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Gestão de filas: 4 tecnologias usar para otimizar a espera do cliente

A redução do tempo de espera no atendimento é uma característica fundamental para a satisfação dos clientes com uma empresa. Para isso, realizar uma boa gestão de filas pode favorecer seu negócio diante do público.

Quando um consumidor entra em contato com a marca, a última coisa que deseja é passar por mais um desconforto. Afinal, pretende ter o seu problema resolvido, a dúvida esclarecida ou a sugestão recebida. Desse modo, otimizar o atendimento faz toda a diferença na experiência do cliente e melhorar o relacionamento com o público.

Neste artigo, confira 4 tecnologias para usar na hora de fazer uma gestão de filas de atendimento e conquistar o público com eficiência, proatividade e agilidade!

1. FAQ

Um espaço com as perguntas frequentes, mais conhecido como FAQ, é útil para qualquer tipo de negócio. Ao entrar nessa seção, o visitante pode conferir se a sua dúvida é respondida rapidamente, poupando a necessidade de ligar ou mandar mensagem para um canal de comunicação direta.

O FAQ é fundamental para otimizar o tempo da empresa e do cliente. Além disso, reforça o posicionamento da marca no mercado e melhora a reputação, justamente por oferecer um espaço de suporte para os clientes tirarem dúvidas simples.

Para isso, é fundamental manter a aba de FAQ atualizada. Junto a isso, garantir que a seção seja acessível e facilmente visualizada faz toda a diferença. Afinal, o objetivo é simplificar a experiência do cliente.

2. Autoatendimento

O atendimento automatizado é uma tendência no mercado, uma vez que permite que o público tenha acesso à personalização e às soluções ágeis. Não é à toa que o autoatendimento também se mostra como uma ferramenta eficaz, principalmente por otimizar o tempo dos clientes.

Nos portais de autoatendimento, o próprio consumidor pode fazer algumas atividades, como atualização de dados, solicitação de reembolso, rastreamento de pedidos e demais processos simples. Com isso, não é preciso enfrentar filas e, ao precisar de ajuda, basta acionar o suporte, que pode ser automatizado ou realizado por um profissional especializado.

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3. Assistente virtual

Nem sempre os clientes precisam ter contato diretamente com um profissional atendente da marca. Em diversas situações, acessar um canal de comunicação e conversar com uma assistente virtual já é o suficiente para solucionar o problema.

Questões simples, como horários de atendimento, outros meios de contato com a empresa, formas de pagamento, entre outras dúvidas, podem ser solucionadas com uma conversa rápida com uma assistente virtual. A tecnologia pode ajudar até mesmo para registrar reclamações ou sugestões.

Para otimizar esse processo, é possível investir em uma Unidade de Resposta Audível (URA). Com essa ferramenta, o atendimento é automatizado e se torna mais acessível para o público. Sem mencionar que ajuda no gerenciamento de filas, pois informa a posição e o tempo médio de espera do cliente.

Quando a URA é personalizada, a experiência do cliente só melhora. Com isso, a marca ganha credibilidade entre o público, por oferecer serviços que mostram a preocupação com o atendimento de qualidade.

4. Chatbots

É praticamente impossível falar sobre gestão de filas sem citar o chatbot. O sistema automatizado, gerenciado por um robô de conversas, tornou-se uma grande tendência na área de atendimento ao público. Afinal, essa solução reduz a sobrecarga dos profissionais, otimiza o tempo dos clientes e resolve questões simples e complexas.

Os chatbots podem funcionar como um filtro para direcionar os clientes aos atendentes dos setores corretos. Ao mesmo tempo, pode ser o único contato com o consumidor, solucionando a sua demanda rapidamente. Independentemente da opção, essa ferramenta é uma grande aliada na gestão de filas.

Os chatbots também podem ser personalizados, principalmente com respostas instantâneas que carregam a identidade da marca. Com isso, até mesmo a implementação de uma estratégia omnichannel é simplificada e o impacto do negócio no mercado só melhora.

Em outras palavras, a gestão de filas é um processo importante nos negócios, e pode ser garantido com o uso estratégico de diferentes tecnologias. Conhecer as vantagens de cada uma das soluções e saber como incorporar ao negócio da melhor maneira faz toda a diferença para atingir o sucesso nas estratégias e otimizar a experiência do cliente.

Achou este artigo interessante? Então, continue se atualizando sobre o assunto. Confira também tudo o que você precisa saber sobre como funciona a jornada do cliente no atendimento!

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