Confira agora 3 exemplos práticos de uso do chatbot
Muita gente já está familiarizada com os atendimentos autônomos, oferecidos por sistemas que utilizam Machine Learning e Inteligência Artificial. Existem diversos exemplos de bots que conseguem simular uma conversa humana por meio de texto ou voz.
O desenvolvimento dessas ferramentas tem melhorado cada vez mais a capacidade de interpretar as perguntas que um usuário faz, oferecendo as melhores respostas — inteligentes, personalizadas e relevantes.
Além disso, chatbots podem ser utilizados para automatizar tarefas repetitivas, como atendimento de dúvidas comuns dos clientes, pesquisas de mercado e gestão de redes sociais. As aplicações desse recurso são muito variadas, e você pode conferir as principais delas neste post.
O que um chatbot pode fazer?
Engana-se quem pensa que um chatbot é apenas usado no atendimento aos clientes: a ferramenta também serve para capturar e analisar resultados.
Por meio de indicadores como o número de interações, o tempo médio de conversa, a taxa de conversão e a satisfação do cliente, é possível analisar os objetivos da estratégia da empresa para identificar se houve melhoria nos resultados após a implantação do chatbot e corrigir eventuais problemas.
Esse é um trabalho que precisa de tempo e muita dedicação para ser realizado. Ao alinhar bem a estratégia e as ações programadas no chatbot, eles são capazes até de fidelizar seus clientes.
Com base em suas análises, os bots podem detectar, em tempo real, o perfil de determinado grupo de consumidores e enviar cupons de descontos exclusivos para esses clientes — cadastrados anteriormente no sistema do chatbot.
O que fazem os chatbots das maiores empresas?
A seguir, confira três exemplos de chatbot de grandes empresas e as funções que eles desempenham.
1. Ebay
O Ebay é um site que permite comprar e vender produtos pela internet. O chatbot do Ebay foi criado para ajudar os usuários a encontrarem produtos no site, além de fornecer informações sobre os itens. O objetivo principal da ferramenta é aumentar as vendas.
Os bots do Ebay — e de muitas outras lojas ou plataformas de compra e venda online — podem recomendar produtos complementares ao que o cliente está pesquisando ou mostrar ofertas especiais disponíveis no momento — que tenham, de alguma maneira, relação com as últimas pesquisas feitas pelo consumidor.
2. Uber
O aplicativo de transporte Uber, que conecta passageiros com motoristas particulares, utiliza um sistema que ajuda os usuários a encontrarem o melhor preço para os trajetos desejados, além de fornecer informações complementares sobre o serviço, conforme a necessidade prevista.
Uma das novidades do serviço é a possibilidade de pedir um carro apenas usando um aplicativo de mensagens, como o Messenger. Vale ressaltar que todo o atendimento é realizado por um bot.
3. Casas Bahia
Não é de hoje que a gigante do varejo brasileiro, a Casas Bahia, vem utilizando bots para uma série de soluções. Atendimento ao cliente, suporte aos colaboradores e até as ações de marketing são feitos por bots — esse último exemplo é, reconhecidamente, um dos maiores sucessos da aplicação de chatbot.
A empresa adotou o seu personagem mascote, o Baianinho, para interagir com os clientes que fizessem contato. O mascote consegue até recomendar produtos a partir da interação realizada!
São muitos os exemplos de chatbot disponíveis. Eles são usados para uma infinidade de coisas, que vão além de apenas responder às perguntas dos clientes sobre os produtos ou serviços da empresa. Além disso, podem ser usados para fazer orçamentos personalizados e facilitar o processo de compra.
Se você tem interesse nessas possibilidades, conheça a Conecta Leucotron, um contact center omnichannel repleto de recursos que vão otimizar o seu atendimento digital. Comece agora mesmo a impulsionar as suas vendas com ajuda de chatbots por texto e voz. Acesse e saiba mais.