Clientes insatisfeitos? Saiba como reverter a situação
Um grande impasse dentro de uma organização é o fato de ter clientes insatisfeitos com o produto ou serviço ofertado. Muitas vezes, a empresa não está apta para resolver problemas de atendimento e encontrar soluções, mas isso impacta de forma crucial todos os aspectos do negócio.
Cada opinião dos seus clientes deve ser considerada. Se uma delas for negativa, é preciso avaliar e evitar que a situação se repita. Afinal, um consumidor mal atendido comentará sobre a sua experiência com as outras pessoas e fará com que a sua empresa não alcance outros consumidores.
Quer saber mais sobre como reverter a situação com os clientes insatisfeitos? Continue a leitura.
Quais são as ações importantes para recuperar clientes insatisfeitos?
Ao perceber que um consumidor está insatisfeito por algum motivo, você pode tomar algumas atitudes que visam recuperar a sua confiança. Por exemplo, o ato de agradecer o seu cliente pelas informações prestadas referentes a melhorias que podem ser realizadas em sua empresa o deixará com a sensação de ser importante. Melhor ainda se você conseguir mapear e colocar o feedback dele em prática.
Essa e outras atitudes simples podem fazer com que os clientes tenham uma nova visão da sua marca. Veja abaixo quais são as outras maneiras mais eficazes de fazer isso.
Ofereça uma experiência omnichannel
Oferecer vários canais de comunicação para que o cliente tenha fácil acesso a você e à sua equipe de trabalho é fundamental. Com isso, ele conseguirá falar sobre assuntos relacionados aos produtos adquiridos e a insatisfação será evitada. Ao conseguir falar com alguém de forma acessível, é provável que o colaborador consiga amenizar a situação e ofereça um direcionamento para o problema.
Independentemente do meio utilizado, seja ele online ou offline, os canais de atendimento facilitam e muito a vida dos consumidores. Mas não se esqueça de que as plataformas precisam ser monitoradas em tempo integral para que o cliente não tenha mais um motivo para ficar chateado.
Analise o problema
Assim que o cliente entrar em contato e falar sobre as suas dores e insatisfação, pare, analise e pense em uma solução para o contratempo. As críticas podem estar relacionadas aos seguintes aspectos:
- produtos;
- qualidade de serviços prestados;
- atendimento;
- entrega.
Saiba que para cada caso será necessário tomar atitudes específicas. Não importa qual seja o problema, enfrente-o com calma, objetividade e clareza.
Proporcione uma nova experiência
Se o seu objetivo é manter uma parceria com os seus clientes, ao aceitar os feedbacks negativos deles, você estará rumo ao sucesso. Demonstre ao consumidor que a opinião dele fez com que o serviço ou produto melhorasse e que uma nova negociação poderá acontecer sem nenhum empecilho.
Uma dica para fazer com que o seu cliente se sinta valorizado é oferecer um desconto, um vale-compras ou outro agrado para amenizar a impressão negativa que ele teve com a aquisição.
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