5 principais competências de um executivo de sucesso
A sua meta profissional é receber um salário vantajoso, vestir-se formalmente e pertencer à liderança de uma organização? Bom, saiba que para chegar a esse patamar, é necessário muito esforço e dedicação. Por isso, para ser um executivo de sucesso, juntamente com algumas características natas, são necessárias algumas competências que podem ser desenvolvidas para garantir o sucesso na profissão.
Existem muitos desafios até chegar em um dos cargos mais sonhados. Diante disso, é preciso obter conhecimento, absorver ensinamentos e procurar sempre evoluir, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Ter foco também é um dos quesitos para se tornar um executivo empresarial.
Se você deseja saber como se transformar em um executivo de sucesso, continue a leitura.
O que faz um executivo e sua importância dentro de uma empresa?
Um executivo empresarial atua em diversas áreas da empresa, desenvolvendo estratégias organizacionais que visam fazer com que o empreendimento tenha êxito em todas as áreas. Cada uma das ações desse profissional requer conhecimentos específicos e capacidade de liderança.
Por essa razão, essa pessoa necessita ter:
- formação acadêmica em qualquer que seja a área;
- experiência profissional voltada ao ramo da empresa;
- competências natas e que sejam próprias de um executivo.
A profissão é muito almejada por profissionais que estão iniciando as suas carreiras e por outros que têm o desejo de crescer. Isso devido ao fato de que ser um líder tem as suas vantagens, sendo que uma delas é o salário atraente. Vale salientar que os valores pagos a esses profissionais são proporcionais à complexidade de sua função.
Esse funcionário pode ser contratado por meio da CLT ou ser um prestador de serviços. E entre as suas peculiaridades, devem estar a capacidade de analisar cenários, visão estratégica para planejar, organização, poder de negociação, liderança, controle de recursos e engajamento para traçar planos e metas alcançáveis.
Quais são as 5 competências essenciais para um executivo de sucesso?
Persistência e dedicação são peças-chaves para aceitar o desafio e caminhar rumo às conquistas da profissão. Porém, é preciso lembrar que não será de um dia para o outro que você alcançará o cargo de executivo. É preciso oferecer o melhor de si e demonstrar que está comprometido com o legado da organização.
Tornar-se um líder é uma grande batalha, pois o mercado permanece instável constantemente, exigindo ainda mais empenho e força de vontade. É importante lembrar que algumas competências são muito importantes para que o sucesso venha até a pessoa que deseja ser um executivo. Veja abaixo algumas delas e entenda mais sobre cada uma.
1. Bom relacionamento interpessoal
Para que o executivo tenha uma equipe engajada em cumprir as metas estipuladas, é preciso que ele tenha um relacionamento de respeito com os colaboradores. O ideal é que esse profissional não fique sentado em sua mesa o dia inteiro, mas que ele ande pelo meio da empresa e converse nem que seja poucos minutos com as pessoas.
Cumprimente a todos com uma calorosa saudação de bom dia. Dessa maneira, os colaboradores vão se sentir importantes. Sem contar que terão uma relação profissional que lhes permita ter um diálogo mais aberto com o gestor, fazendo com que todos cresçam juntos.
É importante ressaltar que o líder executivo deve estar pronto para ouvir as ideias, críticas e opiniões de todo o seu time. Esses e outros aspectos podem fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.
2. Visão estratégica
Para tornar-se um executivo de sucesso, é necessário ter um espírito empreendedor, ou seja, ter uma visão dos recursos e oportunidades, além de buscar soluções para os problemas que podem acontecer. Diante disso, um bom líder executa o melhor planejamento e tem metas com o intuito de alavancar o lucro além de outras responsabilidades.
Além disso, para desenvolver e colocar em prática as estratégias, é necessário estar por dentro de todos os assuntos que envolvem a instituição, saber quais são os resultados almejados e os já alcançados. Conhecer tudo sobre o mercado em que atua, se está em alta ou baixa, estudar sobre a concorrência e ficar atento ao trabalho de sua equipe é crucial para que as estratégias traçadas possam ser realizadas com êxito.
3. Capacidade de liderança
Sobre os ombros de um bom executivo, é colocado o desafio de ser a fonte de inspiração para toda a sua equipe de trabalho. Por esse motivo, ele deve saber como liderar, demonstrando aos funcionários que para cada empecilho encontrado, existe uma solução.
Outro ponto que deve ser abordado por esse líder é o de demonstrar a todos que está junto com a equipe para o que der e vier, e que vai enfrentar cada um dos desafios junto com o seu time. Saber distribuir as tarefas de acordo com as capacidades de cada um também é um fator primordial para o gestor.
Ele deve estar sempre atento aos perfis profissionais das pessoas para poder alocá-las nos trabalhos que estejam mais adequados aos seus conhecimentos. Ao fazer isso, cada funcionário se sentirá contente em poder contribuir com o que melhor sabe fazer e poderá usar a sua criatividade juntamente com seus esforços.
4. Tomada de decisões
O profissional que deseja atuar nessa área deve ter a iniciativa de tomar decisões. Ele não pode ter receio nem insegurança no momento de tomar qualquer que seja a atitude, a fim de garantir os bons resultados para a empresa.
Em qualquer que seja a empresa, a tomada das maiores decisões depende da liderança. Portanto, se você deseja ser um desses profissionais, não deixe de fazer escolhas relevantes e acertadas nos momentos certos.
5. Compromisso e responsabilidade
Ser executivo requer o cumprimento de muitas obrigações, afinal, este é um cargo muito importante dentro de uma empresa. É necessário saber que é necessário cumprir com todos os seus compromissos, ter responsabilidade com os seus afazeres e gerenciar a sua rotina de maneira eficaz.
Então, agora que você já sabe quais são as competências de um executivo de sucesso, não deixe de correr atrás dos seus objetivos. Caso já seja um líder no local em que trabalha, tente conhecer as políticas internas da empresa e manter o comprometimento em cada trabalho que for realizar. Desse modo, você vai conseguir atingir as metas organizacionais almejadas.
Gostou do nosso post sobre as competências de um executivo de sucesso? Aproveite também saber mais sobre gestão da informação nas organizações: quais ferramentas podem ajudar?