Entenda definitivamente como e por que focar no core business
Manter o foco é essencial para o desenvolvimento de qualquer objetivo, sobretudo para uma empresa em expansão. Dessa forma, grandes empreendedores adotam o core business como metodologia de gestão para o seu negócio.
Mas muitos gestores, mesmo entendendo a importância do core business para a empresa, ainda têm muitas dúvidas sobre como esse conceito funciona na prática. Neste sentido, criamos este artigo com a finalidade de explicar a você o que é e como aplicar essa metodologia no seu negócio. Acompanhe a leitura!
O que é core business?
Core business é um termo em inglês que significa “a parte principal de um negócio”. Sendo assim, é a atividade que define a sua empresa, ou seja, aquela que mais gera valor para o seu negócio.
Portanto, definir o core business da sua empresa é essencial para o crescimento do seu negócio, pois trata se de um exercício de autoconhecimento, visto que esse conceito ajuda o gestor a determinar quais serão a visão, os valores e a missão da corporação, além de garantir que o empreendedor tenha melhor direcionamento estratégico.
Sendo assim, para que o core business gere resultados positivos é fundamental que todos da empresa compreendam bem o conceito da metodologia. No entanto, antes é necessário identificá-lo por meio de perguntas como:
- com o que sua empresa trabalha?
- qual é a atividade principal do seu negócio?
- qual o seu diferencial?
- quem são seus clientes?
- como sua marca é relevante no mercado?
- quais são os serviços que interagem com o seu produto?
Por que a empresa deve focar no core business?
Mesmo que o seu negócio disponha de uma boa equipe de RH, contabilidade e vendas, de nada isso adianta se a principal atividade da empresa não for bem executada. Logo, é por meio do core business que se encontra o objetivo principal responsável por gerar valor para a sua marca.
Em razão disso, definir a atividade principal da empresa é decisivo para a criação de estratégias eficientes, visto que a melhor maneira de proporcionar a expansão da sua marca é justamente gerando mais valor.
Contudo, na medida em que seu negócio evolui, naturalmente será preciso investir nos demais setores, mas é necessário ter especial atenção ao core business e tomar as medidas necessárias para não perder o foco.
Dessa forma, é possível considerar o core business um fator decisivo para o bom funcionamento da empresa. Isto é, ao direcionar seus investimentos naquilo que é mais importante para a corporação, será mais fácil alcançar resultados positivos.
Como potencializar o core business?
Para garantir a eficácia do core business é importante que os demais setores estejam empenhados diariamente em buscar melhorias a fim de aperfeiçoar ainda mais a atividade central da empresa. Por isso, é necessário estabelecer algumas práticas que ajudarão muito nesta tarefa, como manter uma rotina de coleta de informações e buscar aprender cada vez mais sobre o mercado em que você atua.
Ao fazer isso será possível, com base nos dados, fazer uma análise mais aprofundada para enfim compreender o que pode ser feito para favorecer melhorias nas atividades que compõem a sua empresa.
Por que as empresas não focam no core business?
Nem sempre o gestor consegue perceber as vantagens do core business e, infelizmente, isso pode não somente afetar o funcionamento da empresa, como provocar a perda de oportunidades.
Por isso, vale atentar a três fatores que podem atrapalhar o foco do core business. Confira:
- desconhecer os pontos fortes e fracos da empresa: por meio do core business é possível perceber os pontos que precisam ser melhorados. Quando essa metodologia é ignorada a empresa deixar de conhecer esses pontos, se tornando vulnerável no mercado;
- não ter um objetivo: de nada adianta criar um planejamento estratégico se a empresa não tem metas específicas e objetivos concretos;
- saber dizer não: não estabelecer limites para as ações da sua empresa pode ser um grande problema para você. Por isso, é importante definir suas prioridades e dizer não para atividades que tirarão o seu foco.
O que fazer com os demais setores?
Normalmente, uma empresa não consegue fazer tudo sozinha. Portanto, para garantir o bom funcionamento e consequente desenvolvimento do seu negócio sem perder o foco, uma das possibilidades é terceirizar alguns processos e delegar funções.
Ao optar por atividades terceirizadas, você pode aumentar a eficiência de seus processos para assim focar apenas na sua especialidade. A vantagem de com esse sistema é a qualidade do serviço, já que a empresa terceirizada é especialista na respectiva área. Assim, cada um foca no que faz de melhor, garantindo assim o bom desempenho da empresa.
Já a automatização consiste no uso de recursos de software que implementam mecanismos automáticos capazes de controlar os processos de produção e realizar correções a fim de diminuir os riscos da empresa.
Como saber o momento certo de mudar o core business?
Devido às novas tecnologias e ao surgimento de novos modelos de trabalho, o mercado tem passado por constantes transformações. Por esse motivo, é necessário que a empresa esteja disposta a se adaptar às mudanças sofridas na sua área de atuação. Neste sentido, é fundamental que o gestor saiba o momento certo de pivotar ― que significar “girar”.
Dessa forma, girar o core business requer muito cuidado. É necessário ter atenção com os movimentos do mercado e empresa precisa estar pronta para a transição. Além disso, é preciso antever as oportunidades que surgirão após a mudança.
Portanto, o core business é um fator decisivo para o crescimento da sua empresa. E, para que tudo aconteça da melhor forma possível, é necessário que a empresa explore sua capacidade produtiva e conheça sua capacidade de inovação.
Logo, se torna mais fácil identificar e compreender as oportunidades que serão geradas por meio do core business, e encontrar formas de investir nelas, a fim de garantir o sucesso do seu negócio.
Então, gostou do nosso artigo? Agora que você compreendeu a importância de investir no core business, saiba por que a digitalização deve ser prioridade no seu negócio e se torne um especialista no assunto.