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Inbot Marketing: como integrar Inbound Marketing com os chatbots?

O Inbound Marketing se tornou uma estratégia relevante para qualquer empresa que queira fortalecer a sua presença no mundo digital. Isso porque a produção de conteúdo e as técnicas de SEO para que cada conteúdo seja encontrado são estratégias mais baratas que as velhas publicações na imprensa, por exemplo.

Aí, você se pergunta: é possível ir além do inbound? O Inbot Marketing prova que sim, com a introdução de uma tecnologia moderna em um conceito que já vem dando certo. Neste post, falaremos mais sobre esse conceito, suas vantagens e como implementá-lo. Boa leitura.

O que é o Inbot Marketing?

O conceito surgiu de uma adaptação ao modelo tradicional de Inbound Marketing, uma estratégia que visa a produção de conteúdo relevante para a persona e a distribuição desse material na internet. A partir daí, o conteúdo será encontrado por outras pessoas ao procurar pelos temas nos mecanismos de busca.

O Inbound Marketing é uma revolução porque se caracteriza pela atração de clientes de maneira espontânea, sem que a pessoa tenha que interromper sua rotina para encontrar um conteúdo. Caso alguém tenha uma dúvida sobre teclados sem fio, por exemplo, ela pode procurar sobre o tema na internet.

Aí, quando ela encontra um conteúdo que sane essas dúvidas, temos um case de sucesso de Inbound Marketing. O Inbot parte desse princípio, mas com a atenção de chatbots para otimizar a estratégia.

Assim, uma empresa utiliza o chatbot como um canal direto com o consumidor dentro de uma estratégia de Inbound. Isso porque os bots têm um potencial muito grande para fortalecer o relacionamento com os clientes, já que a interação é em tempo real e as respostas são imediatas.

Nesse sentido, o Inbot Marketing é mais dinâmico que o atendimento por e-mail, por exemplo, que depende de um colaborador para abrir aquela mensagem e respondê-la. O Inbot oferece uma maneira direta de responder dúvidas simples — ou acionar um colaborador para questões mais complexas.

O que os chatbots podem fazer no Inbot Marketing?

Responder a dúvidas dos clientes não é a única funcionalidade dos bots. Essa estratégia de marketing é capaz de alimentar todo o funil de vendas dentro da interação com o chatbot: assim, é possível atrair, captar e nutrir clientes sem precisar pedir o endereço eletrônico deles.

Um exemplo é a utilização dos chatbots no WhatsApp Business API. Em vez de entrar no site, passar por todo aquele procedimento de deixar o contato e só depois passar pela etapa de nutrição, um cliente em potencial pode simplesmente entrar no aplicativo e iniciar a conversa com uma empresa adepta do Inbot Marketing.

Além disso, o sistema é capaz de registrar cada contato de usuário no momento em que ele é feito. Assim, será possível enviar notificações push, conteúdos que levem o consumidor a participar das outras etapas do funil de vendas, assim como repassar atualizações de produtos, pesquisas e notícias.

Nesse sentido, em apenas uma única interação será possível captar todas as etapas do funil. Além disso, a pessoa poderá encontrar várias informações que estejam disponíveis no site, o que a dispensa de ter que procurá-las por conta própria. Isso é especialmente negativo quando a página não é bem organizada.

Como se não bastasse, pensemos naqueles clientes que entram no site, navegam pelos produtos, mas não deixam o e-mail para que a empresa entre em contato. Nesse caso, o consumidor é perdido. Já no Inbot Marketing, isso não acontece: afinal, basta apenas um contato para suas informações serem registradas.

Quais são as vantagens de usar chatbots no Inbound Marketing?

Agora, poderemos falar de algumas vantagens efetivas de empregar os chatbots na sua estratégia de Inbound.

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Aumento de conversões

A primeira grande vantagem é a capacidade de transformar um visitante desconhecido, que talvez nem deixasse um e-mail para contato ao navegar em seu site, em um lead (cliente em potencial) com nome e dados de contatos válidos.

Do mesmo modo, nem todo mundo tem coragem de deixar os seus dados com uma empresa que ela ainda não conhece bem. Isso acontece tanto por questões de segurança como pelo medo de o seu e-mail ser bombardeado com spams e atrapalhar a leitura de mensagens importantes.

O chatbot torna esse contato mais confiável, já que a pessoa pode simplesmente entrar em contato pelo WhatsApp, por exemplo, sem oferecer dados como nome e endereço de e-mail.

Como se não bastasse, com respostas imediatas para as suas questões, a jornada de compra se torna mais ágil.

Captação em canais externos ao site da empresa

Grande parte das empresas ainda limitam a conversão dos visitantes ao site principal. Elas precisam atrair um cliente em potencial para uma página e, só de posse dos dados deles, propor uma interação. Com o chatbot, será possível conversar com clientes em outras fontes, como redes sociais ou aplicativos de mensagens.

Desse modo, um cliente em potencial pode encontrar a sua loja nas redes sociais e entrar em contato com ela por lá mesmo — e ter todas as respostas atendidas pelo chatbot, que também pode ser utilizado para acionar um colaborador.

Melhoria nas campanhas de marketing

Com o Inbot Marketing, as campanhas de marketing tendem a ser mais eficientes. Isso porque será mais fácil coletar mais informações espontâneas do cliente, muito além do tradicional endereço eletrônico.

Assim, a empresa poderá mapear o perfil do público de uma maneira mais ampla. Esse esforço também é valioso na hora de realizar a segmentação dos anúncios para atingir a audiência que esteja dentro das suas estratégias de público-alvo.

Canal direto de vendas

O chatbot também pode ser utilizado como um canal direto de vendas. Isso porque a interação é mais dinâmica e essa solução pode ser programada para cumprir todas as etapas da jornada de compra.

Outro uso do chatbot em uma estratégia de marketing é utilizar a tecnologia para enviar pesquisas de satisfação. Elas são importantes para conhecer melhor os seus clientes e conseguir segmentá-las para campanhas de marketing mais precisas.

Uma pesquisa enviada por chatbot pode ser bem mais intuitiva e rápida de responder em relação àqueles formulários enormes que deixam qualquer um com preguiça. Afinal, basta criar uma enquete bem simples para que o entrevistado possa responder com apenas alguns cliques.

Como você viu no artigo, o Inbot Marketing é um complemento à uma estratégia tradicional de Inbound. Além de proporcionar um meio mais dinâmico de interagir com os clientes, ele também moderniza a empresa e marca a sua entrada definitiva na transformação digital.

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