gerenciamento de api

Confira 5 práticas para um gerenciamento de API eficiente

O gerenciamento de API consiste, basicamente, na gestão dos processos e caminhos percorridos desde a criação até a publicação de Interfaces de Programação de Aplicativos de Sistemas para a Web (API).

Com a devida atenção voltada ao tema, os responsáveis pelo desenvolvimento de ferramentas podem aplicar políticas de uso, atualizar a comunidade que utiliza suas soluções, entre outras possibilidades, como veremos ao longo do artigo.

Todos testemunhamos um mundo mais conectado a cada dia que passa. Esse detalhe fica ainda mais evidente quando falamos do desenvolvimento de produtos de software. Esses processos de desenvolvimento costumam se basear na implementação de APIs, otimizando soluções, controlando acessos e analisando o desempenho das mais variadas aplicações.

Essas implementações são bastante complexas, pois envolvem uma alta variedade de sistemas, estruturas de dados e linguagens de programação. Por esse motivo, o gerenciamento dessas APIs é um requisito que requer muita atenção — seja pelas equipes técnicas e de gestão, seja pelos desenvolvedores dessas soluções.

Para que essas ações sejam realizadas da melhor forma, entregando as APIs de maneira otimizada ao usuário, é necessário ter atenção extra em relação ao seu gerenciamento. Neste post, você confere os 5 principais cuidados que todo gestor na área de desenvolvimento Web deve ter ao trabalhar com APIs. Acompanhe!

1. Padronize as rotinas

A padronização de rotinas é um elemento-chave quando trabalhamos no gerenciamento de APIs. Isso é importante porque todos os envolvidos precisam estar inteirados do estágio em que a interface está durante seu planejamento, sua implementação e na sua execução.

Muitos especialistas na área consideram um ponto crítico durante um gerenciamento responsável dessas interfaces. É uma atitude que eleva o patamar da aplicação, pois consegue evitar falhas graves, que só seriam percebidas tempos após a implementação da interface ser realizada.

Tenha certeza que sua equipe estará mais preparada com um planejamento da rotina de suas APIs. Com todos cientes do atual — e dos próximos — processos de desenvolvimento, será preciso lidar com muito menos bugs e problemas estruturais no código — que poderiam causar sérias dores de cabeça no futuro.

2. Monitore o uso das interfaces

Como quase todo mundo digital, monitorar, analisar e otimizar — e repetir esse processo — é mandatório. Usar os dados gerados pelas APIs que a sua equipe desenvolveu é de extrema importância para a sobrevivência da ferramenta e o bom andamento dos negócios.

Ao gerenciar as aplicações e interfaces, tenha certeza de que você terá cada dado possível sobre sua utilização pelos atuais usuários da ferramenta que você está desenvolvendo. Entenda que isso vai facilitar muito nas escolhas das alterações que serão realizadas para a otimização do recurso digital, assim como em decisões sobre as prioridades envolvendo essas ações.

3. Garanta a segurança

Monitore suas APIs de perto. Os dois itens anteriores mostram como você deve lidar com a organização durante o desenvolvimento, mas garantir a segurança está longe de ser apenas isso. Falhas podem acontecer por todos os componentes que a API utiliza, e não se atentar a isso pode trazer prejuízos imensuráveis para o negócio.

Muitas vezes, esses cuidados envolvem ferramentas exteriores aos nossos projetos — sejam questões pertinentes à atualização de linguagens, sejam falhas encontradas nas soluções que adotamos durante o desenvolvimento. Esse é um terreno onde qualquer componente pode ser o responsável pela abertura de brechas que comprometem a segurança do usuário e da aplicação como um todo.

Além de monitorar o uso das suas interfaces, é importante fazer o acompanhamento das falhas, dos erros ou de qualquer outra condição que possa ser considerada “fora do normal” para a sua API. Certamente, essas atenções promoverão insights valiosos durante as otimizações de segurança.

4. Documente todas as etapas do processo

A documentação de cada passo no desenvolvimento e na implementação das suas APIs atende a todos os processos que listamos até agora. Os motivos podem ser bastante óbvios para muitos de nós: saber de cada etapa realizada no caminho entre o desenvolvimento e a execução das suas interfaces auxiliará na resolução de qualquer problema encontrado.

Voltar nos processos anteriores, sabendo o que foi cada modificação realizada, é de suma importância para um processo ágil durante a lida com esses modelos de serviços e produtos.

5. Busque ajuda especializada

Ao gerenciarmos uma API, nossos objetivos precisam apontar para um bom manejo da equipe, atendo-se à otimização do desempenho das APIs que estão sendo desenvolvidas. Já sabemos que essas precisam ser analisadas, documentadas e otimizadas para ser possível contar com a confiança do usuário.

Outras questões, não menos importantes, envolvem a qualidade e a velocidade da sua aplicação — e que ela esteja de acordo com as exigências de um mundo com transmissão veloz de informações e uma alta taxa de compartilhamento.

São muitas as questões que envolvem o gerenciamento de APIs, por isso, é importante notar que esse aspecto pode sobrecarregar o seu time de Tecnologia da Informação (TI). Procurar ajuda especializada para a sua empresa e aplicações desenvolvidas pode ser de extrema importância — permitindo que o seu negócio alcance outro patamar.

Para ajudar você nisso, a Leucotron oferece um amplo leque de soluções e de serviços que envolvem software, hardware, integração de sistemas e gerenciamento de APIs que o seu negócio utiliza.

Operamos com diversas soluções facilitadoras para o seu negócio, com produtos de comunicação unificada e serviços gerenciados, além de soluções customizadas para a sua empresa — não importando a área em que ela atue.

Viu só? Por meio desses métodos, tenha certeza que as suas APIs estarão muito bem gerenciadas e que seus usuários ficarão cada vez mais satisfeitos. Isso dará mais confiança para a sua empresa — o que é muito importante nesse mercado conectado e compartilhado. É extremamente necessário ficar por dentro das tendências se você deseja se manter competitivo e em constante crescimento.

Gostou do artigo? Então, curta a nossa página no InstagramFacebook e LinkedIn e veja em primeira mão nossas publicações e novidades.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.