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5 vantagens das interfaces conversacionais para a sua operação

Interfaces conversacionais são recursos que garantem a interação direta entre um usuário e uma máquina. Para isso, é preciso utilizar algumas estratégias fundamentais, como linguagem natural, design com boa usabilidade e acessibilidade.

Investir em tecnologias que melhoram o relacionamento com o cliente e oferecem mais possibilidades de atendimento faz toda a diferença para o impacto de uma marca no mercado. Afinal, cada vez mais, novas ferramentas intuitivas, inovadoras e integradas surgem para revolucionar o campo e oferecer mais oportunidades para as empresas.

Sendo assim, contar com interfaces conversacionais pode transformar toda a operação. Neste artigo, confira 5 vantagens de investir nesse recurso e torná-lo uma vantagem competitiva para o seu negócio! 

1. Alinhamento de informações

Com as interfaces conversacionais, as informações tendem a ser mais alinhadas no site. Desse modo, o usuário tem menos dificuldade para encontrar o que precisa e para selecionar as funcionalidades desejadas.

Na prática, durante um atendimento personalizado ou até mesmo o autoatendimento, ter acesso a esse recurso otimiza a experiência do cliente. Isso porque poupa tempo para procurar as informações que precisa, consegue encontrar as soluções rapidamente e tem menos dificuldades para entrar em contato com a marca.

2. Acessibilidade

As interfaces conversacionais também são fundamentais para os investimentos em acessibilidade da empresa. Para garantir um gerenciamento de API eficiente, é indispensável pensar na inclusão de recursos acessíveis para todas as pessoas. E a tecnologia é uma grande aliada.

As ferramentas tecnológicas que fazem parte das interfaces conversacionais permitem disponibilizar recursos de voz, aumento de tamanho de fonte e leitura de tela. Além disso, usa design facilitado, sem interposições que possam dificultar o acesso de qualquer usuário. Vale mencionar também a possibilidade de uso de linguagem neutra e natural.

Com investimentos em acessibilidade, a empresa cumpre o seu papel de atender a todo o público. Consequentemente, pode ter uma maior visibilidade e melhorar ainda mais a imagem no mercado, devido à preocupação com a inclusão e diversidade no atendimento.

3. Cliente mais satisfeito

Como você viu, as interfaces conversacionais também usam linguagem simples e que se adequam às necessidades do público. Esse é um traço de personalização que faz a diferença no atendimento e na criação de uma boa relação entre marca e cliente.

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É interessante destacar que mais de 70% dos clientes gostam de conversas naturais ao entrarem em contato com uma empresa. Esse é um dado encontrado no relatório de Tendências da Zendesk de 2023, focado na experiência do cliente.

Desse grupo, 70% escolhem fechar negócio com as empresas que oferecem linguagem natural nas interfaces de comunicação, inclusive em chatbots e voicebots. Sendo assim, mais uma vez, é possível ver a importância de investir na experiência do cliente, para garantir a satisfação.

Obter a satisfação do consumidor é também ter mais oportunidades de negociação, conquistar uma gama cada vez mais ampla de clientes e ter mais chances de fidelizar o público. Todas essas vantagens podem se converter no aumento do faturamento, no destaque da marca no mercado e no crescimento organizacional. 

4. Coleta e análise de dados

Com as interfaces conversacionais, é possível também investir mais em coleta e análise de dados. Afinal, os sistemas integrados permitem aproveitar informações obtidas de diferentes interações e convertê-las em insights relevantes para o processo de tomada de decisão na empresa.

Com um gerenciamento de informações eficiente e cultura orientada a dados, a gestão da empresa se torna ainda mais inovadora e estratégica com o uso de interfaces conversacionais. Desse modo, além da otimização das operações, o atendimento ao cliente pode ser melhorado constantemente. 

5. Escalabilidade 

Como você viu, as tendências de satisfação dos clientes são maiores com o uso de recursos inteligentes e acessíveis nas interfaces de canais de comunicação de uma marca. Como resultado, atingir esse potencial ajuda a tornar um negócio mais escalável.

Em outras palavras, quer dizer que os investimentos certos na empresa fazem a diferença para ver o crescimento do negócio ao longo do tempo. As interfaces conversacionais são exemplos disso e podem promover resultados expressivos com boas aplicações.

No geral, os investimentos em interfaces conversacionais são fundamentais para otimizar o contato do cliente com a marca e melhorar a experiência do consumidor. Para isso, é fundamental estudar o perfil do público que o seu negócio deseja alcançar e escolher os recursos que mais favorecem o acesso aos canais de comunicação e a estratégia omnichannel.

Seja por voz, seja por texto, garantir uma boa experiência do cliente e investimentos estratégicos é uma vantagem para as empresas. Confira o guia completo sobre chatbots e voicebots e saiba como investir em tecnologia da melhor maneira!

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