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Entenda como solicitar avaliação de atendimento na sua empresa

Saber como solicitar avaliação de atendimento é um verdadeiro desafio para as empresas. No entanto, com esse feedback, é possível fazer uma gestão da qualidade dos serviços muito mais eficiente e saber quais são os principais acertos e erros na estratégia de comunicação do negócio.

Contar com a colaboração do cliente é fundamental nesse momento. Contudo, é importante saber como abordá-lo e estimulá-lo a participar do processo de avaliação de atendimento na empresa.

Quer conferir algumas dicas de como solucionar esse desafio? Acompanhe este artigo e descubra como solicitar avaliação de atendimento com estratégia e sucesso! 

Qual a importância da avaliação de atendimento em call center?

Quando um cliente avalia o atendimento recebido em um call center, é possível ter um panorama da satisfação que teve ao entrar em contato, como os seus problemas foram solucionados e quais as chances de retornar a consumir o serviço ou produto. Em outras palavras, são muitas respostas, para perguntas relevantes, que esse tipo de avaliação traz.

Por esse motivo, desenvolver um plano para implementar a avaliação do atendimento na empresa após as ligações faz toda a diferença. Afinal, é possível coletar feedbacks e, a partir de dados reais, aplicar melhorias contínuas com a equipe de atendentes do seu negócio.

Como solicitar avaliação de atendimento na sua empresa?

Mas, afinal, o que fazer para estimular o cliente a avaliar o atendimento e reunir informações relevantes sobre os serviços prestados pelo seu negócio? A resposta vai depender do perfil de consumidores que o seu negócio atende.

Isso porque, no final das contas, tudo se trata de uma estratégia eficiente de comunicação. Portanto, é preciso saber como encontrar o tom de voz adequado para o público, quais são as palavras-chave que despertam uma ação nesse perfil de consumidores e quais os modelos mais práticos para facilitar a avaliação.

É por meio da reflexão de questões relevantes sobre a comunicação com o público, como um todo, que a sua empresa vai aprender como solicitar avaliação de atendimento de forma efetiva. Sendo assim, uma pesquisa sobre os consumidores do negócio é um excelente começo para moldar a estratégia.

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Além disso, existem alguns gatilhos mentais que vão estimular o indivíduo a responder a uma questão que é importante à empresa. Confira alguns exemplos!

Exemplos de perguntas

Garantir uma comunicação clara e eficiente com o público é a melhor solução para ter um bom atendimento e receber uma avaliação positiva. No entanto, quando o desafio consiste em justamente conseguir que o cliente avalie, é porque está faltando motivação.

Para ajudar o cliente a se sentir motivado a responder às perguntas, vale a pena usar modelos práticos, porém, eficientes, para conversar com o público. Aqui vão alguns exemplos:

  • Esta avaliação é importante para melhorarmos o atendimento. De 1 a 5, o quanto o seu problema foi resolvido?
  • De 0 a 10, indique as chances de recomendar esse serviço ou produto para outra pessoa?
  • De 0 a 5, como você avalia o atendimento que recebeu, sendo 0 “Péssimo” e 5 “Excelente”?

A depender do tom de voz da empresa, é possível escolher uma formulação de frases mais informal ou mais formal. Ou seja, tudo vai de acordo com o perfil do cliente que você está atendendo.

Por que contar com Sistema de Avaliação de Atendimento?

Um dos recursos mais parceiros para qualquer negócio é o Sistema de Avaliação de Atendimento. A partir dessa solução, é possível compreender, do ponto de vista dos clientes, se o problema foi resolvido logo de início, a partir do primeiro contato, ou se o público está saindo com insatisfação com a experiência que teve.

O Sistema de Avaliação de Atendimento permite interpretar questões subjetivas e indicar o quão adequada foi a abordagem utilizada pelo atendente. Desse modo, fica muito mais fácil investigar quais são os motivos pelos quais o negócio está recebendo as avaliações dos clientes, sejam positivas, sejam negativas. A partir dessa compreensão, é possível elaborar estratégias para reforçar os acertos e reverter os problemas.

Em outras palavras, com o Sistema de Avaliação de Atendimento, é possível trabalhar com dados para aprimorar os serviços de call center, em relação a:

  • quantidade de transferências realizadas na chamada;
  • quantidade de interações até solucionar o problema;
  • tempo médio de espera e tempo gasto para a solução do problema;
  • compreensão dos atendentes e proatividade para a solução do problema apresentado pelo cliente.

Com uma boa estratégia, a sua empresa domina como solicitar avaliação de atendimento e pode implementar ações muito mais eficientes e que garantem a satisfação dos consumidores. A partir do apoio do Sistema de Avaliação de Atendimento, a interpretação dos resultados se torna ainda mais prática e eficiente, favorecendo as melhorias no negócio.

Que tal investir agora mesmo em um Sistema de Avaliação de Atendimento? Conheça as soluções da Leucotron e saiba como contar com o apoio dos clientes para aprimorar cada vez mais a comunicação do seu negócio!

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