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Customer Centricity: confira 5 benefícios para a sua empresa

Customer Centricity é uma estratégia baseada em colocar os clientes no centro do negócio e responder às necessidades deles de forma eficaz. O objetivo é melhorar a experiência de compra do consumidor e cuidar do relacionamento dele com o negócio para que seja o mais durável possível.

Ter um modelo de negócios que gire em torno do foco no cliente é essencial. Ajuda a organização a alcançar uma experiência positiva e personalizada para seus clientes e torna mais fácil para seus funcionários prestarem mais atenção a eles.

Neste artigo, você vai conhecer 5 dos principais benefícios de implementar essa estratégia na sua empresa. Confira.

1. Customer Centricity aumenta suas taxas de retenção

Embora a aquisição de novos clientes seja sempre uma parte importante dos negócios, os clientes existentes são inestimáveis. Afinal, reter um cliente atual custa menos do que conquistar um novo e pode levar a uma receita recorrente de longo prazo.

Como tal, você precisa priorizar a experiência do cliente para que os clientes atuais recebam valor contínuo do produto e de suas interações com sua equipe. Monitorar de perto a experiência do cliente fornece informações sobre as necessidades deles e revela maneiras de melhorar o desempenho do produto e os processos que sua empresa usa ao interagir com eles.

Isso pode vir de uma análise que demonstre que um cliente maximizou sua utilização de licenças, métricas complexas que medem como o uso do produto leva ao sucesso do negócio ou feedback de que escalações não são tratadas satisfatoriamente. Seja qual for o cenário, o sucesso do cliente depende da otimização da jornada do cliente e de nutri-los a cada passo do caminho.

2. Diferencia sua marca da concorrência

Se existe alguma maneira de diferenciar sua empresa de seus concorrentes, é fornecendo o melhor atendimento ao cliente. Ir além para agradar seu público e fazê-lo de forma consistente manterá sua marca em destaque. Os compradores nem considerarão seus oponentes porque seu serviço superará o deles todas as vezes.

Adotar essa abordagem pode ser útil inclusive para pequenas empresas que tentam se destacar das grandes corporações. Por quê? Porque eles provavelmente têm menos clientes do que empresas maiores.

Isso significa que você poderá gastar mais tempo nutrindo a relação cliente-negócio. Isso, por sua vez, pode ajudá-lo a ajustar seu serviço para oferecer uma experiência de consumidor mais personalizada.

Adotar uma abordagem centrada no cliente significa que você está mais em contato com os desejos e necessidades de diferentes mercados. Isso deve inspirá-lo a procurar maneiras únicas de aumentar a satisfação do cliente.

Além disso, à medida que você aumenta sua conscientização sobre seu público por meio do marketing centrado no cliente, pode se concentrar em grupos de nicho. Fazer isso pode ajudar você a atender a mercados que as grandes corporações podem ter negligenciado.

3. Ajuda você a reconhecer oportunidades de crescimento

Um dos maiores destaques de ser centrado no cliente é que ele pode ajudá-lo a melhorar seus negócios a longo prazo. Com essa abordagem, você pode trabalhar para adequar sua marca às necessidades do consumidor, o que pode ajudar a identificar áreas em que você pode melhorar. Um exemplo de como você pode usar seu relacionamento com sua clientela para melhorar seu negócio é por meio de pesquisas com clientes.

Eles podem usar isso para revisar seu serviço, comentar seus pontos fortes e dar sugestões sobre onde você pode melhorar no futuro. É essencial garantir que você realmente leve o feedback deles a sério e trabalhe para melhorar quaisquer problemas que o consumidor possa enfrentar.

4. Protege a imagem da sua marca

Uma tática comum no marketing centrado no cliente é aproveitar as avaliações — isso é algo que pode melhorar ou manchar a reputação da sua marca. No entanto, se você colocar o consumidor na vanguarda de todos os seus esforços de marketing e fornecer um serviço excelente, eles não terão nada além de coisas boas a dizer sobre o seu negócio.

Nesse sentido, a satisfação do cliente é como um ciclo. Um comprador feliz pode deixar uma avaliação positiva que outro comprador em potencial pode ver. Isso pode incentivá-los a ver sua marca como confiável e que oferece um serviço de alta qualidade, o que pode torná-los mais inclinados a fazer negócios com você.

Nesse caso, sua abordagem voltada para o consumidor está reforçando a imagem da sua marca. Do outro lado do espectro, se você receber críticas, o foco no cliente pode ajudar a protegê-la.

Como? Pois bem, como essa abordagem aumenta sua consciência das necessidades do consumidor e ajuda a fortalecer esse relacionamento, você estará mais inclinado a ser proativo, entrar em contato e resolver o problema o mais rápido possível.

Como esse cliente terá uma base de confiança que vem nutrir esse relacionamento ao longo do tempo, ele pode ver esse deslize como apenas isso e pode estar mais disposto a perdoar e esquecer.

5. Promove um novo valor para seus clientes

Você deve sempre monitorar e nutrir os clientes para mantê-los satisfeitos. Clientes satisfeitos são mais propensos a renovar, mas também são mais propensos a se tornarem embaixadores da marca que divulgam sua empresa — o que pode levar novos clientes à sua porta.

As vendas e o sucesso do cliente podem trabalhar juntos para garantir que você mantenha os clientes atuais e conquiste novos. Se as informações estiverem sendo compartilhadas entre as equipes, você poderá usar os insights que a equipe de sucesso do cliente descobrir para melhorar também o processo de vendas e vice-versa.

Os benefícios da centralização no cliente, portanto, transbordam seus relacionamentos com clientes existentes e permeiam o domínio dos clientes futuros. Estabelecer sua empresa como um serviço responsivo, personalizado e focado no crescimento de seus clientes atrairá novas pessoas que buscam esse tipo de experiência.

Em outras palavras, customer centricity está se tornando a estratégia mais lucrativa do mercado! A primeira coisa que você precisa fazer para implementá-la? Melhore a experiência de comunicação entre a sua empresa e os seus clientes, com soluções focadas na melhoria do atendimento — a Leucotron, por exemplo, oferece soluções e serviços para a transformação dos processos e tecnologias de atendimento nas empresas.

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