica mais fácil monitorar e gerenciar o relacionamento com o público, além de obter os dados necessários para tomadas de decisão e gestão da carteira.

Geração de leads e aumento das vendas

Se um usuário manda uma mensagem em seu Instagram a respeito de um serviço ou produto oferecido, as chances de eles realmente estar interessado na compra ou na contratação são grandes. A automação nas respostas, que traz agilidade no retorno ao seguidor, certamente, abre a possibilidade de geração de leads para sua marca.

Essa ação rápida proporcionada pelo chatbot no Instagram reduz o risco de ele perder o interesse na oferta. Fica claro que a possibilidade de aumentar as vendas, aqui, é bem maior, pois o consumidor nunca perceberá uma inatividade da sua empresa. Disponibilidade é a palavra-chave, quando falamos da automatização das respostas aos usuários.

Como criar o chatbot no Instagram da sua empresa?

Antes de criar o chatbot de Instagram para sua marca, é preciso que entenda que essa automatização é feita externamente, ou seja, a plataforma não oferece o serviço, da forma como faz com o Stories ou o Reels. Então, será preciso desenvolver o seu próprio robô ou usar um que já tenha sido desenvolvido por uma empresa.

Em ambos os casos, ele deverá ser compatível com as diretrizes da API do Instagram Messaging. Conhecer seu público na plataforma e fazer testes na operação será essencial para o uso da ferramenta.

Comece criando uma conta do Instagram Business, se ainda não tiver a sua, conectada diretamente a uma página do Facebook e conta com função para o desenvolvedor ter acesso à API. Outro requisito é a implementação de tokens para que a plataforma seja acessada. Então, na aba de configurações e privacidade, é preciso ativar as permissões necessárias para que as mensagens sejam conectadas.

O que considerar ao criar o chatbot no Instagram?

A personalização e a humanização no atendimento são fatores que fazem a diferença na conquista do consumidor, e ambas são possíveis, mesmo na automação. Por isso, uma das primeiras questões que você deve levar em conta, aqui, é a possibilidade de customizar o chatbot ao máximo.

O recurso ajuda a assegurar que nenhum usuário da plataforma que entre em contato com a sua marca fique sem resposta, independentemente do horário e do dia. Com isso, sua empresa tem mais chances de se destacar da concorrência e aumentar a geração de leads e, consequentemente, as vendas.

Procure desenvolver um chatbot que responda aos comentários feitos em seus posts e, automaticamente, envie uma mensagem aos usuários. Também é possível colocar na bio ou nos Stories o link para o assistente virtual. Não se esqueça, ainda, de inserir um botão para envio de mensagens em seus anúncios na plataforma.

Ao criar o chatbot de mensagens no Instagram, tenha em mente que alguns pontos devem ser atendidos, obrigatoriamente. Veja quais são eles:

  • o cliente não pode ficar esperando, sob risco de esquecer do interesse ou procurar o concorrente;
  • a linguagem devem ser respeitosa, humanizada e próxima, seguindo o tom e a voz já utilizados pelo marketing;
  • mensagens de boas-vindas são interessantes para que o usuário que entra em contato sinta que será bem atendido;
  • o chatbot no Instagram é um excelente canal para envio de ofertas, novidades e informações úteis sobre a empresa.

O uso do chatbot no Instagram é mais uma ferramenta para otimizar as suas estratégias de atendimento ao cliente. Com ele, a comunicação com seu público é facilitada, eficiente e capaz de contribuir com a reputação da sua empresa nas redes sociais.

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