comunicação unificada

Como a comunicação unificada ajuda a manter a segurança de dados? Confira

A transformação digital criou um mundo completamente novo, impactou relacionamentos, abriu novas oportunidades e influenciou consideravelmente o universo corporativo. As tecnologias continuam evoluindo, as atividades não estão mais restritas a um ambiente físico, um computador e uma mesa. Hoje, os profissionais podem compartilhar seus conhecimentos e buscar aprimoramento em todo o mundo.

As empresas precisam utilizar dispositivos móveis, sistemas de gestão, tecnologias para captação, processamento, armazenamento e conexão em nuvem. É nesse cenário que surge a comunicação unificada, capaz de melhorar os resultados de organizações empresariais de pequeno, médio e grande porte, não importa em que área atuem. Esse conceito está relacionado à experiência e satisfação dos clientes.

Gostaria de compreender os benefícios da comunicação unificada para os negócios? Acompanhe a leitura.

O que é a comunicação unificada?

Comunicação unificada é a maneira como ferramentas de conversação distintas colaboram e interagem nas atividades digitais. O conceito se refere ainda à colaboração unificada para ampliar a força de trabalho no universo virtual. Ele é representado pela sigla UC e engloba chamadas de vídeo e voz, mensagens de bate-papo, cooperação em equipe, aplicativos integrados, compartilhamento de arquivos, entre outros.

Portanto, a UC assegura um nível mais elevado de interação, quebrando as barreiras entre os times corporativos e garantindo que não importa onde o colaborador trabalhe, ele conseguirá acessar um sistema seguro e bem equipado. As ferramentas de comunicação unificada permitem a realização de encontros por videoconferência.

Com a UC, o envio de mensagens é instantâneo, as equipes compartilham conteúdos e todos se fazem presentes por meio de uma interface simplificada e única. Suas ferramentas têm como objetivo melhorar a experiência dos usuários e sua produtividade.

Quais são os benefícios da comunicação unificada? 

Há uma enorme quantidade de tecnologias que foram especialmente projetadas para atender empresas espalhadas globalmente, a UC simplifica o mundo do trabalho. Uma plataforma UC contém tudo o que os colaboradores de uma precisam para se conectar, conversar, compartilhar e trabalhar em conjunto as suas ideias com uma interface simplificada. Veja a seguir outras vantagens.

Redução de custos

Os sistemas de comunicação unificada operam em ambiente de nuvem e permitem que os negócios mudem de um modelo Capex, que envolve despesas de capital ou investimento em bens, para uma estratégia OpEx, cujos gastos estão focados nas operações ou atividades rotineiras. As tecnologias diminuem custos com deslocamentos, aumentam a eficiência e melhoram o engajamento entre as equipes.

As soluções tecnológicas de UC possibilitam aos colaboradores trabalhar em casa, no escritório ou na estrada, utilizando alguns equipamentos, como notebooks, tablets e smartphones. Os sistemas de comunicação unificada são capazes de integrar aplicativos de terceiros, softwares de gestão de projetos, bem como centralizar recursos e informações para criar fluxos de trabalho mais eficientes.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocacia

A popularidade das comunicações unificadas diminui custos com a aquisição de produtos físicos e sua manutenção, contratação de profissionais especializados em Tecnologia da Informação etc. Isso decorre dos processos de migração para a nuvem que estão em andamento em algumas empresas e que colocam os fornecedores de plataformas de UC como responsáveis por manter os sistemas. 

Segurança

A empresa que fornece ferramentas de UC e conexões com a nuvem se especializa nessa área para oferecer aos seus clientes a máxima segurança contra possíveis invasões e vazamentos de informações. Seus funcionários trabalham incessantemente para que os sistemas não apresentem falhas e para que os dados sensíveis sejam preservados dos hackers.

Por essa razão, as plataformas de comunicação unificadas apresentam um desempenho mais efetivo, permitindo que os funcionários resolvam os problemas dos clientes com agilidade e melhorem a reputação de sua empresa diante do mercado. O uso combinado de vídeo, VoIP, bate-papo e status promove ganhos de produtividade para os negócios, mas requer dedicação intensa para proteger as redes.

O tráfego de dados ocorre através do Protocolo de Controle de Transmissão (TCP) e, por isso, as plataformas de UC utilizam dispositivos de rede com segurança aprimorada, como roteadores seguros e firewalls. As soluções de comunicação unificada são planejadas para não permitir que os fluxos de vídeo e voz sofram ameaças ou sejam retransmitidos para terceiros.

Geração de negócios

As ferramentas de comunicação unificada reduzem a rotatividade de profissionais em uma organização ao oferecer a eles mais liberdade para trabalhar como quiserem. Uma estratégia de UC pode encantar seus colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e investidores e gerar novos negócios com a interação em tempo real ou bate-papo persistente.

O usuário final tem acesso facilitado a todas as ferramentas em um ambiente seguro. Essas tecnologias podem integrar mídias sociais, aplicativos, plataformas de call center e envolver diretamente seus clientes. Elas permitem o fornecimento de feedback instantaneamente e a realização de serviços aprimorados para impulsionar a satisfação do cliente.

Como a comunicação unificada ajuda a manter a segurança de dados?

A UC é essencial para qualquer organização, pois ela faz com que os diálogos entre clientes, funcionários, líderes de equipe e acionistas permaneçam protegidos. O conceito requer a criptografia das chamadas telefônicas, videoconferências, recurso de bate-papo instantâneo e muito mais.

Agora você já sabe como a comunicação unificada ajuda a manter a segurança de dados. A UC simplifica várias questões de diversas maneiras, alinha os canais em um único ambiente, facilita o rastreamento de vulnerabilidades e oferece mais controle dos negócios. Com essas ferramentas, você decide quem deve acessar determinadas funcionalidades e recursos.

Quer obter mais dicas para alavancar a sua carreira? Então continue lendo o nosso próximo artigo que fala sobre tendências de marketing digital.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.