whatsapp business múltiplos usuários

Como usar o WhatsApp Business API

Você sabe como utilizar o WhatsApp para múltiplos usuários? Recentemente, as empresas tiveram a oportunidade de contar com o apoio de diversos canais de comunicação para melhorar os resultados e o relacionamento com o público. O WhatsApp é um desses canais. 

Até pouco tempo atrás, a ferramenta não tinha solução própria para as organizações. Isso foi solucionado com o objetivo de oferecer recursos especiais para as empresas que utilizam a plataforma como um meio de contato com os clientes.

Apesar de a solução ser voltada para os negócios, nem sempre as equipes conhecem as boas práticas do WhatsApp Business API e como deve ser esse contato. Pensando nisso, elaboramos este material para apresentar os benefícios da ferramenta, como usá-la e as principais diferenças para as outras versões do WhatsApp. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é o WhatsApp Business API e como ele difere das outras versões?

Primeiramente, confira mais detalhes sobre o WhatsApp Business API e suas diferenças para outras versões.

WhatsApp pessoal

O WhatsApp pessoal é aquele já conhecemos há um bom tempo e que está presente nas nossas relações interpessoais desde o início da década de 2010. Há, inclusive, muitas semelhanças entre essa versão e a versão Business. 

A interface, por exemplo, é a mesma para ambos. Além disso, os apps são gratuitos, com a possibilidade de fazer o download tanto na Play Store quanto na App Store, de acordo com o modelo do seu aparelho.

Para ter uma conta, é preciso ter um número de celular. Outro ponto do WhatsApp pessoal que também pode ser percebido na versão Business é que só há a possibilidade de utilizar um número. Caso você compre outro chip e precise realizar a troca, a própria ferramenta conta com essa funcionalidade.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business conta com recursos que devem ser levados em consideração no momento de realizar uma comunicação com o cliente, justamente pelas facilidades que ele traz. 

Primeiramente, destaca-se a notificação. Da parte do cliente, ele logo vai perceber que se trata de uma conta profissional, uma vez que a solução conta com este aviso na conversa: “Esse chat é uma conta comercial”.

Além disso, você tem a oportunidade de acrescentar muito mais do que apenas foto de perfil e nome. É possível incluir uma descrição breve dos produtos ou serviços oferecidos, a localização, os horários de funcionamento, o link que direciona para o seu site ou para os produtos/serviços, e até um catálogo de produtos — você pode incluir, por exemplo, os itens mais vendidos na sua empresa.

WhatsApp Business API

O WhatsApp Business API contempla praticamente as mesmas funcionalidades listadas acima, mas é voltado para médias e grandes empresas. Ele traz a automatização como uma importante solução para a escalabilidade das conversas. Veja mais sobre as características dessa ferramenta a seguir.

Quais são os benefícios do WhatsApp Business API?

Selecionamos alguns dos principais benefícios do WhatsApp Business API. Veja!

Facilidade para construção de automações

Quando falamos das rotinas organizacionais, não podemos deixar de lado a necessidade de contar com automação para as mais diversas frentes. É possível otimizar processos, aumentar a produtividade da equipe e contribuir até mesmo para aumentar a motivação e a satisfação das pessoas, justamente por reduzir o trabalho operacional.

No caso do WhatsApp Business API, você tem a oportunidade de tornar a comunicação mais efetiva a partir da automação que vai responder às mensagens imediatamente. Por ser um aplicativo de mensagens instantâneas, o canal de comunicação exige um retorno mais rápido. Isso significa que as pessoas querem ser respondidas em um tempo hábil pelo próprio perfil da solução.

Há a possibilidade, então, de fazer integrações para tornar esse trabalho mais dinâmico, sem que, necessariamente, esse relacionamento se torne mecânico.

Oportunidade de adotar atendimento híbrido

O atendimento oferecido aos clientes pode ser híbrido, ou seja, uma junção entre automatizado e humanizado. Muitas vezes, a automatização pode servir para uma conversa inicial. A ferramenta vai identificar do que se trata o assunto e para quem a comunicação deve ser direcionada. A partir daí, um colaborador pode assumir a função, de modo que entenda as particularidades do cliente e o que pode ser feito de acordo com a demanda apresentada.

Isso contribui para que a pessoa tenha um primeiro retorno hábil e, ao mesmo tempo, possa ser atendida por um profissional que vai solucionar os problemas relatados. Consequentemente, há melhorias na experiência do cliente, o que reflete na fidelização e na satisfação das pessoas com a empresa.

Criação de relatórios das conversas

Independentemente de qual seja o modelo adotado pelo seu time, é importante metrificar as conversas. Por meio desse recurso, há o entendimento de quais são as ações que, de fato, vêm trazendo resultados positivos e quais podem ser melhoradas. 

O WhatsApp Business para múltiplos usuários permite a criação de relatórios completos das conversas, o que contribui para que a equipe possa visualizar históricos que vão direcionar futuras ações.

A partir dos insights gerados pelo atendimento ao cliente, há a oportunidade de criar planos de ação em cima dos principais gargalos identificados, o que permite uma análise mais efetiva dos resultados alcançados pela empresa.

Segurança para o usuário

Especialmente em um período no qual a LGPD vem sendo amplamente discutida (e exigida), oferecer segurança ao usuário deve ser uma das prioridades para qualquer empresa. Esse é um dos grandes benefícios de utilizar a ferramenta em grandes organizações, uma vez que o canal realiza a verificação de contato do seu negócio de algumas formas distintas, como:

  • verificação regular;
  • conta verificada;
  • conta confirmada.

Se a conta estiver verificada, você terá mais credibilidade em relação ao seu público — afinal, o WhatsApp realizou todas as confirmações necessárias e constatou que, de fato, é uma empresa real e de confiança.

Neste conteúdo, você pôde conferir um pouco mais sobre os ganhos do WhatsApp Business API para múltiplos usuários e ficou por dentro de alguns dos principais benefícios que a ferramenta traz. Para atender melhor o seu público, o ideal é contar com uma plataforma omnichannel 100% web, com vários recursos que otimizam o atendimento digital e, consequentemente, impulsionam as vendas.

Nesse sentido, recomendamos que você conheça a Conecta Leucotron e como ela realiza a integração com o WhatsApp de forma oficial. Acesse o nosso site e tire suas dúvidas sobre o tema.