Como identificar em qual etapa digital minha empresa está?

A transformação digital é fundamental para garantir a competitividade e a produtividade das organizações no mercado atual.

Cada etapa digital dessa evolução na gestão empresarial tem características próprias, que devem ser compreendidas para que os processos sejam otimizados e garantam melhores resultados.

Saiba como identificar em qual etapa digital a sua empresa está conferindo o artigo de hoje!

Primeira etapa digital: a exploração.

As empresas que se encontram nessa etapa digital estão ocupadas em estudar as oportunidades do mercado e as demandas organizacionais, identificando quais produtos e serviços constituem as soluções tecnológicas ideais para facilitar processos e otimizar resultados.

A exploração é uma fase de pesquisa, na qual importa reconhecer dados e informações relevantes sobre o ambiente interno e externo e sobre a própria caminhada da empresa em termos de evolução digital.

Assim, as atenções dos gestores voltam-se tanto para os objetivos estratégicos do negócio quanto para o setor de TI propriamente dito, fazendo com que seja possível implementar a proposição de ações gerenciais e operacionais visando à conquista da maturidade digital da empresa.

Esse momento é fundamental para a conscientização acerca da importância estratégica da transformação digital no cenário atual.

Trata-se de um posicionamento que promove a renovação da empresa por completo, mudando o relacionamento com clientes, colaboradores, fornecedores e demais públicos estratégicos.

A etapa digital da exploração oferece as condições necessárias para que a sua empresa possa ter sucesso na próxima fase do processo de maturação digital, que é o planejamento

Segunda etapa digital: o planejamento.

A etapa digital do planejamento diz respeito à integração da transformação digital à estratégia global do negócio, por meio de um processo detalhado de definição de objetivos, ações, prazos e responsáveis em todos os níveis gerenciais e operacionais.

Nesse momento, o esforço dos gestores está no alinhamento do core business às exigências e oportunidades que a digitalização oferece enquanto imperativo para a sobrevivência das empresas no mercado atual, cada vez mais competitivo e dinâmico.

O planejamento exige que os gestores analisem os diferentes cenários nos quais a empresa desenvolve as mais diversas atividades, determinando os limites, os impactos, os riscos e as conexões do negócio com os recursos digitais disponíveis.

A partir daí, é possível estabelecer uma integração positiva entre o setor de TI e todas as demais áreas da empresa, garantindo a otimização das rotinas e a conquista de resultados melhores perante o mercado.

Dessa forma, o planejamento permite que o fluxo de transformação digital aconteça do topo para baixo, garantindo o aproveitamento adequado das diversas ferramentas e programas em setores como estoque e logística, vendas e departamento financeiro, entre outros.

Uma vez que o planejamento esteja concluído, é possível implementar a etapa digital seguinte, a chamada fase da entrega.

Terceira etapa digital: a entrega.

Na etapa digital da entrega, o negócio é impactado pela introdução das inovações digitais definidas como resposta ideal às demandas gerenciais e operacionais pelo planejamento estratégico.

Assim, soluções como plataformas de PABX modernizadas, backup de dados em nuvem, softwares de gestão mobile e sistemas de telefonia IP passam a fazer parte da rotina organizacional.

Nesse momento, para que os resultados promovidos pela inserção das ferramentas tecnológicas sejam os melhores possíveis, é preciso que os gestores estejam atentos a dois processos fundamentais: treinamento e avaliação.

A educação para o uso dos dispositivos digitais inseridos na dinâmica organizacional deve preparar todos os colaboradores e demais usuários para o aproveitamento total da tecnologia, esclarecendo dúvidas e encorajando o uso das novas ferramentas.

Por outro lado, é preciso avaliar o quanto o uso das inovações digitais gera valor para cada um dos públicos estratégicos da empresa, melhorando as experiências individuais e coletivas no âmbito organizacional.

Outro foco da avaliação deve ser a melhoria do desempenho da empresa no mercado, verificado por meio de indicadores de performance previamente definidos, tais como o aumento das vendas ou a redução de custos, por exemplo.

Os feedbacks fornecidos pelo desempenho dos usuários e pela avaliação de resultados permitirão que a sua empresa avance para a quarta e última etapa digital.

Quarta etapa digital: a evolução.

Uma vez que as inovações tecnológicas sejam integradas ao negócio em seus mais diversos níveis, o processo de transformação digital deve prosseguir, sempre estabelecendo um paralelo comparativo entre as oportunidades mercado e as demandas da gestão empresarial.

Assim, a etapa digital da evolução consiste no contínuo posicionamento estratégico orientado para o aproveitamento da tecnologia tendo em vista os objetivos da organização junto a todos os seus públicos estratégicos.

Essa decisão gerencial promove a ampliação da vantagem competitiva das empresas, permite a redução de gastos e alavanca o aumento da produtividade, entre outros benefícios que o uso inteligente da tecnologia oferece para as empresas na atualidade.

Nesse processo, os gestores devem acompanhar as tendências na gestão de negócios, considerando, primeiramente, as necessidades da sua empresa frente às mudanças percebidas no mercado.

Assim, para garantir a maturidade digital da sua empresa, é importante estar sempre atento a alguns fatores e comportamentos essenciais.

Como garantir a maturidade digital da sua empresa?

Embora o setor de TI seja o responsável direto pela implementação e o acompanhamento da transformação digital, é preciso garantir a colaboração contínua de todos os setores da empresa nos processos.

Dessa maneira, gestores e colaboradores devem compreender que os projetos de inovação tecnológica não estão restritos à rotina de tarefas desenvolvidas em cada setor da empresa

Na verdade, a maturidade digital diz respeito ao posicionamento estratégico de uma organização no mercado e à forma como ela mantém a relação com clientes, fornecedores, parceiros e todos os seus públicos.

Nesse sentido, as redes sociais e as diretrizes do marketing de conteúdo também merecem atenção especial por parte dos gestores interessados em garantir a transformação digital da sua empresa.

No entanto, cada negócio desenvolverá um caminho próprio para avançar de uma etapa digital para a outra, considerando as suas potencialidades e os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Agora, entenda melhor o que é a transformação digital e como a sua empresa pode se beneficiar dela, conferindo mais um artigo do nosso blog.

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