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Incidentes de TI: confira 4 dicas de como prevenir

No cenário atual do mercado empresarial, é cada vez mais comum o uso dos artigos e recursos tecnológicos no ambiente de trabalho, garantindo maior produtividade das equipes, melhorando a qualidade dos serviços e facilitando a otimização da gestão administrativa. Como resultado disso, há a formação de uma estrutura mais complexa de TI, visando atender às demandas e necessidades da organização. 

Vale comentar que, com o aumento do uso desses sistemas, também se elevam os riscos e danos, como é o caso do vazamento de dados e danificação de ferramentas e equipamentos. Na prática, esses eventos podem comprometer o trabalho dos colaboradores e gerar problemas financeiros para o negócio. Por conta disso, é de suma importância buscar conhecimentos sobre como é possível minimizar e eliminar incidentes de TI em sua empresa. 

Atualmente, há várias estratégias e práticas que podem ser adotadas para lidar com essa situação e reduzir esses problemas. Caso você ainda não tenha noção sobre esse tema, preparamos este artigo contendo 4 dicas de como prevenir incidentes. Acompanhe.

1. Realize o monitoramento de TI

A primeira dica diz respeito ao monitoramento de todos os recursos de TI, sendo esta uma das principais práticas recomendadas visando evitar incidentes. Ao considerar esse ponto, os setores de TI são capazes de ser mais proativos, detectando e resolvendo problemas de maneira ágil e rápida.

Para isso, são utilizados recursos e ferramentas automatizadas de monitoramento, capazes de emitir alertas quando ocorrer alguma falha ou indisponibilidade na infraestrutura. 

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2. Implemente políticas de segurança

Outro ponto muito importante é implementar políticas de segurança em conjunto com os colaboradores da empresa. Essa é uma ação necessária para garantir que todos os usuários façam uso adequado dos sistemas corporativos, levando em consideração as diretrizes e normas que são estipuladas para eliminar riscos e promover a segurança de dados e equipamentos do setor de TI. 

3. Otimize os processos

Uma outra dica que pode contribuir de forma positiva para minimizar incidentes no TI é por meio da otimização de processos. Esse aspecto está ligado à ação de implementar cada vez mais recursos de automatização de tarefas. Isso porque essa medida é capaz de reduzir a complexidade das tarefas manuais e eliminar ou diminuir erros humanos no processo, por conta da automatização. 

4. Crie soluções de segurança da informação

Uma medida que não pode faltar em sua política de proteção do setor de TI é a implementação de soluções de segurança da informação. Na atualidade, já existem várias versões de plataformas antivírus e sistemas de proteção capazes de aumentar a segurança dos dados que são tratados nos softwares e eliminar potenciais ataques cibernéticos. Como já mencionado, com a complexidade e crescimento do fluxo de informações de uma empresa, essa medida se torna cada vez mais necessária para a instituição. 

Essas foram as principais dicas de como prevenir e reduzir incidentes de TI. Ao implementar medidas básicas de proteção dos dados e recursos, é possível aumentar de forma considerável a segurança do setor e eliminar fatores que potencializam os incidentes. 

Gostou do artigo? Então, confira também nosso post sobre como mapear os processos de TI de maneira eficiente.

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