Entenda qual é o papel do CIO da empresa
Gestão de Empresas

Entenda qual é o papel do CIO da empresa

Escrito por Leucotron

Nas grandes empresas, cargos relacionados à alta gestão costumam ser nomeados com siglas. A mais conhecida é a de CEO, que se refere ao diretor-geral ou presidente da organização e está no topo da organização.

No artigo de hoje, vamos falar sobre outra em especial: CIO. Você já ouviu falar dela? Sabe o que significa e qual é o papel desse profissional nos negócios? Continue com a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Quais funções são executadas pelo CIO da empresa?

O CIO — sigla para Chief Information Officer, ou Chefe da Tecnologia da Informação, em português — é a pessoa responsável por toda a área de TI de uma empresa. Ele se reporta diretamente ao CEO (diretor-executivo) ou ao COO (diretor de operações) e possui uma função mais voltada para os sistemas de informação, diferente do diretor de tecnologia, que possui o foco no cliente externo.

Quais são as características esperadas em um CIO?

Além da formação na área de tecnologia, espera-se que o chefe de TI também possua outras qualificações. Entre as principais:

Facilidade para se comunicar

Ela é necessária para que o diretor de TI saiba comunicar, de forma clara, qual é a estratégia empresarial, quais processos estão sendo desenvolvidos, o resultado que se espera da equipe, entre outros pontos essenciais para que ele se faça entender e para o alcance de resultados satisfatórios. Isso vale para a comunicação com outras áreas.

Ser um bom líder

Outra habilidade essencial é saber gerir pessoas, que estão nas equipes subordinadas a essa gestão. Isso é crucial para desenvolver um bom relacionamento, manter os colaboradores motivados e, principalmente, engajados para o alcance das metas propostas.

Conhecimento sobre o negócio

Um bom CIO também precisa conhecer a empresa em que trabalha e como os processos funcionam, principalmente os que estão diretamente ligados ao seu setor. Dessa forma, ele pode atuar como um consultor, além de compreender melhor as necessidades de cada área e qual é a melhor solução para as situações levantadas — ou mesmo a identificação de oportunidades de melhorias.

Se manter atualizado

Outra característica que se espera do CIO da empresa é a constante atualização sobre o que há de novo no mercado e quais são as principais tendências para os próximos períodos.

Ter esse conhecimento pode fazer com que a empresa invista no que há de mais moderno e busque otimizar ainda mais as operações. Isso reflete diretamente nos resultados do negócio, podendo gerar ganhos em eficiência, aumento de produtividade, inovação e excelência no atendimento ao cliente, por exemplo.

Assumir um papel inovador

Por falar em inovação, esse é um grande diferencial que os diretores de TI podem oferecer para um negócio. Até um passado não muito distante, a tecnologia era vista apenas como um suporte para as empresas. Hoje, entretanto, a visão tem se transformado e os gestores a têm visto com um grande potencial de trazer grandes mudanças e excelentes resultados.

Sendo assim, espera-se que o CIO assuma a posição de um agente da mudança, que traz inovação e procura constantemente por soluções e ferramentas que podem ser desenvolvidas para otimizar os processos, ou mesmo aprimorar os produtos e serviços.

Saber delegar

Enquanto diretor, espera-se que esse profissional exerça atividades mais estratégicas (de planejamento, acompanhamento e liderança) e saiba delegar as tarefas mais operacionais. Sendo assim, é preciso saber delegar algumas rotinas e, sobretudo, para quem elas serão repassadas — escolhendo o melhor profissional de acordo com as características de cada colaborador, papel que um bom líder exerce com facilidade.

Vale lembrar que mesmo os processos mais complexos podem ser repassados, desde que haja um subordinado de confiança, que realize um bom trabalho.

Afinal, qual é o papel desse profissional dentro da organização?

Como já é de se esperar, o diretor de TI exerce um papel mais estratégico dentro da organização, possuindo uma visão mais ampla e controlando processos-chave. Confira, abaixo, o papel de um CIO.

Fazer a ligação entre a alta gestão e as equipes de TI

O CIO da empresa é o profissional que faz a ligação entre a alta gestão e as equipes que trabalham na área da TI. Nesse sentido, é papel dele compreender o que o CEO espera, quais são os objetivos e resultados esperados para determinado período e transmitir a ideia para as equipes de forma clara, estabelecendo metas bem definidas.

Administrar os recursos

Também é de responsabilidade desse profissional administrar os recursos da área de TI, o que envolve ferramentas, pessoas e infraestrutura, por exemplo. A ideia é garantir que todas as atividades e projetos sejam realizados dentro do prazo e com o máximo de eficiência, respeitando o orçamento disponível.

Elevar o potencial da TI

Também é de responsabilidade do CIO da empresa fazer com que a organização aproveite ao máximo a disponibilidade da TI para o alcance dos objetivos. Nesse sentido, vale relembrar, a tecnologia assume um papel mais estratégico e direciona o foco para como as soluções disponíveis — ou quais investimentos precisam ser feitos — podem ser utilizadas para aprimorar os resultados.

Supervisionar os processos e produtos de TI

Por fim, o diretor também é responsável por supervisionar a aquisição e a implementação de novas ferramentas e serviços, como:

  • hardwares e softwares;

  • manutenções;

  • desenvolvimento de novos sistemas;

  • redes de comunicação;

  • processamento e armazenamento de dados e informações.

O objetivo é adotar rotinas padronizadas, incentivar a integração entre as áreas, aumentar a eficiência e elaborar modelos uniformes para o acompanhamento de indicadores de desempenho e análises dos resultados.

Como se vê, o CIO da empresa possui um papel fundamental e estratégico dentro das organizações, sendo o principal responsável por tornar as equipes de TI mais eficazes e garantir que os resultados esperados sejam alcançados, gastando a menor quantidade de recursos e otimizando o potencial das tecnologias disponíveis — ou mesmo sugerindo o investimento em novas soluções, apresentando os possíveis benefícios das aquisições.

O que achou do nosso artigo? As suas dúvidas sobre o assunto foram esclarecidas? Então aproveite e compartilhe o artigo em suas redes sociais e deixe que mais pessoas conheçam o papel do CIO da empresa!

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This