erros no atendimento ao cliente

5 erros no atendimento ao cliente que sua empresa deve evitar

Os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes em relação ao atendimento que recebem das empresas. Por isso, é importante investir em capacitação para atender às expectativas do público e ter sucesso na fidelização de clientes. Essa atividade parece simples, contudo, se os colaboradores cometem erros, os prejuízos podem ser inevitáveis.

Neste post, vamos falar sobre a importância de atender bem ao público e como isso pode ser um diferencial no mercado de trabalho. Além disso, vamos apresentar os principais erros no atendimento ao cliente cometidos pelas empresas e fornecer detalhes sobre as consequências de não preparar a equipe, não ter um bom serviço de telefonia ou não ouvir seu cliente, por exemplo.

Gostaria de saber mais sobre como os erros podem ser evitados no atendimento ao cliente? Acompanhe a leitura e fique por dentro.

1. Não preparar a equipe

É preciso preparar os profissionais que atendem aos clientes, pois uma equipe bem treinada fará a diferença no faturamento mensal. Esses colaboradores devem ser bem desenvolvidos para saber como reagir nas mais variadas situações que surgem diariamente. Portanto, invista em capacitação relacionada à gestão e ao atendimento ao cliente.

2. Não ter um bom serviço de telefonia

Um bom serviço de telefonia é essencial para o sucesso de qualquer negócio. É por meio dele que o pós-venda acontece, já que os consumidores podem ter dúvidas após adquirir os produtos. Então, prepare uma equipe para entrar em contato com o cliente, fazer esse acompanhamento telefônico e averiguar como foi a experiência do consumidor com o item recém-comprado.

3. Não ouvir o seu cliente

Deixar de ouvir as reclamações e as dúvidas dos clientes é uma conduta perigosa. Normalmente, as pessoas têm dúvidas semelhantes e que se repetem, mas elas não sabem a resposta e por isso costumam questionar. Ouça-as com atenção, tente suprir as suas necessidades e sanar as dores para surpreendê-la.

4. Não oferecer atendimento omnichannel

O atendimento omnichannel é relevante para o consumidor 4.0, que costuma ter um conhecimento aprofundado dos produtos. Esse é um público mais exigente e que requer agilidade nos contatos com as empresas. Os clientes que vivem conectados almejam escolher um canal e receber retorno imediato. Desse modo, é necessário contar com uma solução tecnológica que auxilie com essas questões.

5. Não contar com um CRM

CRM é um sistema que centraliza os dados mais relevantes dos clientes e ajudam a fazer a gestão do negócio. Há soluções elaboradas para gerenciar o relacionamento com o público, que consideram as necessidades das empresas e que são adequadas ao seu segmento de atuação. Escolha por uma opção que registre o histórico dos consumidores e mensure resultados.

Esses são os principais erros no atendimento ao cliente que sua empresa deve evitar. Mantenha a sua equipe de trabalho sempre bem treinada para que ela saiba criar e manter relacionamentos com os consumidores. Os colaboradores precisam conhecer o público-alvo e utilizar estratégias para conquistar os clientes.

Precisa de outras informações? Então leia agora e descubra por que o atendimento humanizado se tornou tendência na era digital.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.